1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Após décadas no papel e R$ 8,2 bi gastos, Transnordestina já tem marcado seu ‘mês de estreia’ para levar grãos do Piauí ao Ceará e acena com escoamento por Pecém
Localização CE, PI Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Após décadas no papel e R$ 8,2 bi gastos, Transnordestina já tem marcado seu ‘mês de estreia’ para levar grãos do Piauí ao Ceará e acena com escoamento por Pecém

Escrito por Geovane Souza
Publicado em 08/09/2025 às 19:30
Depois de décadas no papel, Transnordestina já tem marcado seu 'mês de estréia' para levar grãos do Piauí ao Ceará e acena com escoamento por Pecém
O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que a primeira viagem ocorrerá em outubro de 2025.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A estreia da Transnordestina foi marcada para outubro de 2025 com carga de milho e soja do Piauí rumo ao Ceará. O Ministério dos Transportes reforçou que a ferrovia já mobiliza milhares de trabalhadores e recebeu novos aportes para acelerar a conclusão.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que a primeira viagem pela Transnordestina ocorrerá em outubro de 2025, após agenda no Piauí que também autorizou a duplicação da BR-343 entre Teresina e Altos. O trem inaugural sairá do Piauí com milho e soja, insumos para a cadeia de frango no Ceará.

A operação piloto tem foco em abastecimento regional e serve como passo prático para integrar o Matopiba aos polos agroindustriais do Ceará, com rota direcionada ao Porto do Pecém conforme a estratégia logística do governo federal.

Em paralelo, o governo estadual do Piauí e veículos locais destacam que a ferrovia transportará também fertilizantes, combustíveis, cimento e minério, sinalizando uma matriz de cargas diversificada já no início.

Primeira viagem da Transnordestina

A definição de outubro de 2025 como marco inaugural tem objetivo de alinhar testes operacionais à janela de escoamento da safra, reduzindo custo logístico para produtores e granjas. O trem partirá do sul do Piauí e seguirá para o Ceará, ancorado na conexão com o Complexo do Pecém.

O desenho operacional prevê lotes de milho e soja como carga prioritária no primeiro despacho, com potencial progressivo para incluir cargas de retorno, como fertilizantes. Essa combinação melhora a taxa de ocupação e a competitividade frente ao modal rodoviário em longas distâncias.

O Pecém aparece como saída estratégica do Piauí por oferecer retroárea, conexão portuária e capacidade de atração de novas plantas industriais, ampliando o efeito multiplicador do corredor sobre a cadeia de proteína animal no Ceará.

Obras da Transnordestina em 2025, avanço físico e frentes de trabalho

Segundo o governo federal e o Banco do Nordeste, o trecho entre o Piauí e o Porto do Pecém atingiu 75% de avanço em julho, com 676 km da linha principal já entregues e outros 280 km em execução.

O anúncio da viagem inaugural ocorreu enquanto cerca de 4 mil trabalhadores atuam nas frentes de obra, número citado em agendas públicas recentes com o ministro. Esse contingente deverá crescer na fase de comissionamento e testes.

Os indicadores de avanço reforçam que a ferrovia entrou em fase decisiva, abrindo espaço para operações assistidas ainda em 2025 e consolidação de rotas regulares a partir de 2026, conforme maturação dos trechos.

Financiamento e cronograma: FDNE, aportes de R$ 1,4 bilhão e execução

Para sustentar o ritmo, o governo anunciou em 18 de julho de 2025 um novo aporte de R$ 1,4 bilhão direcionado ao trecho cearense, enquanto o FDNE autorizou R$ 816,6 milhões adicionais para a concessionária. As comunicações oficiais estimam orçamento total próximo de R$ 15 bilhões e R$ 8,2 bilhões já realizados entre recursos públicos e privados.

A dinâmica de repasses envolve Sudene, BNB e instrumentos como FDNE e Finor. A previsibilidade orçamentária é ponto-chave para manter cronogramas e garantir material, dormentes, trilhos e sinalização em escala industrial.

Com reforço financeiro, o governo projeta iniciar transporte de cargas ainda este ano, começando por operações-teste que validam via permanente, pátios, telemetria e protocolos de segurança ferroviária.

Piauí acelera fase 2 com 33% entre Eliseu Martins e São Miguel do Fidalgo

No Piauí, a fase 2 entre Eliseu Martins e São Miguel do Fidalgo alcançou 33% de execução até o fim de agosto, com a fase 1 (240 km) concluída e colocação de trilhos e dormentes antecipada para o 1º semestre de 2026. O plano estadual indica 391 km finalizados no 2º semestre de 2028, um adiantamento em relação ao prazo original.

Esse avanço reforça o papel do Piauí como origem de grãos do Matopiba, conectando polos agrícolas do sul do estado ao escoamento em direção ao Ceará. A rota promete reduzir custo de transporte, perdas e tempo de trânsito em corredores rodoviários saturados.

A sincronização entre obras civis, superestrutura e pátios é essencial para liberar segmentos contínuos de circulação, permitindo ramp-up gradual de trens de grãos e fertilizantes.

O que muda para Pernambuco e para a malha regional

O ramal cearense tem prioridade neste ciclo de investimento e é o que sustenta a viagem inaugural. Em Pernambuco, o histórico recente registra devolução do trecho a Suape, que segue em discussão para alternativas de retomada ou nova modelagem, tema acompanhado por Sudene e governo estadual.

Na prática, a consolidação do eixo PI–CE–Pecém tende a atrair plantas de esmagamento de grãos, fábricas de ração e serviços logísticos, expandindo o efeito de encadeamento da ferrovia sobre indústria e comércio.

A partir da maturação operacional, o corredor ferroviário pode induzir redesenho de rotas rodoviárias e redução de fretes, além de ganhos de segurança, previsibilidade e menor emissão por tonelada transportada.

Você acredita que a estreia da Transnordestina em outubro vai baratear a ração, reduzir o frete e impulsionar o agro do Nordeste ou ainda faltam garantias de operação contínua e recursos estáveis para 2026 e 2027? Deixe sua opinião nos comentários.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Geovane Souza

Especialista em criação de conteúdo para internet, SEO e marketing digital, com atuação focada em crescimento orgânico, performance editorial e estratégias de distribuição. No CPG, cobre temas como empregos, economia, vagas home office, cursos e qualificação profissional, tecnologia, entre outros, sempre com linguagem clara e orientação prática para o leitor. Universitário de Sistemas de Informação no IFBA – Campus Vitória da Conquista. Se você tiver alguma dúvida, quiser corrigir uma informação ou sugerir pauta relacionada aos temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: gspublikar@gmail.com. Importante: não recebemos currículos.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x