Volkswagen Futura: o carro conceito de 1989 que antecipou a revolução tecnológica dos veículos de hoje
Ainda em 1989, quando a internet era algo praticamente desconhecido e celulares eram “tijolos”, a Volkswagen já dava seus passos largos para o futuro. A montadora alemã apresentou seu carro conceito, o #VWFutura, oficialmente chamado de “IRVW IV Futura“, no Salão Internacional do Automóvel (IAA).
Este design de “caixa única” não era apenas para chamar a atenção. O Futura vinha equipado com um computador digital que encontrava a melhor rota para o motorista, exibida em uma tela LCD com programação personalizável. Isso pode soar básico hoje, mas naquele tempo, era revolucionário.
Funções avançadas: da TV aos carros atuais
O Futura não ficou apenas nos salões de exposições. O carro foi uma verdadeira estrela da TV na Alemanha, marcando presença no popular programa de entretenimento “Wetten, dass..?”. Até os apresentadores ficaram boquiabertos quando o carro estacionou sozinho no palco. Thomas Gottschalk, o apresentador do programa, e Dr. Carl H. Hahn, então chefe da Volkswagen, aplaudiram e cumprimentaram toda a equipe de engenharia.
- Fique de olho! Lista atualizada das motos mais roubadas de São Paulo
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
- Caminhonete anti Hilux, Ranger, S10 E Byd Shark! Chery KP11 chega ao mercado automotivo com autonomia de 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l
Hoje, muitas das características visionárias do Futura evoluíram e são conhecidas por outros nomes, como e-route planner, cockpit digital e controle automático de cruzeiro (ACC).
Do Futura para o Futuro
Quando olhamos para o Futura hoje, fica claro como a Volkswagen estava à frente do seu tempo. As portas do tipo “asa de gaivota” não eram apenas para o show, elas garantiam um prazer ao ar livre e podiam até ser removidas se necessário. E o controlador de distância automático? Já estava lá, mesmo em 1989!
Então, da próxima vez que você entrar em um Volkswagen moderno, lembre-se que muitas das suas características “futuristas” foram inspiradas em um conceito visionário de mais de três décadas atrás.