1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Governo do Estado do Ceará, por meio do Detran, anuncia a abertura de 25 mil vagas para o programa de CNH grátis 2022
Localização CE Tempo de leitura 3 min de leitura

Governo do Estado do Ceará, por meio do Detran, anuncia a abertura de 25 mil vagas para o programa de CNH grátis 2022

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/03/2022 às 12:09
Ceará - Governo do Estado - Detran - CNH gratuita - CNH popular
CNH Popular beneficiará mais de 20 mil novos condutores n o Ceará – imagem: Ilustração/Canva

Em parceria com Detran CE, o Governo do Ceará está disponibilizando 25 mil vagas para um programa que visa disponibilizar CNH gratuita para moradores do interior e da capital  

O Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Detran, anunciou na manhã desta terça-feira (22) 25 mil vagas para o programa CNH popular 2022. O programa do Governo do Ceará tem como intuito disponibilizar CNH gratuitas para os moradores, e o anúncio foi feito em um evento com a presença do governador Camilo Santana. Para ocupar determinados cargos no mercado de trabalho, é necessário possuir a carteira nacional de habilitação (CNH). O documento também contribui para aqueles que querem garantir uma renda extra, pois há a possibilidade de trabalhar com entregas ou transporte de passageiros em aplicativos.  

Saiba como funcionará o programa de CNH gratuita do governo do Ceará  

Evento de relançamento do programa CNH Popular para carros e motos. — Foto: Reprodução

De acordo com o governador do Estado, serão ofertadas 25 mil vagas para CNH gratuitas espalhadas em 184 municípios do Ceará até o final de 2022. Desse total, 20 mil serão voltadas para o interior do Estado e, as restantes, para os moradores da capital.

O número de oportunidades concedidas dependerá da quantidade de habitantes por município. Nas últimas duas fases do programa, o Detran do Ceará concedeu 50 mil documentos sem nenhum tipo de taxa para os motoristas. Entretanto, os beneficiários foram pessoas que recebem assistência através do programa Auxílio Brasil. O programa de CNH gratuita foi criado em 2009 e facilita a emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A, para dirigir moto, ou B, para dirigir carros. A iniciativa é gerida pelo DETRAN do Estado.  

CNH Popular 2022: veja quem pode participar e mais detalhes sobre o programa – Reprodução/Youtube

O objetivo do programa do governo do Ceará é tornar o trânsito mais seguro e facilitar a entrada das pessoas no mercado de trabalho. Aqueles que recebem a CNH gratuita na categoria A, por exemplo, também recebem um capacete para conduzir sua moto. Dentro de 10 anos, o programa em parceria com o Detran já entregou CNH para milhares de pessoas, e a projeção é chegar a 200 mil habilitações gratuitas até o fim deste ano.

Como se inscrever no programa do governo do Ceará?  

Os interessados em receber a CNH gratuita devem realizar um cadastro, exclusivamente no site do Detran, clicando na caixa “CNH popular”. Logo após, é necessário informar alguns dados pessoais, como CPF, nome completo, endereço, entre outros.

A seguir, é necessário definir o tipo de beneficiário, como: Pessoa com Deficiência, Pessoa Egressa do Sistema Penitenciário ou Programa Auxílio Brasil. O sistema necessita ainda de uma série de informações no formulário de cadastro, como dados de profissão e contato. Além disso, também pede documentos digitalizados para que sejam anexados, como:

  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de identidade com foto;
  • Declaração médica em caso de PCD;
  • Declaração de Egressão do Sistema Penitenciário.

Como funcionará o processo de seleção para ter acesso à CNH Grátis?

Os cadastros passarão por uma análise do Detran, e os aprovados serão comunicados e deverão realizar uma matrícula em uma das auto escolas parceiras do programa do governo do Ceará. O andamento do pedido pode ser acompanhado através do site oficial do departamento, que também enviará informações sobre a situação do cadastro por e-mail.

Para evitar golpes, o Detran do Estado do Ceará alerta que não encaminhará e-mails com links e nem mensagens instantâneas através do WhatsApp, pois esse tipo de ação sinaliza fraude ou tentativa de golpe. Portanto, os cadastrados devem ficar atentos.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos