A Falta de Infraestrutura Logística e os Impactos no Setor Portuário Brasileiro
A logística no Brasil enfrenta inúmeros desafios devido à falta de investimentos governamentais e a um ecossistema pouco colaborativo. Essa situação resulta em problemas que afetam e encarecem os produtos finais. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), os portos brasileiros apresentam um tempo médio de espera para atracação de 20 horas e uma permanência média de navios de quatro dias, valores considerados altos quando comparados a outros países. O CEO da Athenas, Rogério Magela, ressalta que o Brasil ainda está distante de oferecer um suporte adequado aos portos, prejudicando o custo final dos produtos.
Comparação com Outros Países e a Necessidade de Investimento
Segundo dados da ANTAQ, entre janeiro e dezembro de 2022, o setor portuário brasileiro movimentou 1,209 bilhão de toneladas. Magela, especialista em tecnologia para gestão de portos, estima que essa movimentação poderia ser 25% mais eficiente se houvesse investimento em infraestrutura. Ele destaca que países como China e Estados Unidos investem bilhões de dólares em suas estruturas portuárias, proporcionando maior capacidade de movimentação de cargas e melhor desempenho logístico.
Inovação e Colaboração no Setor de Logística através da Athenas
A Athenas, uma empresa com mais de 23 anos de experiência em tecnologia, logística e operação de portos e terminais, vem se destacando por revolucionar o setor com soluções inovadoras. Diferentemente de outras empresas que tentam resolver problemas isoladamente, a Athenas trabalha para integrar e colaborar com toda a cadeia logística, proporcionando um diferencial competitivo para seus clientes. Um exemplo disso é o investimento de R$ 306 milhões no Porto de Itaqui, no Maranhão, que permitiu um atendimento mais qualificado às demandas do estado e dos estados vizinhos, gerando um aumento nos lucros de 15% após a implementação do TOS+, seu principal produto.
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Superando Paradigmas e Investindo em Infraestrutura Ferroviária
Rogério Magela aponta que é necessário quebrar paradigmas, como a ideia de que é impossível criar uma malha ferroviária eficiente no Brasil. Ele cita a Europa como exemplo, onde um corredor ferroviário invejável representa um dos principais motores de sucesso da região. O escoamento eficiente é tão fundamental quanto a agilidade no ambiente portuário, ferroviário e rodoviário.
A Importância do Investimento Governamental na Infraestrutura Logística
Para que o Brasil possa competir de forma mais efetiva no mercado internacional e garantir a competitividade dos produtos no mercado interno, Magela enfatiza a necessidade de investimento governamental em infraestrutura portuária.