1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Digit: O surpreendente robô humanoide da Amazon que está causando alvoroço nos EUA
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Digit: O surpreendente robô humanoide da Amazon que está causando alvoroço nos EUA

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/10/2023 às 18:50
Digit - O surpreendente robô humanoide da Amazon que está causando alvoroço nos EUA
Foto: Divulgação

Novo robô humanoide da Amazon, chamado Digit, já está em fase de testes em centro de distribuição e promete contribuir com o trabalho de carregamento de caixas.

A Amazon, colosso do setor de tecnologia e comércio eletrônico, revelou uma nova adição ao seu arsenal de automação: o Digit, um robô humanoide projetado para otimizar o processo de triagem de pacotes nos centros de distribuição da empresa. Capaz de se locomover com agilidade, agarrar objetos e manusear diferentes itens, o Digit representa um passo significativo nos esforços da Amazon para aprimorar a eficiência de suas operações logísticas.

Essa inovação faz parte de uma estratégia mais ampla da gigante da tecnologia para investir pesadamente em robótica e inteligência artificial, visando transformar e acelerar suas cadeias de suprimentos.

Digit ajudará na coleta e movimentação de caixas vazias

Ao invés de rodas para se locomover, o robô humanoide da Amazon possui duas pernas, desta forma, ele é capaz de subir e descer escadas e acessar locais em diferentes andares. Por ora, ele é apenas um protótipo que está em testes em Seattle, nos Estados Unidos.

A princípio, o Digit ajudará  na coleta e movimentação de caixas vazias, após funcionários terem esvaziado os produtos que estavam dentro delas. Posteriormente, devido ao seu tamanho e formato, o robô humanoide poderá ser utilizado em outras atividades ligadas à manipulação de objetos. Vale destacar que, nesta semana, a Amazon apresentou o Sequoia, sistema robótico que utiliza inteligência artificial para identificar e separar encomendas.

A introdução de novas tecnologias não tem gerado desemprego na Amazon?

A multinacional argumenta que a introdução de tecnologias robóticas, como o Digit, em seus processos de trabalho não tem levado à redução de empregos, mas sim, possibilitado o crescimento e a expansão da mesma. Segundo a Amazon, a automação visa liberar os funcionários para que eles possam entregar melhor aos clientes.

Para Tye Brady, tecnólogo-chefe da Amazon Robotics, em uma coletiva de imprensa em Seattle, as pessoas são essenciais para os processos e acredita não ser viável ter armazéns totalmente automatizados futuramente.

Polêmica com a chegada do robô automatizado da Amazon

Em um comunicado, a Amazon afirmou que, nos últimos 10 anos, milhares de empregos foram gerados nas operações, incluindo 700 novos tipos de trabalhos, em funções qualificadas, que não existiam anteriormente.

Atualmente, a Amazon conta com mais de 750 mil robôs que atuam com pessoas, assumindo as tarefas altamente receptivas. Entretanto, um sindicato acusou a Amazon de tratar seus trabalhadores como robôs há anos e alertou que a automação levará a perda de empregos.

Segundo Stuart Richards, organizador do sindicato britânico GMB, a automação da Amazon, com o Digit, é uma corrida precipitada para a perda de empregos. Já foi visto centenas de empregos sumirem nos centros de distribuição.

Além do Digit, a Amazon conta com outros robôs anunciados como o Proteus, desenvolvido para para mover grandes cargas nos centros de distribuição da empresa nos Estados Unidos, Cardinal, que classifica de forma rápida e precisa um pacote no centro de distribuição, Sparrow, capaz de detectar, selecionar e manipular produtos de maneira individual nos armazéns da empresa e o Sequoia, desenvolvido para agilizar o atendimento de pedidos e identificar e armazenar estoque.

Outros robôs humanoides

Além do robô humanoide da Amazon, é possível ver uma corrida das empresas e grandes investidores da área para desenvolver máquinas mais incríveis, com funcionalidades e capacidades cada vez mais individuais e únicas. Além da Amazon, ganham destaque empresas como a Tesla, Xiaomi e Diligent Robotics. 

Ao ser apresentado pela Tesla, o robô Optimus entrou andando sozinho no palco e acenou para a plateia. Sendo inicialmente apresentado como um robô capaz de fazer várias tarefas humanas.

Em seguida, foi desenvolvido para substituir humanos nas linhas de montagem de empresas de veículos e até mesmo conseguir vender produtos. Já o CyberOne, da Xiaomi, mede 1,77m e pesa 52 kg, contando com inteligência artificial que permite identificar até 85 tipos de sons ambiente e 45 tipos de emoções humanas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x