1. Início
  2. / Automotivo
  3. / É Oficial: A chinesa BYD se destaca na indústria automotiva nacional com a produção de veículos elétricos e híbridos em Camaçari e investimento bilionário na Bahia
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura

É Oficial: A chinesa BYD se destaca na indústria automotiva nacional com a produção de veículos elétricos e híbridos em Camaçari e investimento bilionário na Bahia

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 04/07/2023 às 11:22
Fabrica da BYD na China e que vai ter em Camaçari

Novos modelos com uma construção moderno e preços mais atrativos, pode sacramentar de vez a BYD no Brasil como a “montadora de carros elétricos populares” realmente verdes no país

Salvador, 04 de julho de 2023 – A inovadora multinacional de tecnologia, BYD, faz história na indústria automobilística brasileira, estabelecendo um novo capítulo na produção de carros elétricos. Em cerimônia realizada em Salvador, a BYD proclamou um marco histórico: o lançamento de um vasto complexo industrial na cidade de Camaçari, Bahia. A vice-presidente global da marca, Stella Li, juntamente com representantes do governo estadual, esteve presente no evento, dando ainda mais importância ao anúncio.

O canal Motores E AÇÃO está fazendo a cobertura da Cerimônia e apresentação dos modelos populares da BYD no Brasil. Confira:

A revolução verde dos carros elétricos chega à Bahia

Com um investimento de R$ 3 bilhões, a BYD não está simplesmente expandindo seus negócios, mas liderando a transformação energética e a mobilidade sustentável no Brasil. A audaciosa missão da empresa é contribuir para a redução da temperatura global em um grau, simbolizando uma revolução verde irreversível na indústria automobilística.

Com a produção de carros elétricos sendo realizada localmente em Camaçari, a BYD espera oferecer preços mais competitivos para os brasileiros apaixonados por automóveis. Isso representa um marco para o sonho moderno: a posse de um carro elétrico.

As três novas instalações da BYD em Camaçari terão papéis distintos. Uma se dedicará à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A segunda fábrica estará focada na produção de carros elétricos e híbridos, inicialmente com capacidade de produzir 150 mil unidades por ano, mas com potencial para chegar a 300 mil. A última fábrica será voltada para o processamento de lítio e ferro fosfato, suprindo a demanda do mercado externo, aproveitando a infraestrutura portuária já existente na região.

BYD e a transformação eletromobilística no Brasil

“Este é um momento crucial para a BYD nas Américas”, declarou Stella Li, CEO da BYD Américas. “As novas fábricas de carros elétricos no Brasil, especificamente em Camaçari, possibilitarão a aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.”

Com início de operações previsto para o segundo semestre de 2024, as três fábricas da BYD em Camaçari deverão gerar mais de 5.000 empregos. “Estamos empenhados em causar um impacto social significativo. Planejamos contratar mão de obra local a partir deste ano, oferecendo treinamento adequado e transferência de conhecimento”, afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

O novo complexo da BYD em Camaçari será um centro de atração para fornecedores de várias indústrias, tanto para peças técnicas como para serviços. A empresa pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade aos fornecedores locais. Na realização de obras civis, a BYD também priorizará a contratação de empresas estabelecidas na região.

O compromisso da BYD com sustentabilidade e impacto social

Ao estabelecer seu primeiro complexo industrial no Brasil, a BYD demonstra seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento tecnológico. A empresa busca criar produtos não poluentes e promover um ambiente de trabalho agradável para seus funcionários, fornecedores e visitantes. Isso reflete a visão global da BYD em promover a revolução dos carros elétricos e um futuro mais sustentável para todos.

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos