Novo robô humanoide da Amazon, chamado Digit, já está em fase de testes em centro de distribuição e promete contribuir com o trabalho de carregamento de caixas.
A Amazon, colosso do setor de tecnologia e comércio eletrônico, revelou uma nova adição ao seu arsenal de automação: o Digit, um robô humanoide projetado para otimizar o processo de triagem de pacotes nos centros de distribuição da empresa. Capaz de se locomover com agilidade, agarrar objetos e manusear diferentes itens, o Digit representa um passo significativo nos esforços da Amazon para aprimorar a eficiência de suas operações logísticas.
Essa inovação faz parte de uma estratégia mais ampla da gigante da tecnologia para investir pesadamente em robótica e inteligência artificial, visando transformar e acelerar suas cadeias de suprimentos.
Digit ajudará na coleta e movimentação de caixas vazias
Ao invés de rodas para se locomover, o robô humanoide da Amazon possui duas pernas, desta forma, ele é capaz de subir e descer escadas e acessar locais em diferentes andares. Por ora, ele é apenas um protótipo que está em testes em Seattle, nos Estados Unidos.
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A princípio, o Digit ajudará na coleta e movimentação de caixas vazias, após funcionários terem esvaziado os produtos que estavam dentro delas. Posteriormente, devido ao seu tamanho e formato, o robô humanoide poderá ser utilizado em outras atividades ligadas à manipulação de objetos. Vale destacar que, nesta semana, a Amazon apresentou o Sequoia, sistema robótico que utiliza inteligência artificial para identificar e separar encomendas.
A introdução de novas tecnologias não tem gerado desemprego na Amazon?
A multinacional argumenta que a introdução de tecnologias robóticas, como o Digit, em seus processos de trabalho não tem levado à redução de empregos, mas sim, possibilitado o crescimento e a expansão da mesma. Segundo a Amazon, a automação visa liberar os funcionários para que eles possam entregar melhor aos clientes.
Para Tye Brady, tecnólogo-chefe da Amazon Robotics, em uma coletiva de imprensa em Seattle, as pessoas são essenciais para os processos e acredita não ser viável ter armazéns totalmente automatizados futuramente.
Polêmica com a chegada do robô automatizado da Amazon
Em um comunicado, a Amazon afirmou que, nos últimos 10 anos, milhares de empregos foram gerados nas operações, incluindo 700 novos tipos de trabalhos, em funções qualificadas, que não existiam anteriormente.
Atualmente, a Amazon conta com mais de 750 mil robôs que atuam com pessoas, assumindo as tarefas altamente receptivas. Entretanto, um sindicato acusou a Amazon de tratar seus trabalhadores como robôs há anos e alertou que a automação levará a perda de empregos.
Segundo Stuart Richards, organizador do sindicato britânico GMB, a automação da Amazon, com o Digit, é uma corrida precipitada para a perda de empregos. Já foi visto centenas de empregos sumirem nos centros de distribuição.
Além do Digit, a Amazon conta com outros robôs anunciados como o Proteus, desenvolvido para para mover grandes cargas nos centros de distribuição da empresa nos Estados Unidos, Cardinal, que classifica de forma rápida e precisa um pacote no centro de distribuição, Sparrow, capaz de detectar, selecionar e manipular produtos de maneira individual nos armazéns da empresa e o Sequoia, desenvolvido para agilizar o atendimento de pedidos e identificar e armazenar estoque.
Outros robôs humanoides
Além do robô humanoide da Amazon, é possível ver uma corrida das empresas e grandes investidores da área para desenvolver máquinas mais incríveis, com funcionalidades e capacidades cada vez mais individuais e únicas. Além da Amazon, ganham destaque empresas como a Tesla, Xiaomi e Diligent Robotics.
Ao ser apresentado pela Tesla, o robô Optimus entrou andando sozinho no palco e acenou para a plateia. Sendo inicialmente apresentado como um robô capaz de fazer várias tarefas humanas.
Em seguida, foi desenvolvido para substituir humanos nas linhas de montagem de empresas de veículos e até mesmo conseguir vender produtos. Já o CyberOne, da Xiaomi, mede 1,77m e pesa 52 kg, contando com inteligência artificial que permite identificar até 85 tipos de sons ambiente e 45 tipos de emoções humanas.