1. Início
  2. / Economia
  3. / Demissão: Alibaba cortará 7% da equipe de unidade de computação em nuvem
Tempo de leitura 2 min de leitura

Demissão: Alibaba cortará 7% da equipe de unidade de computação em nuvem

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 23/05/2023 às 13:34
Demissão Alibaba
foto: Alibaba

A unidade de computação em nuvem do Alibaba está passando por uma rodada de redução de pessoal, em uma tentativa de cortar custos antes de sua oferta pública inicial de ações.

Segundo uma fonte próxima ao assunto, a unidade de computação em nuvem do Alibaba demitirá 7% de sua equipe. Essa decisão inclui um plano de demissão voluntária para muitos de seus funcionários.

O Alibaba é uma gigante chinesa que apresentou planos de listagem e captação de recursos para algumas de suas unidades de negócios, incluindo a Cainiao, sua unidade de logística. Como parte desses planos, o maior serviço de computação em nuvem da China deverá ser listado em bolsa de valores no próximo ano. Infelizmente, essa oferta pública inicial de ações pode prejudicar muitos funcionários da empresa.

Segundo relatos, essa rodada de demissão iniciou-se por causa da necessidade da unidade de computação em nuvem do Alibaba de cortar custos. No último trimestre, a divisão de computação em nuvem do Alibaba registrou uma queda de 2% em relação ao ano anterior, com receita de 18,6 bilhões de iuanes (US$ 2,69 bilhões, R$ 13,3 bilhões).

Mas como a demissão afetará os funcionários?

Embora a demissão em massa da unidade de computação em nuvem do Alibaba possa ser benéfica para a empresa, e provavelmente é necessária, ela terá um efeito devastador sobre os funcionários que serão demitidos. A demissão não só afetará o status profissional dos funcionários, mas também sua estabilidade financeira e emocional.

O papel do Alibaba

Infelizmente, o Alibaba não divulgou os detalhes de seu plano de demissão voluntária, mas a empresa precisa garantir que esses funcionários tenham toda a ajuda necessária para encontrar novos empregos e explorar novas oportunidades. Os gestores do Alibaba precisam ajudar a preparar os funcionários para processos de recrutamento e, se possível, oferecer ajuda financeira para os funcionários que foram demitidos.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos