A digitalização em petróleo e gás está desperdiçando a força de trabalho? No atual tempo moderno é impossível não ser digital.
A digitalização é a palavra de ordem nos lábios de todos no setor de petróleo e gás (a digitalização em petróleo e gás). Ela é vista como o remédio para todos os problemas do setor por eficiência operacional, segurança e falta de visibilidade. Mas também está sendo anunciada como uma solução para a luta constante do setor para recrutar os trabalhadores jovens e experientes em tecnologia que precisam.Ela promete transformar radicalmente como a força de trabalho de petróleo e gás opera. Mas a maioria das empresas ainda está confusa sobre como separar a realidade do hype (campanha publicitária).
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O trabalho flexível é a próxima grande ferramenta de recrutamento? As empresas podem se tornar digitais sem ter que enfrentar os talentos com o Vale do Silício? E o que é isso sobre robôs executando entrevistas de emprego? No início deste mês, participei de uma mesa redonda realizada logo após o relatório do Global Energy Talent Index (GETI) de 2018, que discutiu exatamente esse tema. Estiveram presentes Peter Searle – CEO, Airswift, Hannah Peet – diretora executiva, Energy Jobline, Stephanie Rogers, diretora administrativa de recursos da Accenture e Tony Salemme, VP do grupo de avaliação de riscos de mão-de-obra, Industrial Info Resources.
A atração da digitalização
O relatório GETI de 2018 descobriu que o setor de petróleo e gás está bastante empolgado com as perspectivas de digitalização e Peet concordou rapidamente com isso. “Eu acho que a digitalização pode ser um forte ponto de venda para os trabalhadores quando os benefícios são esclarecidos”, disse ela. “Como o relatório GETI mostrou, maiores oportunidades de trabalho remoto e flexível são muito procuradas, com quatro em dez entrevistados citando a chave para atrair novos talentos para o setor. As empresas que oferecem trabalho flexível têm uma grande vantagem em atrair talentos ”.
Searle concordou e acrescentou que a última coisa que alguém quer é estar em um emprego estagnado. “A digitalização oferece muito espaço para crescimento”, disse ele. “Para começar, a análise de dados e o aprendizado de máquina transformarão processos monótonos em atividades mais ágeis e dinâmicas. As pessoas podem ser capacitadas para novos papéis, onde serão intelectualmente estimuladas e terão mais espaço para avanços. ”
Isso envolve algumas coisas. Para começar, as empresas podem procurar pessoas que estejam especialmente interessadas em utilizar novas habilidades. Também é importante que as empresas mostrem aos funcionários como essas tecnologias dão suporte a vários planos de carreira e, em última análise, mantêm seus conjuntos de habilidades relevantes à medida que os papéis mudam.
Finalmente, um entendimento claro de como essas tecnologias podem alcançar os resultados de negócios desejados e o impacto em toda a empresa será essencial. “Também vale ressaltar que, embora novas oportunidades sejam importantes, a remuneração ainda é um dos principais pontos de venda para os trabalhadores”, acrescentou Peet. “Os benefícios da digitalização complementarão o poder do pagamento, mas não o substituirão”.
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Trabalho flexível
Há claramente ainda uma divisão entre o potencial da digitalização e o que é alcançável. Com isso em mente, a conversa voltou-se para o que é realista esperar de oportunidades de trabalho mais flexíveis. Salemme expressou a opinião de que há um forte argumento comercial para isso. “A pressão por economias de escala e desenvolvimento onshore para projetos offshore se encaixa muito bem com o trabalho flexível e remoto”, disse ele.
“Recentemente, vimos isso em ação com um grande projeto em Papua Nova Guiné, onde grande parte do desenvolvimento inicial foi feito por equipes em Cingapura e Houston. Em vez de apenas trabalhar no projeto PNG, essas equipes puderam servir vários projetos remotamente. A empresa foi capaz de adiar o envio de equipes completas para o site da PNG até perto do lançamento. Isso não apenas reduziu a carga de trabalho no local, como também proporcionou um uso mais eficiente dessas equipes remotas.
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Oportunidades para melhorar
Quando se trata de discutir outras maneiras pelas quais a digitalização pode ajudar a aumentar a satisfação do trabalhador e melhorar as taxas de retenção, o fato de os trabalhadores estarem mais ansiosos para se aperfeiçoar nas novas funções criadas pela digitalização do que muitos imaginam foi levantado por Rogers. “Nós conduzimos uma pesquisa que mostra que os trabalhadores estão muito interessados em desenvolver novas habilidades para ter maior capacidade digital”, explicou ela.
“Onde as empresas não estão oferecendo oportunidades de treinamento, os trabalhadores estão tomando a iniciativa de sair e encontrar a educação em si.”
Este ponto está ligado ao que o relatório GETI revelou, onde as oportunidades de treinamento e desenvolvimento foram citadas como um dos maiores impulsionadores da satisfação. As pessoas vão querer ficar com as empresas que investem em seus futuros. “Ao longo destas linhas, aprendizados e esquemas de desenvolvimento local serão essenciais”, disse Salemme. “Tão poderoso quanto multitarefa é, nada supera ter um talento local forte.”
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