A Falta de Infraestrutura Logística e os Impactos no Setor Portuário Brasileiro
A logística no Brasil enfrenta inúmeros desafios devido à falta de investimentos governamentais e a um ecossistema pouco colaborativo. Essa situação resulta em problemas que afetam e encarecem os produtos finais. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), os portos brasileiros apresentam um tempo médio de espera para atracação de 20 horas e uma permanência média de navios de quatro dias, valores considerados altos quando comparados a outros países. O CEO da Athenas, Rogério Magela, ressalta que o Brasil ainda está distante de oferecer um suporte adequado aos portos, prejudicando o custo final dos produtos.
Comparação com Outros Países e a Necessidade de Investimento
Segundo dados da ANTAQ, entre janeiro e dezembro de 2022, o setor portuário brasileiro movimentou 1,209 bilhão de toneladas. Magela, especialista em tecnologia para gestão de portos, estima que essa movimentação poderia ser 25% mais eficiente se houvesse investimento em infraestrutura. Ele destaca que países como China e Estados Unidos investem bilhões de dólares em suas estruturas portuárias, proporcionando maior capacidade de movimentação de cargas e melhor desempenho logístico.
Inovação e Colaboração no Setor de Logística através da Athenas
A Athenas, uma empresa com mais de 23 anos de experiência em tecnologia, logística e operação de portos e terminais, vem se destacando por revolucionar o setor com soluções inovadoras. Diferentemente de outras empresas que tentam resolver problemas isoladamente, a Athenas trabalha para integrar e colaborar com toda a cadeia logística, proporcionando um diferencial competitivo para seus clientes. Um exemplo disso é o investimento de R$ 306 milhões no Porto de Itaqui, no Maranhão, que permitiu um atendimento mais qualificado às demandas do estado e dos estados vizinhos, gerando um aumento nos lucros de 15% após a implementação do TOS+, seu principal produto.
Superando Paradigmas e Investindo em Infraestrutura Ferroviária
Rogério Magela aponta que é necessário quebrar paradigmas, como a ideia de que é impossível criar uma malha ferroviária eficiente no Brasil. Ele cita a Europa como exemplo, onde um corredor ferroviário invejável representa um dos principais motores de sucesso da região. O escoamento eficiente é tão fundamental quanto a agilidade no ambiente portuário, ferroviário e rodoviário.
A Importância do Investimento Governamental na Infraestrutura Logística
Para que o Brasil possa competir de forma mais efetiva no mercado internacional e garantir a competitividade dos produtos no mercado interno, Magela enfatiza a necessidade de investimento governamental em infraestrutura portuária.
Caças F-16 da Força Aérea…
Verdade amigo, o que eles abateram foram…
Caças F-16 da Força Aérea…
Gostaria de saber em que planeta vive…
Caças F-16 da Força Aérea…
Tá tudo certo, sigilo dos 100 anos,…
Caças F-16 da Força Aérea…
Pois é... É uma sucata voadora... Típico…
Exército convoca brasileiros com até…
Vem ser melancia vc também
Bolsonaro Bolsonaro
KKK COMO SEMPRE LANÇAMENTO DE MOTO HONDA…
Uma oportunidade pra quem está desempregado o…
Viva a Física e a matemática! Infelizmente,…
O projeto do trem bala para a…
eu quero apresentar meu pais
Quero fazer minha inscrição
Tenho um Corolla 2019 e vou trocar…