Velocidade de avião em trilhos? Conheça o trem na China que atingiu 623 km/h e planeja alcançar 1.000 km/h, como um Boeing 747
O T-Flight da CASIC pode eventualmente alcançar os 1.000 km/h. A China pode ter em breve um trem tão rápido quanto um avião. A Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China (CASIC) está realizando testes com seu novo trem de levitação magnética (maglev), que alcançou a velocidade de 623 km/h durante os testes. Segundo essa empresa estatal, essa é a velocidade mais alta já alcançada por um veículo maglev supercondutor.
A CASIC projeta, desenvolve e fabrica tudo, desde espaçonaves até mísseis, mas atualmente está trabalhando em um hyperloop. A companhia construiu uma seção de tubo de baixo vácuo de aproximadamente 2 quilômetros em uma instalação na província de Shanxi, na China, segundo a New Atlas. Realizou inúmeros testes nos últimos meses, mas esta é a primeira vez que seu trem T-Flight quebra um recorde. Conforme informado, este “voador de alta velocidade” superou a velocidade maglev mais alta registrada de 603 km/h, estabelecida pelo trem japonês L0 Series, embora a CASIC não tenha revelado a velocidade máxima exata.
Como funciona o trem?
Como o nome indica, o sistema de levitação magnética utiliza ímãs para elevar o trem fora da via e propulsá-lo para frente. Isso significa que o trem flutua sobre os trilhos e se desloca sobre uma almofada de ar. Dessa forma, os maglevs são mais rápidos e silenciosos do que os trens convencionais. Como não geram emissões diretas, também são melhores para o meio ambiente. Os trens maglev já são usados na China, Coreia do Sul e Japão, mas operam a velocidades mais baixas.
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A CASIC está satisfeita com o teste mais recente do T-Flight, afirmando que validou a interação entre o tubo de teste, o veículo e a via. A fase dois dos testes verá a extensão da via para 60 quilômetros, permitindo que o T-Flight atinja velocidades ainda maiores. Espera-se que o trem alcance eventualmente os 1.000 km/h, o que significa que você poderia viajar de Shenzhen a Xangai em pouco mais de uma hora. (Para colocar em perspectiva, o avião comercial mais rápido no céu atualmente, o Boeing 747, tem uma velocidade máxima de 1.050 km/h).
Desafios e Futuro dos Trens Maglev
Como você pode imaginar, os trens maglev e seus tubos são extremamente caros de construir e o progresso pode ser retardado pela burocracia. A Hyperloop One, anteriormente conhecida como Virgin Hyperloop, fechou no ano passado devido a problemas financeiros, segundo informou a Bloomberg. Felizmente, a CASIC parece ter recursos econômicos substanciais. Segundo a Forbes, a companhia gerou cerca de 37 bilhões de dólares no ano passado.
Este avanço na tecnologia de trens maglev não só promete revolucionar o transporte na China, mas também estabelecer um novo padrão de velocidade e eficiência para o mundo. Com o apoio financeiro e a capacidade tecnológica da CASIC, o sonho de viajar a velocidades vertiginosas por terra está cada vez mais próximo de se tornar realidade.