A Slate Auto, investida por Jeff Bezos, lança uma picape elétrica acessível e funcional, revolucionando a indústria automotiva. Descubra os detalhes dessa novidade.
A Slate Auto, startup norte-americana com Jeff Bezos como investidor principal, acaba de lançar sua primeira picape elétrica, chamada Truck.
Com o objetivo de proporcionar um transporte acessível e eficiente, o modelo promete revolucionar a indústria automobilística, mas com uma condição: o preço inicial de US$ 20 mil está disponível somente para o mercado dos Estados Unidos.
Criada em 2022, a Slate Auto surge como uma aposta audaciosa de Bezos, ampliando ainda mais seu portfólio de investimentos.
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A proposta da marca é clara e inovadora: criar veículos simples, elétricos e de baixo custo, que priorizem a acessibilidade em vez de luxo.
Em entrevista, Chris Barman, CEO da empresa, destacou que “a definição do que é acessível está quebrada” e que a Slate busca devolver ao consumidor o poder de escolha que, segundo ele, foi perdido nas últimas décadas, em meio à opulência das montadoras tradicionais.
Um design simplificado e foco na funcionalidade
A picape elétrica Truck, ao contrário dos modelos tradicionais que priorizam o luxo e as inovações tecnológicas, aposta em um design minimalista e funcional.
Com cabine simples, linhas retas e um visual retrô, a Truck é um verdadeiro reflexo da proposta da Slate: um veículo simples e acessível.
Suas dimensões são compactas e ideais para quem busca agilidade na cidade e funcionalidade para o trabalho.
Com 4,43 metros de comprimento, 1,79 metros de largura, 1,76 metros de altura e um entre-eixos de 2,76 metros, o modelo se destaca pela facilidade de manobra.
Na parte interna, a simplicidade é a palavra-chave. Com vidros manuais e retrovisores ajustáveis manualmente, o modelo opta por não incluir sistemas multimídia avançados, sendo substituídos por um suporte simples para smartphones.
Contudo, a segurança não foi deixada de lado: o modelo oferece seis airbags, frenagem automática de emergência e uma câmera de ré que projeta a imagem diretamente no quadro de instrumentos.
Capacidade e versatilidade: da picape ao SUV
Outro grande atrativo da Truck é sua versatilidade.
A caçamba tem 994 litros de capacidade útil, enquanto o “frunk” — compartimento dianteiro com trava — oferece 198 litros adicionais.
Esse design inovador oferece uma capacidade de carga de até 635 kg e pode rebocar até 450 kg, um valor razoável considerando seu peso total de 1.635 kg.
A Slate Auto também se destaca pela possibilidade de transformar o modelo de picape em um SUV.
Para isso, a empresa venderá um kit de conversão que inclui capota, janelas laterais, bancos traseiros para até três passageiros e até barras de proteção.
O melhor: a instalação pode ser feita pelo próprio comprador.

Motor e bateria: potência e autonomia na medida certa
A motorização da picape elétrica é composta por um motor traseiro de 204 cv de potência e 27 kgfm de torque.
Com tração traseira, a Truck não oferece a opção de tração integral.
A versão básica conta com uma bateria de 52,7 kWh, garantindo uma autonomia de 240 km, de acordo com o ciclo EPA (agência norte-americana responsável por testar e certificar os consumos de energia de veículos).
Para aqueles que buscam maior alcance, há a opção de upgrade para uma bateria de 84,3 kWh, que estende a autonomia para 385 km.
As baterias são fornecidas pela SK On, empresa sul-coreana que também abastece os modelos da Hyundai e da Kia.
A Truck possui aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, atingindo a velocidade máxima de 145 km/h.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson, enquanto a traseira adota um eixo rígido, projetado para oferecer durabilidade e robustez.
Modelo direto ao consumidor e produção em larga escala
Em um movimento similar ao da Tesla, a Slate Auto anunciou que venderá seus veículos diretamente ao consumidor, sem a necessidade de concessionárias.
Além disso, a empresa planeja criar seus próprios centros de manutenção e suporte, garantindo uma experiência mais personalizada para o cliente.
Com previsão de início das vendas nos Estados Unidos apenas no final de 2026, a Slate Auto tem grandes planos para o futuro.
A empresa pretende construir sua fábrica, cujo local ainda não foi anunciado, e atingir uma produção de 150 mil unidades anuais entre 2027 e 2028.
Embora o preço de entrada da picape seja atrativo, US$ 20 mil (cerca de R$ 113 mil), esse valor só é válido para consumidores que se beneficiem dos incentivos fiscais norte-americanos.
Sem os incentivos, o valor pode chegar até US$ 27 mil (aproximadamente R$ 153 mil), o que pode afastar potenciais compradores em outras regiões do mundo.
O futuro da Slate Auto e o impacto no mercado global
A chegada da Truck ao mercado reflete o movimento crescente das picapes elétricas e pode representar um marco importante na mobilidade acessível e sustentável.
No entanto, sua restrição de preço para os EUA levanta questionamentos sobre a viabilidade do modelo em outras partes do mundo.
Enquanto o preço inicial é bastante competitivo no mercado norte-americano, consumidores de outros países podem não ter acesso a esses mesmos benefícios, o que pode limitar a expansão global da Slate Auto.
A tendência dos veículos elétricos acessíveis ganha cada vez mais força, e a Slate Auto pode se consolidar como uma opção viável para aqueles que desejam um transporte eficiente, sem abrir mão da sustentabilidade.
No entanto, o sucesso de sua picape dependerá não apenas do preço acessível, mas também da capacidade de adaptação da empresa a mercados internacionais e de se posicionar frente a gigantes como Tesla e outras montadoras tradicionais que investem cada vez mais em mobilidade elétrica.
Você acredita que o preço baixo da Truck será suficiente para conquistar consumidores fora dos Estados Unidos? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Com a taxação surreal do Brasil, boa parte do consumidor que precisa do automóvel para trabalhar não terá acesso, essa taxação só segrega , precisamos depender menos do estado .
Enquanto os automóveis e
Claro,,,,masificar el electrico, para familias clase media y 3er auto, la idea es excelente,,,,, vehiculo basico sin historias simple,, lejos de los concesionarios
De fabrica a publico,,,, facil
APLAUDO AL DE LA IDEA,, BEZZOS PUSO EL DINERO, PERO NO SE QUIEN FUE LA IDEA
JIMMY/ USA. MIAMI