Mineração de níquel e indígenas em risco: Entenda como a busca por níquel para carros elétricos está destruindo florestas e comunidades
No ano passado, as imagens se tornaram virais. Naquela época, foi dado o sinal verde para as operações madeireiras e de mineração na Indonésia, penetrando na selva tropical do povo isolado Hongana Manyawa. O que impactou não foi tanto a chegada das máquinas, mas a aparente luta de dois indígenas com o escavador, agitando suas armas para expressar que sua presença não era bem-vinda. As últimas imagens geraram mais polêmica sobre a situação na região. No fundo: a busca pelo níquel.
As imagens mostram uma tribo isolada da Indonésia pedindo ajuda aos mineiros que destroem suas terras para obter níquel para os carros elétricos.
A Tribo Pede Ajuda
O clipe mostra vários Hongana Manyawa se aproximando dos mineiros que estão desmatando suas terras. Neste caso, não para detê-los, mas para pedir ajuda. Segundo a Survival International, a ONG que compartilhou o vídeo, eles pediam comida. “Não sabemos se sobreviverão após o encontro, nem por quanto tempo. Podem ter contraído qualquer quantidade de doenças que lhes seriam mortais. Ou podem morrer de fome; a razão pela qual saíram de seu território é porque seu território cada vez mais reduzido não pode alimentá-los”, afirma a ONG.
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De fato, a Survival afirma ter entrado em contato com uma pessoa dos Hongana Manyawa que expressou que seu povo está morrendo de fome como resultado da mineração e do desmatamento de sua selva tropical ancestral.
Os Hongana Manyawa
Até recentemente, eram uma das poucas tribos isoladas. Vivem na ilha de Halmahera e são uma das últimas tribos nômades de caçadores-coletores da Indonésia. Estima-se que haja entre 300 e 500 membros isolados por sua própria vontade, assim como 3.000 Hongana Manyawa que foram contactados na década de 1980 e mantêm algum contato com o resto do mundo.
O Problema: Mineração de Níquel
A chegada das máquinas e de diferentes empresas de mineração à região não é surpresa. O local está sobre uma das maiores reservas de níquel do mundo, e nos últimos anos, a demanda pelo mineral disparou devido ao seu uso em baterias de automóveis elétricos, o que atraiu a atenção das corporações de mineração internacionais para a ilha.
É uma das empresas-chave na região. Uma companhia parcialmente de propriedade da mineradora francesa Eramet que iniciou operações de mineração na ilha em 2019 e tem importantes planos para intensificar seus esforços nas próximas décadas. Segundo a Survival, a empresa química alemã BASF busca se associar com eles em Halmahera para realizar um grande projeto de fundição na região. Essencialmente, transformar o níquel em um grau que possa ser usado para baterias de automóveis elétricos.
Por sua vez, a Weda Bay Nickel argumenta que suas concessões de mineração não estão perto das terras habitadas pelos povos isolados. No entanto, a Survival afirma que documentos internos vazados mostram que a empresa contratou antropólogos que alertaram sobre a presença de pessoas isoladas dos Hongana Manyawa na área e arredores.
Tesla e seu investimento em mineração na região
A empresa investiu 5 bilhões de dólares com o governo indonésio até agora, além de ter se associado com várias empresas conectadas à mineradora Weda Bay que se encontra na ilha. O acordo da empresa de Musk é para comprar níquel e cobalto, embora, quando questionada sobre a situação, a resposta se refira ao código deontológico interno, que estabelece garantias que nem sempre são cumpridas para a extração e processamento das matérias-primas de seus produtos. Afinal, o níquel é essencial para a produção de baterias.
De qualquer forma, a Tesla expressou que “espera” que seus fornecedores da indústria de mineração se “comprometam com os representantes legítimos das comunidades indígenas e incluam o direito de consentimento livre e informado em suas operações”. Ainda assim, a empresa americana também está associada a negócios com outras empresas menos “dialogantes” da ilha, como as chinesas Huayou Cobalt ou CNGR Advanced Material.
A Chave, uma Concessão
Se você está se perguntando como tudo começou, devemos voltar a 1998, quando foi concedida aproximadamente 45.000 hectares à Weda Bay Nickel pelo então ditador militar da Indonésia, Suharto. Durante vários anos, devido à queda do mercado de níquel, o projeto foi estagnado, mas foi retomado com intensidade após o conglomerado chinês Tsingshan Holding Group se unir com uma participação majoritária através de uma subsidiária em 2017.
A Paradoxa dos Carros “Sustentáveis”
Embora se considere que o consumo de carros elétricos seja melhor para o planeta do que os de motor, ainda há externalidades, daí que ocorram paradoxos como a cadeia de fornecimento levar a uma escassez de materiais e terminar associada de alguma forma à destruição de florestas e povos indígenas.
Para a Survival, “também não é respeitoso com o clima destruir a selva dos Hongana Manyawa, devastando vastas áreas florestais do interior de Halmahera por empresas que buscam projetar uma imagem ecológica e que dizem defender um estilo de vida sustentável para pessoas que vivem a milhares de quilômetros de distância”, concluem.
Imagem | Survival