Segunda geração do Jeep Renegade em desenvolvimento com nova plataforma STLA-Small e design europeu. Conheça as inovações e as expectativas para o SUV compacto no Brasil e Europa
A segunda geração do SUV compacto Jeep Renegade está em desenvolvimento e promete ser mais europeia. A nova plataforma será uma das principais mudanças, e o modelo deverá conviver com o Avenger na Europa.
Apesar dos rumores sobre a possível retirada do Jeep Renegade de linha no Brasil, substituído pelo Avenger, o modelo continuará existindo. Segundo a revista britânica Autoexpress, a fabricante já iniciou os trabalhos na segunda geração do utilitário. Esta nova versão abandonará a base Small Wide 4×4, usada desde 2005 e que passou por diversas atualizações. A próxima geração adotará a arquitetura STLA-Small, prevista para estrear em 2026, ao invés da base e-CMP usada pelo Avenger.
Adaptação à Eletrificação
A troca de plataforma permitirá ao novo SUV Renegade incorporar mais motorizações eletrificadas, além dos sistemas micro-híbrido e híbrido plug-in do modelo atual. Espera-se que a nova versão inclua uma opção 100% elétrica, alinhando-se com a meta de eletrificação da Stellantis na Europa. Informações anteriores indicam que a Jeep aproveitará essa atualização para aumentar o tamanho do Renegade, distanciando-o do Avenger, que é apenas 15 centímetros mais curto. Com o Compass também planejando crescer em sua próxima geração, haverá espaço suficiente para que o Renegade seja ampliado.
-
Com preço até R$ 30 mil menor que o do Corolla Cross, o GAC GS4 Hybrid chega ao Brasil com 235 cv de potência e teto solar
-
SUV com cara de elétrico e preço de 1.0 turbo surpreende na Europa e já tem homologação no Brasil: Conheça o novo Kia Stonic 2026
-
Toyota Corolla híbrido, um carro usado que surpreende pelo baixo consumo de 16 km/l e pela facilidade de revenda, rivalizando até com modelos zero quilômetro
-
Snorkel não é apenas estético mas também não torna o carro um submarino. Veja a função do acessório em SUVs e picapes
Design Focado na Europa
Um aspecto interessante mencionado pela Autoexpress é que o novo Renegade adotará um design focado na Europa. O SUV compacto teve boas vendas na região, embora não tenha alcançado o mesmo sucesso no Brasil. Nos Estados Unidos, o Renegade foi rejeitado por não ser considerado um Jeep “de verdade” e já teve suas vendas encerradas. Isso foi um golpe duro para um carro de uma marca vista como símbolo norte-americano.
Perspectivas para o Brasil
Com o desenvolvimento da segunda geração na Europa, as chances do Renegade continuar no Brasil aumentam, pois a operação nacional não precisará arcar com os custos de engenharia. Além disso, se o modelo crescer, não será um problema ter tanto o Avenger quanto o Renegade no país, ampliando a linha de produtos da marca. Assim, o SUV Jeep Renegade promete um futuro promissor e adaptado às novas demandas do mercado europeu e brasileiro.