1. Início
  2. / Economia
  3. / DOGE, Departamento de Eficiência Governamental supervisionado por Elon Musk, cancela 200 mil cartões de crédito do governo dos Estados Unidos
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

DOGE, Departamento de Eficiência Governamental supervisionado por Elon Musk, cancela 200 mil cartões de crédito do governo dos Estados Unidos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/03/2025 às 18:34
Foto: X
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A busca por mais transparência e eficiência nos gastos públicos levou o governo dos EUA a adotar medidas rigorosas de controle financeiro. Sob a liderança de Elon Musk, o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) anunciou o cancelamento de 200 mil cartões de crédito governamentais, impactando a gestão fiscal.

O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) anunciou, na última terça-feira, o cancelamento de mais de 200 mil cartões de crédito do governo. A informação foi divulgada por meio de uma postagem na rede social X.

A medida faz parte de um esforço para reduzir os custos administrativos do governo federal. Segundo o DOGE, há aproximadamente 4,6 milhões de cartões de crédito ativos no sistema, com um volume total de 90 milhões de transações no ano fiscal de 2024.

Ordem executiva reforça cortes

O DOGE, supervisionado pelo bilionário e conselheiro da Casa Branca Elon Musk, já havia informado que trabalhava com agências federais para revisar e simplificar as contas de cartão de crédito.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

No dia 18 de fevereiro, o órgão iniciou auditorias para avaliar a real necessidade desses cartões.

Pouco depois, em 25 de fevereiro, o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva para implementar um congelamento de 30 dias nos cartões de crédito usados por funcionários do governo.

O decreto faz parte de um programa maior de transformação nos gastos federais, promovido pela atual administração.

Na atualização mais recente, o DOGE informou que o programa piloto já auditou 16 agências, com destaque para os avanços no Departamento de Saúde e Serviços Humanos e no Departamento do Interior.

Congelamento impacta operações do governo

A decisão de limitar o uso de cartões de crédito tem gerado impacto em diversas agências federais.

Embora existam exceções para operações essenciais, como resposta a desastres naturais, serviços de emergência e benefícios sociais, outras áreas enfrentam dificuldades operacionais.

Funcionários da Food and Drug Administration (FDA) relataram que a restrição dificulta a compra de suprimentos de laboratório. Segundo reportagens do Washington Post e da Wired, a agência enfrenta entraves para manter suas operações normais.

No Departamento de Defesa, civis receberam um limite de apenas US$ 1 em seus cartões de crédito de viagem.

Um memorando interno, datado de 5 de março, informa que viagens ligadas a operações militares ou mudanças permanentes de estação são exceções à regra. Outras agências federais também enfrentam limitações semelhantes.

A medida de contenção faz parte da estratégia do governo para reduzir gastos, mas tem gerado preocupação entre funcionários e especialistas sobre os impactos na eficiência dos serviços públicos.

O DOGE ainda não detalhou quais serão os próximos passos do programa de auditoria.

Com informações de

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x