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Do cais improvisado à mega infraestrutura de R$ 900 milhões: obra para construção do novo porto de Manaus promete transformar transporte e economia da região

Publicado em 24/06/2025 às 17:25
Com investimento robusto do governo federal, a cidade de Manaus se prepara para iniciar a construção de um novo porto na área da Manaus Moderna. A estrutura, aguardada há décadas, visa modernizar a logística fluvial e oferecer mais dignidade para quem depende do transporte aquaviário diariamente.
Com investimento robusto do governo federal, a cidade de Manaus se prepara para iniciar a construção de um novo porto na área da Manaus Moderna. A estrutura, aguardada há décadas, visa modernizar a logística fluvial e oferecer mais dignidade para quem depende do transporte aquaviário diariamente. Fonte: Divulgação/Prefeitura de Manaus.
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Com investimento robusto do governo federal, a cidade de Manaus se prepara para iniciar a construção de um novo porto na área da Manaus Moderna. A estrutura, aguardada há décadas, visa modernizar a logística fluvial e oferecer mais dignidade para quem depende do transporte aquaviário diariamente.

A cidade de Manaus está prestes a vivenciar uma transformação histórica em sua infraestrutura com o anúncio da construção de um novo porto, que será erguido na área da Manaus Moderna, no centro histórico da capital.

O projeto, que conta com investimento estimado em R$ 900 milhões do governo federal, promete reconfigurar a logística do transporte fluvial, modernizar o atendimento a passageiros e ampliar a movimentação de cargas, beneficiando diretamente a população ribeirinha, o comércio e o turismo regional.

Novo porto: modernidade para quem depende do transporte fluvial

O novo porto foi oficialmente anunciado durante uma visita técnica ao píer turístico Manaus 355.

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Com a presença do prefeito David Almeida, do vice-prefeito e secretário de infraestrutura Renato Junior, e do senador Eduardo Braga, que articulou junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao governo federal a viabilização do projeto.

A estrutura incluirá pontes móveis, plataformas flutuantes, terminais de passageiros, áreas dedicadas à movimentação de cargas, além de espaços administrativos e retroporto.

Essa modernização vai garantir mais segurança, eficiência e acessibilidade no embarque e desembarque de passageiros, além de melhorar o fluxo de mercadorias entre a capital e os municípios do interior da Amazônia.

Dignidade e respeito para quem utiliza o porto diariamente

Para os trabalhadores que convivem há anos com as dificuldades da área portuária atual, a construção do novo porto representa um passo essencial rumo à valorização e dignidade.

“Não é só infraestrutura. Não dá mais para aceitar o que acontece há décadas. Agora é hora de resolver e dar um tratamento humanizado para quem depende desse porto todos os dias. É sobre respeitar quem trabalha aqui há anos em meio a condições desumanas. É dar dignidade a quem chega e a quem sai. A gente conhece o drama diário de quem depende desse porto, e agora é o momento de resolver o que há décadas só se empurra. Com apoio, parceria e coragem, a cidade vai finalmente virar essa página”, afirmou Renato Junior, destacando que o impacto vai muito além da infraestrutura.

A nova obra chega para romper com décadas de abandono da zona portuária, onde milhares de pessoas lidam diariamente com estruturas ultrapassadas, falta de acessibilidade e riscos operacionais.

Fortalecimento do transporte aquaviário e integração regional

A construção do novo porto em Manaus reforça a importância estratégica do transporte aquaviário para o abastecimento da capital e o deslocamento de comunidades ribeirinhas.

Este modal, além de sustentável e econômico, é a espinha dorsal da logística na Amazônia, integrando áreas de difícil acesso e promovendo a segurança alimentar para populações isoladas.

“É um novo momento para o centro de Manaus, para o povo do interior e da capital, com um tratamento mais digno, seguro e eficiente tanto para o transporte de passageiros quanto para a logística comercial da região, e apoiar o desenvolvimento turístico”, destacou o senador Eduardo Braga, que vem atuando diretamente na articulação do projeto.

Nova centralidade portuária impulsionará turismo e economia

Localizado em uma das áreas mais emblemáticas da cidade, o novo porto deve criar uma nova centralidade portuária no coração de Manaus, favorecendo também o turismo regional, com estrutura adequada para receber visitantes, além de promover o comércio local com maior agilidade e capacidade logística.

A expectativa da Prefeitura é de que a licitação para o projeto executivo ocorra ainda este ano, e as obras devem ter início nos próximos meses.

Segundo o prefeito David Almeida, o projeto simboliza um avanço real para Manaus.

“Em nome de Manaus, agradeço ao governo federal, ao senador Eduardo Braga e a todos que estão somando forças por mais este avanço. Estamos resolvendo problemas históricos da cidade com muito trabalho e responsabilidade”.

O novo porto de Manaus representa mais do que uma obra: é uma política de infraestrutura voltada para a inclusão, a eficiência e o desenvolvimento sustentável.

Com a união entre os poderes municipal, estadual e federal, a capital amazonense se posiciona para um futuro de maior integração regional, geração de empregos e valorização das pessoas que fazem da cidade um polo estratégico na Amazônia.

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Andriely Medeiros de Araújo

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