IMD lança iniciativa para combater escassez de profissionais no setor de tecnologia. Instituição abre centenas de vagas em cursos gratuitos de TI. Saiba como participar dos cursos de TI e trabalhar na área.
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), visando combater a escassez de profissionais no mercado lançou recentemente um edital para um processo seletivo de sua nova turma de cursos gratuitos de TI (Tecnologia da Informação), com ingresso em 2025. No total, são 580 vagas em cursos de TI para o polo de Natal, voltadas a candidatos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.
Como serão ministrados os cursos gratuitos de TI?
Com foco em combater a escassez de profissionais no mercado de TI, os cursos gratuitos possuem módulo básico comum a todos os ingressantes e, em seguida, a formação se desdobra em várias ênfases nas seguintes áreas: Informática para Internet, Redes de Computadores, Programação de Jogos Digitais, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.
Os cursos gratuitos de TI funcionam em formato híbrido: no primeiro semestre, o ensino será majoritariamente a distância, com encontros presenciais agendados. A partir do segundo semestre, no entanto, enquanto alguns dos cursos continuarão híbridos, outros terão aulas presenciais diárias.
-
USP oferece mais de 1.400 horas de conteúdo gratuito em 5 plataformas digitais: veja onde estudar programação, direito penal e econometria sem sair de casa
-
Instituto Federal abre 400 vagas em cursos técnicos gratuitos nas áreas de informática, mecatrônica e logística; veja quem pode se inscrever até 20 de outubro
-
Cursos gratuitos na USP: Universidade abre vagas para capacitação em áreas como Inteligência Artificial, Análise de Imagem, Cultura Pop e outros, seja online ou presencial
-
IFPA abre inscrições para cursos de Turismo com bolsa de R$ 200 e grandes oportunidades
Duas novidades marcarão esse processo seletivo de cursos de TI, segundo o coordenador dos Cursos Técnicos do IMD, professor Marcel Oliveira. A primeira é a abertura de oportunidades, para ampla concorrência, após dois anos com oportunidades disponíveis para alunos da rede pública de ensino.
A segunda é que os alunos aprovados nesta seleção serão os primeiros para os quais será oferecida a nova ênfase de Inteligência Artificial (IA), juntamente com outras preexistentes. Ao oferecer formação técnica com Inteligência Artificial, o IMD está cumprindo o seu papel de estar sempre na vanguarda de formação na área de TI. Dois anos atrás, foi lançado o curso de Internet das Coisas e agora está lançando o de IA.
Como se inscrever nos cursos gratuitos de TI?
As inscrições nos cursos de TI serão abertas nesta terça-feira, 19, e poderão ser realizadas até o dia 8 de dezembro, através do site da Comperve, com uma taxa de R$ 30, que deverá ser paga até o dia 9 de dezembro.
O processo seletivo para os cursos gratuitos de TI consistirá na avaliação do desempenho escolar dos candidatos, a partir da análise da média das notas de Matemática e Língua Portuguesa obtidas pelos alunos durante o 9º ano do Ensino Fundamental.
O resultado final da seleção para os cursos gratuitos está previsto para ser divulgado em 17 de dezembro. Os candidatos aprovados na chamada regular deverão enviar a documentação entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro de 2025.
Já a lista de convocados para a segunda chamada será divulgada no dia 14 de fevereiro, e os candidatos desta etapa terão o período de 17 a 19 do mesmo mês para envio da documentação.
A matrícula para o primeiro semestre dos cursos deve ser realizada pelos alunos entre os dias 10 e 13 de março de 2025, por meio do SIGAA. As aulas estão programadas para começar no dia 17 de março do mesmo ano.
Entenda a escassez de profissionais no mercado de TI
O mercado de tecnologia da informação no Brasil enfrenta um desafio, que é a crescente escassez de profissionais qualificados. Um relatório da Google for Startups, de 2023, prevê que o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de TI até 2025. Esse déficit se deve a um desequilíbrio entre a oferta de trabalho e a disponibilidade de talentos.
Uma das principais causas é a progressiva demanda por serviços e soluções tecnológicas. À medida que empresas de vários segmentos buscam se digitalizar e adotar novas tecnologias, aumenta a necessidade por profissionais em áreas como desenvolvimento de software, segurança da informação, análise de dados e infraestrutura de redes.