1. Início
  2. / Biocombustíveis Renováveis
  3. / Do lixo ao luxo! Usina de cana-de-açúcar em Olímpia, SP, produz energia elétrica e biocombustível a partir de resíduos da produção de etanol
Localização SP Tempo de leitura 2 min de leitura

Do lixo ao luxo! Usina de cana-de-açúcar em Olímpia, SP, produz energia elétrica e biocombustível a partir de resíduos da produção de etanol

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 25/10/2022 às 10:45
Etanol, energia, usina
Foto: reprodução TV TEM

O resíduo da produção de etanol de uma usina de cana-de-açúcar, em SP, se tornou um artigo de luxo para a produção de energia e biocombustíveis! A chamada Vinhaça tem sido utilizada para produzir os insumos de forma sustentável

A busca por fontes alternativas de energia está sendo uma das grandes preocupações do mundo atual, fertilizantes vêm se tornado fonte de energia, como a vinhaça, um resíduo que sobra da produção do etanol e vem sendo utilizada de forma exponencial para a produção de energia e biocombustível.

Em uma usina de cana-de-açúcar de Olímpia (SP), essa proposta de transformar o resíduo do “Lixo ao Luxo” demorou dois anos para ficar pronta e está em operação desde julho deste ano. De acordo com Jonas Gutierres, gerente executivo de operações agroindustriais, dentro de uma bolha, chamada de biodigestor, existem microrganismos que consomem a vinhaça e, com isso, produzem o biogás.

Quando ocorre a decomposição da energia, a partir do resíduo do etanol, acontece a química que origina o biogás, o que resulta em energia mecânica que ativa um gerador, desenvolvendo então a energia elétrica. A capacidade de geração é de 1 megawatts/hora, o suficiente para abastecer, em média, 330 casas durante esse tempo.

USINA DE PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DA CANA DE AÇÚCAR

Reprodução: Youtube

Utilização da energia elétrica sustentável e do biocombustível a partir do resíduo de etanol

A utilização da energia elétrica sustentável gera uma economia de 10% a 15% na conta de energia. No Brasil, a biomassa de cana-de-açúcar representa 16,4% da oferta interna de energia, de acordo com o levantamento da empresa de pesquisa energética.

Além da energia gerada a partir do resíduo da produção de etanol, também é possível desenvolver combustível com o biogás. Jonas explica que o processo de produção do biometano é parecido com o do Gás natural veicular (GNV). A diferença é que o GNV tem origem fóssil, como a gasolina e o diesel, já o biometano é 100% renovável.

O objetivo da usina é substituir 100% do diesel utilizado da frota de caminhões pelo biometano até 2030. Hoje, o grupo utiliza em média 77 milhões de litros de diesel, o que representa de 10 a 15% do orçamento da empresa. Além da economia, essa troca também gera benefícios para o meio ambiente.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos