1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Dirigir na reserva: Saiba os riscos de dirigir com o tanque na reserva e por que isso pode causar danos ao carro e ao motorista
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Dirigir na reserva: Saiba os riscos de dirigir com o tanque na reserva e por que isso pode causar danos ao carro e ao motorista

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 15/11/2024 às 09:52
reserva
Foto: Reprodução

Dirigir com o tanque na reserva pode prejudicar o carro e aumentar os riscos de segurança; entenda os motivos

Imagine esta cena: você está dirigindo para o trabalho, e de repente a luz da reserva de combustível. Talvez você pense: “Ah, eu ainda consigo rodar alguns quilômetros assim”. No entanto, essa prática pode trazer mais problemas do que economia. Entendamos por que dirigir com o carro na reserva pode ser arriscado e o que você pode fazer para evitar problemas no futuro.

O que é a “reserva” do tanque de combustível?

A reserva de combustível é a quantidade mínima estipulada pelo fabricante para que o carro continue funcionando até você chegar ao posto mais próximo. Quando a luz de combustível acende no painel, ela indica que o tanque está na reserva, com cerca de 5 a 10 litros restantes, dependendo do modelo. Essa quantidade é apenas para emergências e não significa que o carro possa rodar muito assim.

Quantos litros cabem?

A maioria dos veículos possui entre 5 e 10 litros de combustível na reserva, sendo 5 litros o mais comum em carros com motor 1.0. Para veículos maiores, essa quantidade pode variar. No entanto, é importante lembrar que esse combustível não foi pensado para viagens longas e só deve ser usado para chegar ao posto mais próximo.

Perigos de dirigir com o tanque na reserva

Rodar constantemente com o tanque na reserva pode danificar o motor e causar outros problemas mecânicos. Aqui estão alguns dos riscos que você corre ao ignorar a luz de combustível acesa:

1. Acúmulo de sedimentos e avarias

O combustível possui pequenas partículas que, com o tempo, se acumulam no fundo do tanque. Quando o carro está na reserva, a bomba de combustível começa a puxar esses sedimentos, que podem danificar componentes como filtros e bicos injetores. Em vez de economizar, você pode acabar com uma conta alta no escritório.

2. Risco de pane seca e multas

Se o carro parar por falta de combustível e você não conseguir parar em um local seguro, isso pode resultar em multa e até remoção do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Um “painel seco” pode atrapalhar o trânsito e colocar em risco a segurança dos outros motoristas.

3. Danos na bomba de combustível

A bomba de combustível precisa do líquido para manter a temperatura ideal e evitar superaquecimento. Quando o tanque está quase vazio, ele não consegue resfriar corretamente, o que pode causar danos. Reparar ou trocar uma bomba de combustível pode sair caro, tornando essa economia aparente uma despesa significativa.

Como saber que o carro está na reserva?

Existem alguns prazos para identificar que o combustível está acabando:

  • Luz no painel: Uma luz de aviso acesa para sinalizar que você deve abastecer.
  • Medidor de combustível: Alguns carros possuem um medidor digital que mostra a quantidade de combustível em quilômetros. Se esse número está chamando rapidamente, é hora de parar no posto.
  • Desempenho reduzido: Em casos mais críticos, o carro pode ter uma resposta mais lenta ao acelerar, indicando que o nível de combustível é realmente baixo.

Mitos e verdades sobre a reserva de combustível

Vamos desmistificar um pouco sobre dirigir com o tanque na reserva:

Mito 1: “Você pode dirigir até 100 km na reserva”

A quantidade de quilômetros que um carro roda na reserva varia de acordo com o modelo e o tipo de combustível. Embora alguns veículos possam rodar até 50 km, depende desse valor é arriscado.

Mito 2: “Dirigir com a reserva acesa gera multa”

A multa só ocorre se o carro parar e bloquear o trânsito. Porém, isso ainda pode causar constrangimento e frustração.

Mito 3: “O carro consome mais combustível na reserva”

O consumo de combustível não muda quando o tanque está na reserva. O que interfere no consumo é a maneira de dirigir e as condições do carro, independentemente do nível do tanque.

Mito 4: “O tanque deve estar sempre cheio”

Não é necessário manter o tanque cheio o tempo todo. Apenas evite que ele chegue ao nível da reserva com frequência, ou que ajude a conservar o motor e a bomba de combustível.

Como planejar seu abastecimento

Ter um cronograma de abastecimento pode evitar muitos dos problemas referenciais. Se você estiver se deslocando bastante, tente identificar quantos dias ou milhas pode rodar antes de precisar reabastecer. Um bom hábito é abastecer quando o tanque está entre ¼ e ½ cheio, pois isso ajuda a manter o motor em bom funcionamento e evita que você precise rodar na reserva.

Manter o carro fora da reserva é uma atitude simples que pode evitar dores de cabeça e gastos desnecessários. Lembre-se de que dirigir com o tanque na reserva pode parecer uma economia, mas os riscos superam os benefícios.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x