A bateria ferro-ar da From Energy pode ser a chave para um armazenamento de energia mais eficiente e duradouro em grandes instalações renováveis
Um dos principais conflitos que o mundo da energia renovável enfrenta hoje é o armazenamento das grandes quantidades de energia que são produzidas dia após dia. Agora, um projeto inovador promete acabar com essas complexidades ao oferecer uma nova bateria com capacidade de armazenamento nunca antes vista que poderá beneficiar significativamente o setor.
A solução para um dos maiores problemas relacionados à geração de energia renovável
Pois bem, é importante lembrar que a transição energética que está sendo vivida em todo o mundo tem levado centenas de cientistas e pesquisadores a pensar em novas formas de gerar energia de formas mais eficientes e ecologicamente corretas, porém, também é necessário encontrar uma solução para grandes perdas de energia em períodos em que a procura de energia é baixa.
Para acabar com este grande problema, uma empresa americana ligou Da Energia começou a trabalhar e criou um inovador bateria com capacidade suficiente para armazená-la por longos períodos de tempo, desta forma evitar-se-ia que a energia gerada em grandes campos de energia fotovoltaica ou parques eólicos fosse desperdiçada em períodos de menor procura.
- Uma empresa revelou a primeira turbina a gás 100% movida a hidrogênio, inspirada no design de motores de aeronaves
- Um raro “Peixe do Juízo Final” de 3 metros, conhecido por supostamente prever terremotos, foi encontrado em costa dos EUA
- Super ímã 100.000x mais forte que o campo magnético da Terra pode revolucionar a energia nuclear
- Dessalinizador manual transforma água do mar em potável: equipamento dessaliniza até 8 litros por hora
O projeto em questão é conhecido como bateria ferro-ar de vários diaso mesmo que teria um tempo de armazenamento que superaria em muito todos os outros. Estamos falando de uma bateria com capacidade de 85 MW e 8,5 GWh, o que significa que ela pode fornecer 85 MW de potência continuamente por até 100 horas. O mais impressionante de tudo é que será a bateria de maior capacidade do mundo.
Em que se baseia este projeto promissor?
Antes de explicar como funciona esta inovação, é importante mencionar que foi o Departamento de Energia dos Estados Unidos quem forneceu o financiamento milionário para que este projeto pudesse ser desenvolvido, estaríamos falando de um total de; 389 milhões de dólares ao projeto Power Up New England, que busca 4,8 GW de energia de geradores eólicos offshore.
Para armazenar a quantidade de energia que este projeto busca captar, a bateria ferro-ar pode ser a melhor opção para armazenar por muito tempo a energia obtida desses geradores eólicos marítimos, aumentando a oferta de energia e prolongando a boa resistência em casos de um maior demanda por eletricidade.
Este inovador sistema de baterias seria instalado numa antiga fábrica de papel localizada no Maine, com uma impressionante capacidade de potência de 85 MW e uma capacidade de armazenamento de 8.500 MWh. Para levar a cabo este projeto, a From Energy teria a elevada quantia de 147 milhões de dólares para criar esta promissora bateria ferro-ar.
Como é composta a bateria From Energy?
Em primeiro lugar, esta bateria utiliza o princípio da oxidação reversível, ou seja, a bateria pode ser carregada recebendo corrente elétrica que então converte ferrugem em ferro, obtenção de oxigênio como subproduto. Por outro lado, podemos levar em conta que esta bateria. Para descarregar, a bateria suga o oxigênio do ar, convertendo o ferro em ferrugem.
É importante mencionar que cada módulo individual inclui eletrodos de ferro e ar, que permitem essas reações eletroquímicas que mencionamos acima e funcionam para armazenar e descarregar eletricidade. Esses módulos mencionados têm a capacidade de serem agrupados, criando blocos modulares de energia em escala de megawatts.
O desenvolvimento da bateria ferro-ar de vários dias pela From Energy representa um avanço significativo no campo das energias renováveis. Esta tecnologia não só promete resolver um dos grandes desafios do sector, que é o armazenamento de energia a longo prazo, mas também poderá mudar o panorama energético, oferecendo uma solução eficaz para evitar o desperdício de energia.