Em parceria com Detran CE, o Governo do Ceará está disponibilizando 25 mil vagas para um programa que visa disponibilizar CNH gratuita para moradores do interior e da capital
O Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Detran, anunciou na manhã desta terça-feira (22) 25 mil vagas para o programa CNH popular 2022. O programa do Governo do Ceará tem como intuito disponibilizar CNH gratuitas para os moradores, e o anúncio foi feito em um evento com a presença do governador Camilo Santana. Para ocupar determinados cargos no mercado de trabalho, é necessário possuir a carteira nacional de habilitação (CNH). O documento também contribui para aqueles que querem garantir uma renda extra, pois há a possibilidade de trabalhar com entregas ou transporte de passageiros em aplicativos.
Saiba como funcionará o programa de CNH gratuita do governo do Ceará
De acordo com o governador do Estado, serão ofertadas 25 mil vagas para CNH gratuitas espalhadas em 184 municípios do Ceará até o final de 2022. Desse total, 20 mil serão voltadas para o interior do Estado e, as restantes, para os moradores da capital.
O número de oportunidades concedidas dependerá da quantidade de habitantes por município. Nas últimas duas fases do programa, o Detran do Ceará concedeu 50 mil documentos sem nenhum tipo de taxa para os motoristas. Entretanto, os beneficiários foram pessoas que recebem assistência através do programa Auxílio Brasil. O programa de CNH gratuita foi criado em 2009 e facilita a emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A, para dirigir moto, ou B, para dirigir carros. A iniciativa é gerida pelo DETRAN do Estado.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
O objetivo do programa do governo do Ceará é tornar o trânsito mais seguro e facilitar a entrada das pessoas no mercado de trabalho. Aqueles que recebem a CNH gratuita na categoria A, por exemplo, também recebem um capacete para conduzir sua moto. Dentro de 10 anos, o programa em parceria com o Detran já entregou CNH para milhares de pessoas, e a projeção é chegar a 200 mil habilitações gratuitas até o fim deste ano.
Como se inscrever no programa do governo do Ceará?
Os interessados em receber a CNH gratuita devem realizar um cadastro, exclusivamente no site do Detran, clicando na caixa “CNH popular”. Logo após, é necessário informar alguns dados pessoais, como CPF, nome completo, endereço, entre outros.
A seguir, é necessário definir o tipo de beneficiário, como: Pessoa com Deficiência, Pessoa Egressa do Sistema Penitenciário ou Programa Auxílio Brasil. O sistema necessita ainda de uma série de informações no formulário de cadastro, como dados de profissão e contato. Além disso, também pede documentos digitalizados para que sejam anexados, como:
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Documento de identidade com foto;
- Declaração médica em caso de PCD;
- Declaração de Egressão do Sistema Penitenciário.
Como funcionará o processo de seleção para ter acesso à CNH Grátis?
Os cadastros passarão por uma análise do Detran, e os aprovados serão comunicados e deverão realizar uma matrícula em uma das auto escolas parceiras do programa do governo do Ceará. O andamento do pedido pode ser acompanhado através do site oficial do departamento, que também enviará informações sobre a situação do cadastro por e-mail.
Para evitar golpes, o Detran do Estado do Ceará alerta que não encaminhará e-mails com links e nem mensagens instantâneas através do WhatsApp, pois esse tipo de ação sinaliza fraude ou tentativa de golpe. Portanto, os cadastrados devem ficar atentos.