Mercado de carros elétricos usados se expandindo no Brasil? Saiba quais carros elétricos baratos estão dominando a lista de classificados por menos de R$ 80 mil!
Conforme as vendas sobem, os carros elétricos usados vem ganhando destaque. Com a chegada de carros elétricos baratos chineses como BYD Dolphin e JAC E-JS1 e de algumas outras opções de entrada, como o de Renault Kwid E-Tech, não é difícil encontrar opções de carros elétricos baratos de R$ 100 mil nos classificados. Separamos todas as opções de carros elétricos usados por menos de R$ 80 mil no Brasil.
Caoa Chery iCar – A partir de R$ 76.000
Por um tempo, o Chery iCar foi o carro elétrico mais barato do Brasil. Esta era a aposta da Caoa Chery, fazendo com que o subcompacto fosse a opção para quem busca um carro só para enfrentar o trânsito diário.
Trata-se de um dos carros elétricos baratos compactos. Seu motor tem 61 cv e 15,3 kgfm e a bateria de 30,4 kWh permite rodar por apenas 197 km, segundo o Inmetro. Como mede apenas 3,2 metros de comprimento, é um tanto apertado, principalmente nos bancos traseiros.
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Renault Kwid E-Tech – a partir de R$ 65.000
Sendo um dos carros elétricos usados mais barato do Brasil, o Renault Kwid E-Tech não teve uma vida fácil. Lançado por R$ 142.990, era para ter dominado o segmento, mas o atraso nas entregas fez com que perdesse momentos preciosos e acabou vendo a concorrência chegar e ocupar o seu espaço.
No lugar do motor a combustão, o Kwid E-Tech traz um elétrico de 65 cv e 11,5 kgfm, uma configuração exclusiva para o Brasil. Tem uma das menores baterias da lista, de apenas 26,8 kWh, rendendo 185 km de autonomia pela medição do Inmetro.
JAC E-JS1 – A partir de R$ 80.000
Outro na lista de carros elétricos usados mais acessíveis do país é o JAC E-JS1, que vendeu consideravelmente bem por alguns meses, então existem muitas unidades usadas e com uma grande variação de preços. É possível encontrar unidades por R$ 80 mil e quase 29 mil km rodados.
Apesar das evoluções feitas em comparação ao iEV20, não tem uma das melhores autonomias, de apenas 161 km conforme o Inmetro, ainda que tenha baterias de 30,2 kWh. Também não é dos mais potentes, com 62 cavalos e 15,3 kgfm.
Caoa Chery Arrizo 5e – A partir de R$ 90.000
Esse é um dos carros elétricos baratos tão raro que alguns até esquecem que foi lançado. Era o mesmo sedã compacto, trocando o motor a combustão por um sistema elétrico e que chegou primeiro voltado para vendas diretas, por R$ 159.900, o que foi considerado muito caro na época.
A bateria é de 53,5 kWh, mas a autonomia declarada era de 322 km. Pelo padrão atual do Inmetro, este número cairia por 30%, fazendo com que possa rodar por 225 km. No lugar do 1.5 turbo está o motor elétrico de 122 cv e 28,1 kgfm.
Nissan Leaf – A partir de R$ 96.000
Para aqueles que buscam um dos carros elétricos baratos um pouco maiores, uma opção é o Nissan Leaf. O hatch médio é um dos primeiros elétricos do país e é uma dos mais fáceis de encontrar nas lojas de seminovos.
O motor de 149 cv e 32,6 kgfm é bom, contudo, a energia vem das baterias de 40 kWh, o que dá 192 km de autonomia, pouco em comparação a carros mais modernos.
Renault Zoe – A partir de R$ 86.000
O Renault Zoe é um modelo mais refinado, mas no mercado de carros elétricos usados é necessário procurar bastante, pois o normal é que custe bem mais de R$ 100 mil, mesmo que tenha saído de linhas há alguns anos.
Este modelo conta com um motor de 92 cv e 22,4 kgfm, enquanto a bateria era de 41 kWh, o que lhe dava uma autonomia de 300 km pelo ciclo de teste europeu WLTP. Na época, o Inmetro ainda não fazia a medição para os elétricos e se aplicarmos a regra dos 30%, o alcance seria de 210 km.
BYD Dolphin Mini – A partir de R$ 75.800
Lançado há pouco tempo, o BYD Dolphin Mini é um dos carros elétricos baratos mais vendidos do país. Ainda que seja novo nas lojas, alguns proprietários já estão vendendo o modelo muito abaixo dos R$ 100 mil e com poucos quilômetros rodados.
Pelo Inmetro, tem a maior autonomia de todos os usados desta lista, sendo capaz de rodar por 280 km, mesmo que a bateria de 38,8 kWh não seja a maior do ranking. Feito para a vida na cidade, seu motor entrega 75 cv e 13,8 kgfm.