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Desenvolvimento e Sustentabilidade em Minas Gerais com a expansão dos corredores de Gás Natural Veicular (GNV)

Escrito por Corporativo
Publicado em 26/07/2024 às 18:31
Gás Natural Veicular, Gás Natural
Desenvolvimento e Sustentabilidade em Minas Gerais com a Expansão dos Corredores de GNV’. – FOTO: ©2024|martim.barbosa.CONAPE@gasmig.com.br

Corredores de GNV impulsionam a economia e sustentabilidade em Minas, com economia de 34% sobre Etanol, 35% sobre Gasolina e 15% sobre Diesel, melhorando a qualidade do ar.

Os Corredores de GNV são fundamentais para impulsionar o crescimento econômico em Minas Gerais, proporcionando uma economia de 34% em comparação ao Etanol, 35% sobre a Gasolina e 15% acerca do Diesel. Além disso, esta tecnologia também contribui significativamente para melhorar a qualidade do ar na região, consolidando-se como uma alternativa sustentável e econômica para o transporte.

Adotando o GNV, não apenas se incentiva um consumo mais consciente, mas também se serve como um importante vetor de desenvolvimento. O Gás Natural Veicular é uma ferramenta crucial na descarbonização de frotas pesadas, promovendo mais autonomia e sustentabilidade. Por essas razões, o uso do Gás Natural é essencial para a transição energética, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia local e nacional.

Competitividade do GNV em Julho de 2024

O GNV se tornou ainda mais atraente no mês de julho de 2024, gerando uma economia de 34% no custo por quilômetro rodado quando comparado com o Etanol, de 35% quando comparado com a Gasolina (nos veículos leves) e de 15% em comparação com o Diesel (para veículos pesados). Minas Gerais, de acordo com dados divulgados pelo Governo Federal, é o estado que possui a maior malha viária de todo o Brasil. Desta forma, oferecer aos mineiros um combustível que emite menos poluentes e que garante mais economia no custo por quilômetro rodado, é um objetivo da Gasmig.

Benefícios Ambientais do GNV

Do ponto de vista ambiental, o GNV se destaca por emitir significativamente menos poluentes em comparação aos outros combustíveis fósseis. Isso contribui diretamente para a melhoria da qualidade do ar e reduz os impactos ambientais associados ao transporte de carga e passageiros. A infraestrutura e tecnologia proporcionadas pela Gasmig garantem que, nos postos de revendedores de GNV no estado, veículos leves e pesados operem com motores movidos a GNV com segurança e eficiência de recarga em suas rotas. Além disso, essa tecnologia gera uma redução considerável de emissões poluentes, com uma diminuição de até 30% das emissões de CO2 e 96% de material particulado, gerando economia para empresas de transporte e promovendo um futuro mais sustentável tanto para o estado quanto para o país.

Corredores de GNV em Minas Gerais

Os investimentos contínuos da Companhia mineira permitiram a criação de quatro corredores de GNV que dão acesso aos outros três estados da região Sudeste e à Bahia. Estes corredores incluem o Corredor GNV BH-Rio (BR-040), Corredor GNV Fernão Dias (BR-381), Corredor GNV Vitória (BR-381/262) e Corredor GNV Rio-Bahia (BR-116/381). O principal objetivo é assegurar pelo menos um posto de abastecimento de GNV a cada 400 km nas principais rodovias conectando Minas Gerais a outros estados, atingindo regiões estratégicas. Com isso, a Gasmig projeta alcançar três novos postos oferecendo GNV em rodovias estaduais e federais até o final de 2025. Além disso, a Companhia pretende adicionar mais oito postos até o final de 2026, como previsto nas metas da Segunda Revisão Tarifária Periódica, totalizando 71 postos.

Investimento em veículos pesados

O uso do GNV em veículos pesados se apresenta como uma solução promissora para a redução de custos operacionais e promoção da sustentabilidade no setor de transportes, contribuindo para um futuro mais econômico e ambientalmente responsável. As montadoras estão fazendo grandes ciclos de investimentos para a fabricação de caminhões movidos a GNV no país. Profissionais do setor identificam o Gás Natural Veicular como a principal rota do transporte rodoviário de carga em direção a uma economia de baixo carbono.

Avanço dos caminhões a gás no Brasil

Caminhões a gás são uma inovação recente no Brasil, apesar de serem comercializados na Europa desde os anos 1980. Esta realidade está mudando, com expectativas de uma rápida expansão da malha de atendimento. De acordo com informações publicadas em ‘O Globo’, a Anfavea, associação que reúne as montadoras brasileiras, registrou 145 novos caminhões movidos a gás licenciados no Brasil no ano passado, representando 0,13% do total. No primeiro semestre deste ano, foram 69 veículos pesados licenciados, enquanto 65,1 mil novos caminhões a diesel foram licenciados no mesmo período.

Economia de Combustível com o GNV

Ao compararmos o GNV com o diesel e combustíveis similares, notamos uma economia de até 15%. Carros e caminhões movidos a GNV se destacam pela diminuição dos custos por quilômetro rodado. Especialistas afirmam que empresas que substituem suas frotas por veículos pesados movidos a gás natural veicular buscam certificações que reconheçam a pegada menor de carbono, aumentando assim sua capacidade de obter linhas de crédito diferenciadas.

Crescimento da Frota de Veículos a GNV

Conforme dados do Denatran, até junho deste ano, a frota mineira de veículos pesados 100% GNV teve um crescimento de 346,7% nos últimos cinco anos. Se considerarmos os veículos que utilizam diesel/GNV, o crescimento foi ainda maior: 850% de 2019 a 2024. Veículos leves que utilizam Gás Natural Veicular como combustível também mostraram crescimento no mesmo período, representando um aumento de cerca de 5,7%.

Autonomia e Eficiência do GNV

Pesquisas realizadas pela Companhia para o cenário do GNV em julho de 2024 revelam que, ao abastecer R$ 100 de GNV, é possível percorrer 391 km, considerando a média de consumo dos veículos leves e utilitários, com um custo de R$ 0,26 por km. Em relação aos veículos pesados, as simulações indicam um rendimento de até 419 km com GNV comparado com os 345 km alcançados com diesel.

Fonte: © martim.barbosa.CONAPE@gasmig.com.br

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