A EDP Renováveis acaba de colocar o Brasil em um patamar acima no setor de energia eólica. A empresa inaugurou a maior usina eólica do mundo, capaz de gerar 580 MW.
A EDP Renováveis (EDPR) acaba de inaugurar no Brasil o maior complexo eólico do mundo, com 14 parques eólicos e capacidade instalada de 580 megawatts. A nova usina eólica da EDPR, com um total de 138 turbinas eólicas, está localizada no Estado do Rio Grande do Norte e poderá gerar energia eólica suficiente para abastecer mais de 1,5 milhão de pessoas por ano. O complexo foi instalado em uma região onde a empresa já tinha uma presença importante e, agora, conta com mais de 800 MW instalados e mais de 300 MW em construção. No total, a empresa possui atualmente mais de 7 GW de energia solar e eólica em diversas fases de desenvolvimento no Brasil.
Usina eólica da EDP pode abastecer cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes
Este complexo de energia eólica inclui os parques Monte Verde I – VI, Jerusalém I-VI e Boqueirão I – II que, juntos, têm capacidade instalada suficiente para gerar mais de 3 milhões de MWh/ano, energia suficiente para abastecer uma cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes.
Com este projeto, serão evitadas as emissões de mais de um milhão de toneladas de gases poluentes por ano. O empreendimento de energia eólica também possui um forte impacto no desenvolvimento socioeconômico da região, visto que, na fase de construção, foi responsável pela criação de 3,3 mil vagas de emprego. Também foram gerados 80 postos de trabalho fixos no complexo.
- Mercado Livre de Energia: A revolução que está fazendo as Forças Armadas economizarem milhões e transformando o setor público
- O maior projeto de energia renovável do mundo será maior que 47 países: Com 3.000 turbinas eólicas de até 20 MW e 60 milhões de painéis solares
- Mais impostos, consumidor! Governo federal anuncia aumento de mais de 160% no imposto de importação de painéis solares, ameaçando mercado de energia limpa e empregos
- Transição Energética Justa: A Chave para um Futuro Global Sustentável
Segundo Paula Dalbello, Country Manager da EDP Renováveis no país, com a liderança do Estado do RN na expansão das energias renováveis, a empresa está orgulhosa por poder inaugurar o maior complexo renovável da companhia na região. Estes parques contribuirão para o consumo de energia limpa, para um estado com menos emissões de CO2 e ainda desenvolvimento econômico local, motivos de orgulho para a empresa.
Parques de energia eólica da EDP no Brasil
O Complexo de energia eólica Monte Verde I-VI é o maior da empresa da EDP Renováveis em operação e em todos os 28 mercados da empresa. Também é o 14º maior em operação no Brasil e o 2º maior no estado do Rio Grande do Norte.
A usina eólica começou a ser desenvolvida em abril de 2021, contando com 319,2 MW de capacidade instalada, sendo composto por seis parques. Já o complexo eólico Boqueirão I-II começou a ser construído em junho de 2021, contando com 79 MW de capacidade instalada e sendo formado por dois parques.
No período de um ano de atividades, a usina eólica da EDP evitará a emissão de 305 mil toneladas de CO2. Situado nos municípios de Lajes e Caiçara do Rio do Vento, o projeto gerou mais de 1000 vagas de emprego.
Por fim, Jerusalém I-VI começou a ser desenvolvido em janeiro de 2021, contando com 180.6 MW de capacidade instalada, composto por seis parques. O empreendimento visa evitar a emissão de 150 mil toneladas de CO2 em apenas um ano.
Sobre a EDP
Com mais de 40 anos de presença no mercado, a EDP atua em mais de 20 países oferecendo a experiência de uma das maiores empresas de energia do mundo, direto em sua casa. Com mais de 20 anos de atuação, a empresa é uma das maiores do setor elétrico privado no Brasil, operando em toda a cadeia de valor.
A empresa, que conta com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, conta com seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, além de atuar na Transmissão, Venda e Serviços de Energia.