Com uma proposta única, a empresa garantiu a nova concessão da BR-101/ES/BA. O novo acordo reduz os investimentos obrigatórios, mitigando riscos e melhorando a perspectiva de retorno financeiro.
A Ecorodovias foi a grande vencedora no leilão para a nova concessão da BR-101/ES/BA. A companhia, que já administrava o trecho através da sua subsidiária Eco101, foi a única a apresentar uma proposta no certame realizado na B3. A vitória assegura a gestão da rodovia por mais 30 anos, mas sob novas e mais favoráveis condições contratuais.
Uma vitória solitária e estratégica no leilão
A Ecorodovias sagrou-se vitoriosa ao ser a única proponente no leilão de relicitação da rodovia. A empresa ofereceu um desconto de 1,11% sobre a tarifa básica de pedágio. Este resultado já era, de certa forma, esperado pelo mercado, uma vez que a companhia possuía o direito de preferência para igualar a melhor oferta.
A ausência de outros concorrentes no leilão consolidou a posição da empresa, que agora parte para um novo ciclo de gestão da rodovia, com um contrato redesenhado para ser mais sustentável financeiramente.
-
Túnel subaquático brasileiro vai usar mesma tecnologia da megaobra que conecta Dinamarca e Alemanha — entenda os planos da nova infraestrutura
-
As 10 melhores cores para pintar a parede externa e ter uma fachada incrível
-
Com motor robusto e potente, a motoniveladora John Deere 670G tem a troca de marchas mais suave da indústria e cabine confortável para ser operada por horas
-
É o fim do trilho sem brita? Lajes de concreto ganham espaço em túneis e áreas urbanas, China supera 40 mil km com ferrovia sobre concreto
Menos riscos e maior retorno previsto
A principal mudança no novo contrato é a significativa redução nos investimentos obrigatórios, conhecidos como Capex. Isso acontece porque o novo acordo não exige mais a duplicação de toda a extensão da rodovia, um dos maiores desafios do contrato anterior.
Essa alteração contratual representa uma importante mitigação de riscos para a Ecorodovias. A empresa agora terá mais flexibilidade para realizar os investimentos conforme a demanda, focando em manutenção e melhorias operacionais, o que melhora o potencial de retorno do ativo.
A reação do mercado financeiro à vitória da Ecorodovias no leilão
Analistas de mercado, como o Bradesco BBI, receberam a notícia de forma positiva. A avaliação é que a vitória no leilão é benéfica para a Ecorodovias, justamente pela redução dos riscos associados aos pesados investimentos do contrato original.
O banco manteve sua recomendação de compra para as ações da companhia (ECOR3), com um preço-alvo de R$ 15,00. A percepção geral é que o novo formato da concessão torna o projeto mais seguro e com um retorno mais atrativo.
Detalhes e números da nova concessão da BR-101/ES/BA
O novo contrato de concessão da BR-101/ES/BA terá um prazo de 30 anos. Estão previstos investimentos na ordem de R$ 3,9 bilhões ao longo desse período. Além disso, os custos operacionais para a manutenção e serviço do trecho são estimados em R$ 5,3 bilhões.
O projeto também tem uma perspectiva social positiva, com a previsão de gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos na região.
O histórico da concessão e a mudança de rumo
A realização deste novo leilão é o culminar de um processo iniciado em 2022, quando a Ecorodovias optou pela devolução amigável da concessão original, assinada em 2013. A empresa enfrentou dificuldades para cumprir as obrigações de investimento, especialmente a duplicação da via, devido a entraves como licenciamentos ambientais e desapropriações.
A relicitação permitiu a criação de um contrato mais moderno e adequado à realidade, garantindo a continuidade dos serviços na rodovia sob um modelo mais equilibrado e vantajoso para a concessionária.