1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Desapareceu das concessionárias sem alarde em 2017, mas ainda encanta quem busca um carro japonês automático com suspensão macia e ar digital de fábrica
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 1 comentários

Desapareceu das concessionárias sem alarde em 2017, mas ainda encanta quem busca um carro japonês automático com suspensão macia e ar digital de fábrica

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/07/2025 às 15:16
Atualizado em 23/07/2025 às 18:55
Desapareceu das concessionárias sem alarde em 2017, mas ainda encanta quem busca um carro japonês automático com suspensão macia e ar digital de fábrica
Foto: Desapareceu das concessionárias sem alarde em 2017, mas ainda encanta quem busca um carro japonês automático com suspensão macia e ar digital de fábrica
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
44 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Mitsubishi Lancer 2.0 CVT saiu de cena discretamente, mas segue como ótimo japonês automático com visual esportivo, suspensão macia e bom pacote de fábrica.

Durante muitos anos, o Mitsubishi Lancer 2.0 foi uma espécie de segredo bem guardado entre quem queria um sedã japonês com pegada esportiva, conforto ao rodar e câmbio automático confiável. Mas, diferentemente de rivais como Corolla e Civic, o Lancer sumiu das concessionárias brasileiras sem fazer barulho, encerrando discretamente sua trajetória por aqui em 2021 — deixando saudade em muitos admiradores. Hoje, em 2025, o modelo se tornou uma pechincha no mercado de usados, com valores entre R$ 50 mil e R$ 65 mil, dependendo do ano e versão. E ainda atrai quem quer fugir dos sedãs mais óbvios e busca um carro automático, confortável e com visual marcante, sem abrir mão da confiabilidade japonesa.

Se você nunca considerou o Lancer, talvez seja hora de olhar para ele com outros olhos. Neste artigo, vamos mostrar por que o modelo ainda faz tanto sucesso entre os entusiastas e motoristas exigentes — mesmo após sua saída silenciosa das lojas.

Um sedã com visual esportivo de verdade

O Mitsubishi Lancer sempre teve uma proposta visual que se destacava. Inspirado nas linhas do Lancer Evolution X, seu design é agressivo, com frente baixa, faróis afilados, grade esportiva e traseira curta com lanternas horizontais. É o típico sedã que “engana” quem está acostumado com o estilo conservador dos concorrentes.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!
YouTube Video

Versões como a HL, HLE e GT traziam rodas de liga aro 18, saias laterais, aerofólio e até detalhes em alumínio escovado no interior, sem exageros. Mesmo os modelos mais antigos, de 2014 a 2017, ainda chamam atenção nas ruas.

Conforto ao rodar e suspensão macia, mesmo com pegada firme

Diferente do que o visual esportivo pode sugerir, o Lancer entrega uma suspensão surpreendentemente confortável no dia a dia. O acerto do conjunto garante estabilidade em curvas e firmeza na estrada, mas sem sacrificar o conforto nos buracos e imperfeições do asfalto.

Isso o torna uma ótima escolha para famílias que querem conforto, mas também para quem valoriza um pouco mais de prazer ao dirigir. A suspensão independente nas quatro rodas é um diferencial frente a rivais como Toyota Corolla (que usa eixo de torção traseiro) e Chevrolet Cruze de gerações anteriores.

Câmbio CVT confiável e motor 2.0 forte

A mecânica do Lancer 2.0 é outro ponto de destaque. O modelo utiliza o motor 2.0 16V de 160 cv e 20 kgfm de torque, com bloco em alumínio e comando variável. O desempenho é suficiente para viagens, uso urbano e até trechos de serra — com suavidade e resposta linear.

Acoplado ao motor, está o câmbio automático CVT INVECS-III, um dos mais elogiados entre os japoneses da época. Ele simula trocas de marchas em até 6 velocidades (modo sequencial), tem funcionamento suave e é durável quando a manutenção preventiva é seguida. Diferente de alguns automatizados problemáticos, esse CVT da Mitsubishi raramente dá dores de cabeça.

Ar digital, bancos confortáveis e pacote honesto

Um dos maiores atrativos do Lancer está no seu pacote de equipamentos de fábrica. Mesmo em versões intermediárias, ele oferece:

  • Ar-condicionado digital automático
  • Direção elétrica progressiva
  • Bancos confortáveis (em couro nas versões mais completas)
  • Sensor de ré
  • Sistema de som com USB e Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Controle de tração e estabilidade (em versões como GT)

O nível de conforto surpreende, principalmente se comparado com sedãs populares da mesma faixa de preço no mercado de usados. O Lancer não é o mais tecnológico, mas entrega o que realmente importa — e com um bom acabamento interno.

Por que saiu de linha?

O fim do Lancer no Brasil foi silencioso, mas não por falta de qualidade. O modelo perdeu espaço com a explosão dos SUVs compactos e com o reposicionamento da Mitsubishi no país, que passou a focar mais em picapes e utilitários.

Desapareceu das concessionárias sem alarde em 2017, mas ainda encanta quem busca um carro japonês automático com suspensão macia e ar digital de fábrica
Foto: Desapareceu das concessionárias sem alarde em 2017, mas ainda encanta quem busca um carro japonês automático com suspensão macia e ar digital de fábrica

Além disso, o Lancer já era fabricado fora do Brasil (em Taiwan e Japão) e seu custo de importação aumentava com o tempo. Mesmo assim, ele nunca teve histórico de falhas graves, o que reforça ainda mais sua imagem como sedã confiável.

Como está no mercado de usados em 2025?

Em 2025, o Lancer é facilmente encontrado no mercado de seminovos, com preços entre R$ 52 mil e R$ 65 mil, dependendo do ano e da versão. A faixa mais desejada inclui os modelos HL, HLE e GT entre 2014 e 2017.

Vantagens no usado:

  • Desvalorização já aconteceu, então o preço é estável
  • Ótima oferta de peças no mercado independente
  • Seguro não tão alto quanto de modelos mais visados
  • Reputação positiva entre mecânicos especializados

Pontos de atenção:

  • Verifique se o câmbio CVT teve troca de fluido em concessionária
  • Teste suspensão e alinhamento, já que rodas grandes sofrem em piso ruim
  • Evite carros com muitos donos ou ausência de histórico

Comparativo rápido com rivais

ModeloPotênciaCâmbioAr digitalSuspensão traseiraPreço médio (2025)
Lancer 2.0 CVT160 cvCVT 6 marchasIndependenteR$ 55-65 mil
Corolla GLi/XEi136-154 cvAutomático❌ (em GLi)Eixo de torçãoR$ 60-68 mil
Civic LXS/LXR140-155 cvAutomático✅ (em LXR)IndependenteR$ 60-70 mil
Sentra SV/SL140 cvCVTEixo de torçãoR$ 50-60 mil

O Mitsubishi Lancer 2.0 CVT pode ter sumido discretamente das concessionárias, mas segue firme como uma excelente opção no mercado de usados para quem busca um sedã japonês automático, bonito, confortável e sem dor de cabeça.

Com visual esportivo, suspensão bem calibrada, câmbio CVT confiável e pacote de equipamentos generoso, o Lancer ainda encanta quem não quer um carro comum — e valoriza dirigibilidade e robustez.

Se você quer fugir do óbvio em 2025, ele é um dos últimos sedãs médios japoneses que ainda entregam muito por pouco.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Claudio de Oliveira valadao
Claudio de Oliveira valadao
23/07/2025 15:07

Eu tenho um LANCER é o melhor não quero outro

Fonte
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x