Anúncio da do interesse da compra da fábrica da Ford pela BYD foi feito em março e, após 4 meses, Ford vendeu sua antiga unidade para o governo da Bahia
Após a BYD confirmar a aquisição da fábrica de Camaçari, a Ford efetivou a venda da instalação para o governo da Bahia. Agora, a montadora reconhecida por seus veículos elétricos enfrentará a negociação para adquirir a fábrica do governo estadual, de acordo com o site Olhar Digital.
Segundo o comunicado divulgado à imprensa, o acordo tem como propósito simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, trazendo valor tanto para o estado quanto para a população baiana.
BYD e a aquisição da fábrica de Camaçari
No mês de março, a BYD anunciou sua intenção de adquirir a última fábrica da Ford no Brasil, o Polo Automotivo de Camaçari, situado na Bahia. A compra desse polo automotivo marca um passo significativo para a BYD, envolvendo a construção de três unidades dentro do complexo recém-adquirido. O investimento total estimado para essa expansão é de aproximadamente R$3 bilhões por parte da BYD.
-
SUV da Hyundai em torno de R$ 85 mil: com porta-malas de 431 litros, Creta traz motor 1.6 de 130 cv, câmbio automático de 6 marchas, central multimídia de fácil uso e bom espaço interno
-
Nova função da Uber: agora, passageiras brasileiras podem solicitar motoristas mulheres pelo app em várias cidades
-
Na faixa de 47 a 95 mil reais: 5 carros usados automáticos com câmbio confiável para dirigir sem estresse
-
SUV com 6 airbags, motor de 112 cv e consumo de até 12,4 km/l surpreende ao custar menos que um HB20 topo de linha; conheça a Renault Duster 2026
As unidades recém-criadas estarão encarregadas da produção de automóveis, caminhões, chassis de ônibus e processamento de lítio e ferro fosfato. Com uma capacidade estimada de produção de 150 mil veículos por ano, incluindo SUVs, picapes e modelos elétricos ou híbridos, a BYD demonstra um compromisso sólido com o mercado automotivo do Brasil.
A BYD já anunciou planos para produzir pelo menos 7 modelos de veículos elétricos e híbridos nessas instalações.
Impacto da venda no governo da Bahia e na indústria automotiva
O valor exato do acordo não foi revelado no comunicado, incluindo o montante que a Ford receberá do governo da Bahia. Em uma declaração, o governo estadual afirmou que essa aquisição não impactará negativamente os 1.500 engenheiros e especialistas que atualmente compõem a força de trabalho da fábrica.
Além de atrair um importante fabricante de automóveis, a chegada da BYD proporciona à Bahia a oportunidade de abrigar um empreendimento focado em soluções tecnológicas. A BYD, especializada em veículos elétricos, tem sido pioneira na incorporação de inovações nos seus produtos, o que promete continuar impulsionando a evolução do setor nos próximos anos.
A BYD e sua história
A BYD, cujo nome completo é “Build Your Dreams,” é uma renomada empresa chinesa de tecnologia e automóveis, especializada em produção de veículos elétricos (VEs), baterias recarregáveis e soluções energéticas sustentáveis. Fundada em 1995, a BYD tem se destacado como uma das principais pioneiras da indústria de mobilidade elétrica e se firmou como uma das maiores fabricantes globais de veículos elétricos.
A empresa foi criada por Wang Chuanfu em Shenzhen, China, inicialmente focando em baterias recarregáveis. No entanto, a BYD rapidamente expandiu seus horizontes para se tornar uma força dominante na indústria automobilística global, com uma abordagem sustentável



Seja o primeiro a reagir!