1. Início
  2. / Indústria
  3. / Depois de uma longa paralisação, Jataí Agroindústria lança projeto de etanol e faz a alegria dos brasileiros com a geração de 500 vagas de emprego
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Depois de uma longa paralisação, Jataí Agroindústria lança projeto de etanol e faz a alegria dos brasileiros com a geração de 500 vagas de emprego

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 01/10/2024 às 21:08
Após quase uma década de paralisação, a empresa Jataí Agroindústria retoma sua atividade com grande projeto de etanol, movimentando a economia local.
Fonte: VMG Bioenergia

Após quase uma década de paralisação, a empresa Jataí Agroindústria retoma sua atividade com grande projeto de etanol, movimentando a economia local.

O município de Jataí, em Goiás, celebra o reinício das operações da Jataí Agroindústria de Biocombustíveis. Após quase dez anos de paralisação, a Jataí Agroindústria inicia a produção de etanol. O projeto da empresa, que visa fortalecer a economia local, já está gerando 500 empregos diretos e indiretos, com previsão de movimentar R$ 28 milhões mensalmente. A retomada das atividades da Jataí Agroindústria é um marco importante para a cidade. Esse projeto da empresa é um grande avanço para a atividade industrial em Jataí.

Vantagens do projeto de etanol da Jataí Agroindústria

A nova planta da Jataí Agroindústria tem capacidade para processar 500 toneladas de milho por dia, resultando em 210 mil litros de etanol, 125 toneladas de DDG (um subproduto utilizado na ração animal), 7,5 toneladas de óleo de milho e 50 mil litros de xarope de vinhaça diariamente.

Jataí é uma das principais cidades do estado de Goiás em produção de milho.

Segundo Vital Nogueira, engenheiro responsável pelo projeto, a nova usina da Jataí Agroindústria possui a capacidade de esmagar tanto milho quanto sorgo, que também é amplamente cultivado na região.

A indústria, ao focar nesse projeto, traz benefícios não só para a empresa, mas também para os agricultores locais.

“Goiás planta muito sorgo granífero, que é utilizado para alimentação animal. Assim, a Jataí Agroindústria poderá moer ambas as culturas, gerando uma ração de alto valor proteico”, explica Nogueira.

Ele destaca ainda que há potencial para dobrar a produção na unidade da empresa. “Essa planta da Jataí Agroindústria vai agregar valor à produção local, permitindo que o milho colhido em Jataí seja industrializado aqui mesmo”, comemora.

Desafios enfrentados pela empresa

A Jataí Agroindústria, propriedade do empresário Walter Giacomini, enfrentou uma série de desafios ao longo de sua trajetória.

Durante dez anos, a empresa lidou com obstáculos burocráticos e a falta de apoio político para obter as certificações necessárias para iniciar suas operações.

A situação da empresa começou a mudar em agosto de 2024, quando o vice-prefeito de Jataí, Geneilton Assis, e o senador Wilder Morais passaram a liderar as negociações em Brasília.

“Este é um exemplo de como empresários corajosos e uma política voltada ao desenvolvimento econômico podem transformar uma região”, afirma Assis.

Ele ressalta que a arrecadação gerada pela empresa terá um impacto direto na população local, com investimentos em saúde, educação e infraestrutura, destacando a importância da atividade da empresa.

Produção de biodiesel e futuro da Jataí Agroindústria

Recentemente, a nova usina de etanol da Jataí Agroindústria recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A unidade, que compartilha o mesmo CNPJ da antiga planta de biodiesel, foi autorizada a operar após o cancelamento da licença de biodiesel, que ocorreu em janeiro deste ano devido à falta de documentação necessária.

Essa reviravolta é uma grande vitória para a empresa.

Enquanto a antiga usina da empresa tinha capacidade para produzir 18 milhões de litros de biodiesel por ano, o que representava apenas 0,1% do total no Brasil, a nova planta da Jataí Agroindústria promete ter um impacto muito maior.

Com o fim da paralisação e o reinício das atividades, a empresa está preparada para transformar a produção local e contribuir significativamente para a economia da região. A Jataí Agroindústria, com seu projeto inovador, representa uma nova era para a atividade industrial em Jataí.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x