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Dobbertin HydroCar, o híbrido de carro e barco que foi um fiasco avaliado em mais de 1 milhão de dólares

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/01/2023 às 15:21
Dobbertin HydroCar, conheça o híbrido inédito de carro e barco que foi um fiasco avaliado em mais de US$ 1 milhão
Foto: Auto Evolution

Rick Dobbertin, famoso no setor de Hot Rods na década de 80, desenvolveu um carro “Anfíbio” vendido por mais de US$ 1 milhão. O modelo foi um fracasso, mas se tornou uma raridade entre os colecionadores.

Com o avanço da tecnologia automotiva, diversas criações geniais e bizarras foram desenvolvidas, mas algumas delas foram um verdadeiro fiasco e o “HydroCar”, desenvolvido por Rick Dobbertin, com certeza está nesta lista. Rick desenvolveu o modelo no começo dos anos 90, com foco em desenvolver um GT que voasse nas ruas e andasse sobre as águas, sem poupar esforços e dinheiro para isso.

Como a ideia do carro híbrido surgiu?

Dobbertin “HydroCar” – Reprodução/Youtube

A esperança de Dobbertin era de que, algum dia, o mercado de carros anfíbios fosse rentável, com seu Hydrocar abrindo portas para esta categoria peculiar. Entretanto, assim como seu projeto anterior, chamado de Surface Orbiter, o HydroCar estava condenado a fracassar no mercado.

Rick Dobbertin era uma lenda no segmento dos hot rods na década de 80. Após um certo tempo, começou a buscar meios de um projeto que o desafiasse de uma forma que um hot rod não poderia mais fazer, algo que o colocasse fora de sua zona de conforto e ficasse no mapa dos maiores fabricantes mundiais. 

Aquilo se tornou o Dobbertin Surface Orbiter (DSO), um desenvolvimento totalmente único em um tanque de leite Heil de aço inoxidável de 1959 que o designer desenvolveu para ser autossuficiente, enquanto podia viajar tanto na água como na terra.

Dobbertin planejava embarcar em uma expedição de circum-navegação em 1993, com o DSO e sua então esposa Karen a bordo. A expedição, no fim, nunca foi terminada devido a vários problemas com o veículo anfíbio e suas várias tentativas de conseguir êxito no projeto também fizeram com que o casamento do designer chegasse ao fim.

Dobbertin HydroCar é vendido por US$ 770 mil

O DSO foi a primeira grande falha de Dobbertin, que o levou à falência, o que poderia ter feito qualquer pessoa desistir. Com outro projeto em mente, foram necessários mais de dez anos e um milhão de dólares gastos em peças e outros itens para transformar o sonho em realidade.

Entretanto, o designer nunca chegou a finalizar o projeto para valer, sem contar que a ideia se mostrou inviável enquanto estava sendo constituída. Assim como o antigo carro, o HydroCar deixou seu fabricante sem dinheiro, com o anfíbio sendo colocado à venda em 2011.

O valor pedido pelo modelo foi de US$ 770 mil, bem pouco, se for considerado o tempo e dinheiro investidos no projeto, que acabou não gerando interesse de nenhum comprador. Nos anos que se passaram de lá para cá, o Hydrocar ressurgiu ocasionalmente no mercado especializado, sempre trocando de mãos entre colecionadores. Ele enfim foi comercializado em 2018 por US$ 60,5 mil e, novamente, em 2021, por um valor não divulgado.

Veículo pode chegar a 202 km/h 

Como regra geral, os veículos anfíbios não são nem bons carros e nem barcos decentes, e o HydroCar não fugiu muito da expectativa nessas características. Alimentado por um motor Chevrolet V8 de 572 polegadas cúbicas e dinamômetro World/Merlin totalmente ajustado em alumínio que gera 762 HP e 712 lb-ft (965 Nm) de torque a 4.200 RPM, o veículo conta com um Quadzilla GM 4L80E personalizado, com transmissão automática no eixo dianteiro no modo estrada e um Arneson Surface Drive no modo água.

Assim que a operação foi concluída, o HydroCar pode atingir mais de 96,5 km/h em água e como carro, ele contava com uma velocidade máxima de 202 km/h, entretanto nenhum dos dois números foi totalmente testado e verificado.

O HydroCar foi desenvolvido inteiramente à mão, utilizando um spaceframe de aço inoxidável 304 e roll bar para o corpo e alumínio para os patrocinadores articulados.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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