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Descubra como um novo trem na China atingiu 623 km/h e planeja chegar a 1.000 km/h, rivalizando com a velocidade de um Boeing 747

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 03/07/2024 ร s 11:00
China - Tren - Transporte - construรงรฃo
Descubra como um novo trem na China atingiu 623 km/h e planeja chegar a 1.000 km/h, rivalizando com a velocidade de um Boeing 747
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Velocidade de aviรฃo em trilhos? Conheรงa o trem na China que atingiu 623 km/h e planeja alcanรงar 1.000 km/h, como um Boeing 747

O T-Flight da CASIC pode eventualmente alcanรงar os 1.000 km/h. A China pode ter em breve um trem tรฃo rรกpido quanto um aviรฃo. A Corporaรงรฃo de Ciรชncia e Indรบstria Aeroespacial da China (CASIC) estรก realizando testes com seu novo trem de levitaรงรฃo magnรฉtica (maglev), que alcanรงou a velocidade de 623 km/h durante os testes. Segundo essa empresa estatal, essa รฉ a velocidade mais alta jรก alcanรงada por um veรญculo maglev supercondutor.

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A CASIC projeta, desenvolve e fabrica tudo, desde espaรงonaves atรฉ mรญsseis, mas atualmente estรก trabalhando em um hyperloop. A companhia construiu uma seรงรฃo de tubo de baixo vรกcuo de aproximadamente 2 quilรดmetros em uma instalaรงรฃo na provรญncia de Shanxi, na China, segundo a New Atlas. Realizou inรบmeros testes nos รบltimos meses, mas esta รฉ a primeira vez que seu trem T-Flight quebra um recorde. Conforme informado, este “voador de alta velocidade” superou a velocidade maglev mais alta registrada de 603 km/h, estabelecida pelo trem japonรชs L0 Series, embora a CASIC nรฃo tenha revelado a velocidade mรกxima exata.

Como funciona o trem?

Como o nome indica, o sistema de levitaรงรฃo magnรฉtica utiliza รญmรฃs para elevar o trem fora da via e propulsรก-lo para frente. Isso significa que o trem flutua sobre os trilhos e se desloca sobre uma almofada de ar. Dessa forma, os maglevs sรฃo mais rรกpidos e silenciosos do que os trens convencionais. Como nรฃo geram emissรตes diretas, tambรฉm sรฃo melhores para o meio ambiente. Os trens maglev jรก sรฃo usados na China, Coreia do Sul e Japรฃo, mas operam a velocidades mais baixas.

A CASIC estรก satisfeita com o teste mais recente do T-Flight, afirmando que validou a interaรงรฃo entre o tubo de teste, o veรญculo e a via. A fase dois dos testes verรก a extensรฃo da via para 60 quilรดmetros, permitindo que o T-Flight atinja velocidades ainda maiores. Espera-se que o trem alcance eventualmente os 1.000 km/h, o que significa que vocรช poderia viajar de Shenzhen a Xangai em pouco mais de uma hora. (Para colocar em perspectiva, o aviรฃo comercial mais rรกpido no cรฉu atualmente, o Boeing 747, tem uma velocidade mรกxima de 1.050 km/h).

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Desafios e Futuro dos Trens Maglev

Como vocรช pode imaginar, os trens maglev e seus tubos sรฃo extremamente caros de construir e o progresso pode ser retardado pela burocracia. A Hyperloop One, anteriormente conhecida como Virgin Hyperloop, fechou no ano passado devido a problemas financeiros, segundo informou a Bloomberg. Felizmente, a CASIC parece ter recursos econรดmicos substanciais. Segundo a Forbes, a companhia gerou cerca de 37 bilhรตes de dรณlares no ano passado.

Este avanรงo na tecnologia de trens maglev nรฃo sรณ promete revolucionar o transporte na China, mas tambรฉm estabelecer um novo padrรฃo de velocidade e eficiรชncia para o mundo. Com o apoio financeiro e a capacidade tecnolรณgica da CASIC, o sonho de viajar a velocidades vertiginosas por terra estรก cada vez mais prรณximo de se tornar realidade.

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Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, vivendo no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolรญtica. Escrevo artigos sobre temas complexos em uma linguagem acessรญvel, mantendo rigor jornalรญstico e foco no impacto social e econรดmico

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