A companhia pretende aproveitar o alto potencial do estado do Ceará na geração de energia renovável em 2023. A EDP lançou em São Gonçalo do Amarante a sua nova planta de produção de hidrogênio verde com foco no futuro do mercado energético.
Apostando no futuro do mercado energético com mais sustentabilidade, a companhia EDP lançou nesta quinta-feira, (19/01), sua nova planta de hidrogênio verde. A usina está localizada em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, e será responsável pela produção do produto durante os próximos anos. A empresa está mirando no alto potencial do Ceará para a produção de energia renovável, apostando no hidrogênio como o futuro do setor energético.
São Gonçalo do Amarante sedia lançamento da nova planta de produção de hidrogênio verde da EDP, com investimento milionário
Atuando em toda a cadeia do setor elétrico nacional há décadas, a EDP foca agora no futuro do mercado energético, a energia renovável.
A empresa realizou um evento em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, para o lançamento da sua nova planta de produção de hidrogênio verde.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
O novo ativo da companhia faz parte do projeto de Pesquisa & Desenvolvimento Pecém H2V, que contou com investimento de R$ 42 milhões.
Dessa forma, ela mira no hidrogênio verde como parte do futuro do mercado energético nacional. O Ceará possui um alto potencial de produção do recurso, sendo assim o local perfeito para o projeto da empresa.
A empresa já havia gerado nesta unidade, em dezembro, a primeira molécula de hidrogênio verde do país, sendo pioneira no segmento.
A planta de produção de hidrogênio verde conta com uma usina de energia solar com capacidade de 3 megawatts pico (MWp). Além disso, ela está equipada com um módulo eletrolisador de última geração para produção do combustível, com capacidade para produzir 250 Nm3/h do gás.
Para o lançamento do novo ativo, a companhia de energia renovável reuniu representantes do setor energético e da administração estadual do Ceará.
A empresa acredita que o Ceará oferece as principais características para ser um dos melhores locais para a produção de hidrogênio verde.
Isso acontece em razão do alto potencial de produção de energia renovável na área, como a eólica e a solar. Além disso, o estado conta com uma infraestrutura adequada e voltada para projetos como o da nova planta, facilitando a instalação.
Companhia investe na transição energética das suas operações com o lançamento da nova planta de produção de hidrogênio verde no Ceará
A companhia EDP está com planos de fortalecer a transição energética no Brasil ao longo dos próximos anos.
O lançamento da planta de produção de hidrogênio verde no Ceará marca um grande passo para isso, além de consolidar o compromisso da organização com o estado.
Além da produção do combustível, faz parte do projeto o desenvolvimento de um roadmap com análises de cenários de escalabilidade, considerando todos os elos da cadeia de produção.
Dessa forma, ela conseguirá expandir ainda mais o seu projeto de produção de hidrogênio verde no estado do Ceará.
“Ainda mais importante que a produção da primeira molécula, são o conhecimento e a experiência que essa iniciativa traz para a EDP e para o mercado de hidrogênio verde no Brasil. Agora, com a planta concluída e em plena operação, o que é pioneiro no país, o nosso foco é aprimorar o processo de geração, avaliar modelos de negócio, expandir a produção e estabelecer parcerias estratégicas com diferentes segmentos da indústria que podem utilizar o gás”, destacou João Marques da Cruz, CEO da EDP no Brasil.
A EDP comemorou o lançamento da nova planta de produção de hidrogênio verde e espera continuar investindo em energia renovável no Brasil.