No Irã, o caminhão Mercedes-Benz LK segue em produção mesmo após décadas. Modelo antigo ainda é popular e funcional no mercado local.
Enquanto o Brasil já aposentou modelos com tecnologias antigas, como freios sem ABS ou veículos sem airbags, no Irã, um clássico sobrevive com força total. Trata-se do caminhão Mercedes-Benz LK, fabricado por lá até hoje.
O modelo, que fez sucesso nas estradas brasileiras, continua sendo produzido pela Iran Khodro Diesel, uma estatal que fabrica desde caminhões modernos, como o Mercedes Actros, até veteranos como o LK. Mas por que ele ainda existe?
A resposta está na preferência do mercado iraniano. Robusto, confiável e adaptado às necessidades locais, o Mercedes LK conquistou um público fiel.
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Ele é produzido em versões 1924 e 2624, com motor OM-355 LA, um cinco cilindros a diesel que entrega 240 cv.
Detalhes técnicos do caminhão Mercedes produzido no Irã
Mesmo com décadas de estrada, o caminhão Mercedes ainda mantém uma construção tradicional. Veja alguns destaques:
Motor: OM-355 LA, aspirado, 5 cilindros, 240 cv.
Transmissão: ZF manual de seis marchas.
Norma ambiental: Euro 3 (abandonada no Brasil em 2011).
- Versões:
- 1924 – tração 4×2, PBT de 19 toneladas.
- 2624 – com três eixos, PBT de 26 toneladas.
Embora o Brasil tenha redesenhado o LK com frente mais moderna, no Irã, ele segue com design original, apenas com alterações na cabine — mais quadrada e com janelas maiores.
Com a escalada dos conflitos entre Irã e Israel, o futuro da produção do caminhão Mercedes no país é incerto.
No entanto, mesmo que saia de linha, o LK continuará sendo uma presença marcante nas estradas do Oriente Médio.
Irã também preserva clássicos da Peugeot
Além do caminhão Mercedes, o Irã é conhecido por manter vivos outros modelos antigos.
Um exemplo é o Peugeot 207i, que, na verdade, é o antigo 206 com visual atualizado — o mesmo que conhecemos no Brasil como 207 Passion.
Fabricado pela Iran Khodro, o 207i ainda é produzido com motor 1.6 16v e agora conta com câmbio automático de seis marchas.
Internamente, recebeu melhorias como central multimídia e volante com comandos. Externamente, continua praticamente igual desde os anos 2000.
Por que o caminhão Mercedes sobrevive no Irã?
Enquanto o mercado global busca inovação constante, países como o Irã mantêm veículos veteranos por uma razão simples: funcionam bem, são fáceis de manter e atendem às necessidades locais.
O caminhão Mercedes-Benz LK é prova disso — uma máquina que desafia o tempo e os padrões tecnológicos modernos.
Fonte: Auto Papo
O MERCEDES 0355 É UMA MÁQUINA MUITO BOA TRABALHEI COM ELE NA C.V. SÃO GERALDO NOS ÔNIBUS NÃO TINHA PRA NINGUÉM BOM MOTOR.
Nossa eles usam o pior motor que poderia usar dos antigos Mercedes, se fosse ao menos o 355/6 , e pela potência ainda é dos últimos modelos de 84 pra frente+- onde já tinha o 366 que é menor e mais econômico só que menos potente tbm, ou o 447 que é maior e mais forte que o 355.