Volkswagen encerra a era dos carros a combustão em um país específico, consolidando a transição para os carros elétricos e relegando os modelos tradicionais à história.
Reconhecida globalmente como uma das gigantes da indústria automotiva, a Volkswagen ocupa um lugar especial no coração dos consumidores brasileiros, o que fica evidente pela presença constante de seus modelos circulando pelas ruas do país. Contudo, marcando o fim de uma era, a montadora alemã decidiu descontinuar alguns dos seus modelos a combustão na Noruega a partir de 2024, uma decisão que, sem dúvida, deixa muitos entusiastas e fãs da marca desapontados.
Volkswagen deseja por fim em carros com motor a combustão
Acontece que os futuros modelos da Volkswagen movidos a combustão não estarão disponíveis na região, de acordo com o portal Quatro Rodas. O local em questão se trata da Noruega, que adotará as medidas a partir de 2024, decretando o fim dos carros a combustão.
Acontece que, a alta procura por modelos elétricos e os incentivos do governo para a compra dos mesmos, tem feito os modelos a gasolina sumirem das ruas. Desta forma, todos os carros da Volkswagen a combustão devem ser extintos no país em breve, segundo a mesma fonte.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
Vale destacar que, o representante local da Volkswagen, Moller Mobility Group, anunciou a importação de apenas carros elétricos à Noruega, dando fim ao carro a combustão. Até então, nada se sabe sobre como ficarão os veículos comerciais, visto que a confirmação é apenas para veículos de passageiros.
A drástica mudança para o fim dos carros a combustão da Volkswagen não é repentina. Atualmente, 93% das vendas são de carros elétricos ou híbridos plug-in na região, sendo o grupo Volkswagen um dos maiores vendedores no país. Isso é o suficiente para acabar com a venda de carro a combustão na Noruega.
Qual o carro elétrico mais vendido na Noruega?
Apesar da VW ser líder na venda de elétricos no país, o carro elétrico mais vendido na Noruega atualmente não é um Volkswagen, mas sim o Tesla Model Y, com cerca de 20.202 unidades vendidas apenas em 2023.
Entretanto, quando o assunto é números totais de venda, a VW ultrapassa facilmente a empresa americana. Logo atrás do Model Y está o VW ID.4, com 5.832 unidades. Ainda há outros modelos com boas médias de vendas como o Skoda Enyaq (4.730), e também do Grupo VW, o ID.3 com 2.788 e ID.Buzz com 2.524, dentre outros modelos.
O importador de VW na Noruega já vem se preparando há alguns anos para o fim dos carros a combustão no país. Na verdade, há cerca de três anos, ele sugeriu que seria capaz de eliminar todos os modelos a combustão do mercado norueguês, e estava certo!
Volkswagen planeja carro a combustão no mercado brasileiro
Enquanto a Noruega se despede dos carros a combustão, no Brasil isso ainda está longe de acontecer, desta forma, a montadora planeja trazer um novo modelo ao mercado nacional. Chamado de Volkswagen Yeh, no Brasil, o modelo chegaria para preencher a lacuna deixada pelo VW Gol, descontinuado em definitivo pela marca alemã no começo do ano.
De acordo com dados da montadora, o inédito SUV compacto da montadora alemã será desenvolvido sob a plataforma MQB-A00, uma versão básica do chassi do Polo, e já teria até mesmo um nome definido: Volkswagen Yeh.
Ainda de acordo com dados, a montadora cogita produzir o substituto do Gol na planta da Volkswagen localizada em Taubaté, no interior de São Paulo. O desenho do SUV Volkswagen Yeh ainda é um mistério, visto que, até então, a imprensa automotiva especulava que o novo carro teria linhas inspiradas no Skoda Fabia Monte Carlo, um SUV compacto da subsidiária da Volks no Leste Europeu.