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Design antigo e motor robusto: O caminhão da Mercedes dos anos 70 que o Brasil aposentou, mas o Irã ainda fabrica

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 25/06/2025 às 10:16
No Irã, o caminhão Mercedes-Benz LK segue em produção mesmo após décadas. Modelo antigo ainda é popular e funcional no mercado local.
No Irã, o caminhão Mercedes-Benz LK segue em produção mesmo após décadas. Modelo antigo ainda é popular e funcional no mercado local. Fonte: Iran Khodro Diesel.
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Enquanto o Brasil já aposentou modelos com tecnologias antigas, como freios sem ABS ou veículos sem airbags, no Irã, um clássico sobrevive com força total. Trata-se do caminhão Mercedes-Benz LK, fabricado por lá até hoje.

O modelo, que fez sucesso nas estradas brasileiras, continua sendo produzido pela Iran Khodro Diesel, uma estatal que fabrica desde caminhões modernos, como o Mercedes Actros, até veteranos como o LK. Mas por que ele ainda existe?

A resposta está na preferência do mercado iraniano. Robusto, confiável e adaptado às necessidades locais, o Mercedes LK conquistou um público fiel.

Ele é produzido em versões 1924 e 2624, com motor OM-355 LA, um cinco cilindros a diesel que entrega 240 cv.

Detalhes técnicos do caminhão Mercedes produzido no Irã

Mesmo com décadas de estrada, o caminhão Mercedes ainda mantém uma construção tradicional. Veja alguns destaques:

Motor: OM-355 LA, aspirado, 5 cilindros, 240 cv.

Transmissão: ZF manual de seis marchas.

Norma ambiental: Euro 3 (abandonada no Brasil em 2011).

  • Versões:
    • 1924 – tração 4×2, PBT de 19 toneladas.
    • 2624 – com três eixos, PBT de 26 toneladas.

Embora o Brasil tenha redesenhado o LK com frente mais moderna, no Irã, ele segue com design original, apenas com alterações na cabine — mais quadrada e com janelas maiores.

Caminhão Mercedes-Benz LK
Caminhão Mercedes-Benz LK. Foto: Iran Khodro

Com a escalada dos conflitos entre Irã e Israel, o futuro da produção do caminhão Mercedes no país é incerto.

No entanto, mesmo que saia de linha, o LK continuará sendo uma presença marcante nas estradas do Oriente Médio.

Irã também preserva clássicos da Peugeot

Além do caminhão Mercedes, o Irã é conhecido por manter vivos outros modelos antigos.

Um exemplo é o Peugeot 207i, que, na verdade, é o antigo 206 com visual atualizado — o mesmo que conhecemos no Brasil como 207 Passion.

Peugeot 207i
Peugeot 207i. Fonte: mad4wheels

Fabricado pela Iran Khodro, o 207i ainda é produzido com motor 1.6 16v e agora conta com câmbio automático de seis marchas.

Internamente, recebeu melhorias como central multimídia e volante com comandos. Externamente, continua praticamente igual desde os anos 2000.

Por que o caminhão Mercedes sobrevive no Irã?

Enquanto o mercado global busca inovação constante, países como o Irã mantêm veículos veteranos por uma razão simples: funcionam bem, são fáceis de manter e atendem às necessidades locais.

O caminhão Mercedes-Benz LK é prova disso — uma máquina que desafia o tempo e os padrões tecnológicos modernos.

Fonte: Auto Papo

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José de Oliveira Motta
José de Oliveira Motta
02/07/2025 13:40

O MERCEDES 0355 É UMA MÁQUINA MUITO BOA TRABALHEI COM ELE NA C.V. SÃO GERALDO NOS ÔNIBUS NÃO TINHA PRA NINGUÉM BOM MOTOR.

Dyeimys Aguiar
Dyeimys Aguiar(@dyeimys007)
27/06/2025 07:38

Nossa eles usam o pior motor que poderia usar dos antigos Mercedes, se fosse ao menos o 355/6 , e pela potência ainda é dos últimos modelos de 84 pra frente+- onde já tinha o 366 que é menor e mais econômico só que menos potente tbm, ou o 447 que é maior e mais forte que o 355.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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