Quando o assunto é manutenção de veículos, poucas questões geram tanto debate quanto a ideia de que andar com o combustível na reserva pode danificar a bomba de combustível. Esta teoria é amplamente difundida, mas será que é verdadeira?
De acordo com Boris Feldman, engenheiro e jornalista brasileiro do AutoPapo, um canal no Youtube, muitos motoristas se preocupam com isso sem necessidade. Sendo assim, vamos desvendar esse mito e entender o que realmente acontece quando se dirige com o tanque quase vazio.
Ainda hoje, muitos acreditam que manter o combustível na reserva pode superaquecer e danificar a bomba de combustível. Segundo Feldman, essa ideia é “conversa para boi dormir”. A explicação popular é que a bomba, localizada dentro do tanque, é refrigerada pelo líquido ao redor.
Quando o nível do combustível fica abaixo da bomba, ela esquentaria e poderia queimar. No entanto, Feldman esclarece que isso não passa de um mito. “O que refrigera a bomba de combustível é o próprio combustível passando por ela,” afirma o especialista. Portanto, não é o nível do líquido ao redor, mas sim o fluxo constante de combustível que mantém a bomba em funcionamento adequado.
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Riscos reais ao dirigir com o tanque vazio
Embora a preocupação com a bomba de combustível seja infundada, há outros riscos associados a dirigir com o tanque na reserva. Feldman alerta que o verdadeiro problema está na possibilidade de puxar impurezas do fundo do tanque.
“Se você usar até o finalzinho, puxar as últimas gotas de combustível, gasolina ou etanol, você poderá estar puxando também aquela sujeirinha que fica acumulada lá no fundo do tanque,” explica ele. Essas impurezas podem acabar entupindo o filtro de combustível, o que pode resultar em problemas de desempenho do motor e, eventualmente, na necessidade de substituição do filtro ou até mesmo da bomba.
Economia e eficiência: uma questão de bom senso
Além dos riscos técnicos, andar com o combustível na reserva pode ser uma escolha pouco econômica. Manter o tanque sempre acima de um quarto da capacidade não só protege o sistema de combustível, mas também pode ajudar a evitar paradas inesperadas, especialmente em locais onde o abastecimento não é fácil.
Feldman sugere que motoristas devem manter uma quantidade adequada de combustível no tanque, não apenas para evitar problemas técnicos, mas também para garantir uma viagem mais tranquila e sem surpresas.
Mitos e verdades: desmistificando conceitos
Ainda segundo Boris Feldman, o mito de que a bomba pode queimar devido ao baixo nível de combustível no tanque pode ter origem em uma compreensão errada sobre o funcionamento dos sistemas de injeção de combustível.
Antigamente, veículos com carburadores eram mais suscetíveis a problemas causados por impurezas no combustível. Contudo, nos carros modernos, o sistema de injeção é muito mais robusto, e o risco de danos por conta de impurezas é significativamente menor.
No fim das contas, a verdade é que dirigir com o combustível na reserva não causa danos diretos à bomba de combustível, desde que o tanque não fique completamente vazio. O risco maior está na possibilidade de entupimento dos filtros por impurezas acumuladas. Portanto, para evitar transtornos e manter seu veículo em boas condições, é recomendável não deixar o combustível chegar ao nível crítico com frequência.
Você costuma dirigir com o tanque na reserva ou prefere manter sempre um nível confortável de combustível? Já enfrentou algum problema por isso? Conte-nos sua experiência nos comentários!
Sempre na reserva! Quando os **** de carro não ir muito longe.
? Que?
Tindi nada
VERDADERodar com pouco combustível diminui sensivelmente a vida útil da bomba de combustível, alguns poderão discordar, porém, depois de tantos anos consertando carros, percebi que em algumas situações a “estatística” fala mais alto que os projetistas. A história se repete, não é porque seu carro possui amortecedores que você vai pegar todos os buracos que encontra pela frente, não é porque o tanque do seu carro possui uma reserva que você andará sempre com pouco combustível. Chegar até a reserva vez ou outra não tem problema, o que estraga a bomba de combustível é viver na reserva, estou falando daquelas pessoas que ficam abastecendo dez ou quinze reais toda vez que ascende a luz indicadora do tanque. A bomba fica alojada dentro do tanque justamente para que o combustível refrigere o pequeno motor elétrico que está contido dentro dela. Para você entender melhor, quando o motorista vira a chave de ignição, assim que as luzes do painel ascendem, a bomba de combustível do seu carro começa a funcionar, e ela não para, fica mandando combustível para o motor esteja ele funcionando ou não, aquilo que o motor não queima é devolvido para o tanque. Como você pode perceber esse pequeno motor elétrico trabalha muito e aquece bastante, é por isso que a bomba precisa de pelo menos ¼ de combustível dentro do tanque para resfria-la. Engana-se quem acha que o retorno do combustível refrigera a bomba, primeiro porque a vazão é pequena e o segundo ponto é que o combustível que retorna para tanque recebe parte da caloria do motor e retorna aquecido para o conjunto da bomba.Além do aquecimento, existem outros vilões dentro do tanque que se aproveitam do nível baixo para estragar sua bomba de combustível, a sujeira acumulada no fundo do tanque entope parcialmente uma pequena peneira que fica na boca da bomba, essa obstrução acaba exigindo mais do motor e com o tempo ele acaba queimando. O último vilão é o combustível adulterado, esse é o mais difícil de brigar, eu já vi de tudo dentro do tanque, água, solvente, corante, álcool anidro, querosene, areia, graxa, entre outros. Alguns destes produtos se misturam ao combustível, outros acabam se separando e indo para o fundo do tanque e, quanto menos combustível tiver, mais significativos serão os danos causados por essas substâncias nocivas a sua bomba e ao seu motor.