Quando o assunto é manutenção de veículos, poucas questões geram tanto debate quanto a ideia de que andar com o combustível na reserva pode danificar a bomba de combustível. Esta teoria é amplamente difundida, mas será que é verdadeira?
De acordo com Boris Feldman, engenheiro e jornalista brasileiro do AutoPapo, um canal no Youtube, muitos motoristas se preocupam com isso sem necessidade. Sendo assim, vamos desvendar esse mito e entender o que realmente acontece quando se dirige com o tanque quase vazio.
Ainda hoje, muitos acreditam que manter o combustível na reserva pode superaquecer e danificar a bomba de combustível. Segundo Feldman, essa ideia é “conversa para boi dormir”. A explicação popular é que a bomba, localizada dentro do tanque, é refrigerada pelo líquido ao redor.
Quando o nível do combustível fica abaixo da bomba, ela esquentaria e poderia queimar. No entanto, Feldman esclarece que isso não passa de um mito. “O que refrigera a bomba de combustível é o próprio combustível passando por ela,” afirma o especialista. Portanto, não é o nível do líquido ao redor, mas sim o fluxo constante de combustível que mantém a bomba em funcionamento adequado.
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Riscos reais ao dirigir com o tanque vazio
Embora a preocupação com a bomba de combustível seja infundada, há outros riscos associados a dirigir com o tanque na reserva. Feldman alerta que o verdadeiro problema está na possibilidade de puxar impurezas do fundo do tanque.
“Se você usar até o finalzinho, puxar as últimas gotas de combustível, gasolina ou etanol, você poderá estar puxando também aquela sujeirinha que fica acumulada lá no fundo do tanque,” explica ele. Essas impurezas podem acabar entupindo o filtro de combustível, o que pode resultar em problemas de desempenho do motor e, eventualmente, na necessidade de substituição do filtro ou até mesmo da bomba.
Economia e eficiência: uma questão de bom senso
Além dos riscos técnicos, andar com o combustível na reserva pode ser uma escolha pouco econômica. Manter o tanque sempre acima de um quarto da capacidade não só protege o sistema de combustível, mas também pode ajudar a evitar paradas inesperadas, especialmente em locais onde o abastecimento não é fácil.
Feldman sugere que motoristas devem manter uma quantidade adequada de combustível no tanque, não apenas para evitar problemas técnicos, mas também para garantir uma viagem mais tranquila e sem surpresas.
Mitos e verdades: desmistificando conceitos
Ainda segundo Boris Feldman, o mito de que a bomba pode queimar devido ao baixo nível de combustível no tanque pode ter origem em uma compreensão errada sobre o funcionamento dos sistemas de injeção de combustível.
Antigamente, veículos com carburadores eram mais suscetíveis a problemas causados por impurezas no combustível. Contudo, nos carros modernos, o sistema de injeção é muito mais robusto, e o risco de danos por conta de impurezas é significativamente menor.
No fim das contas, a verdade é que dirigir com o combustível na reserva não causa danos diretos à bomba de combustível, desde que o tanque não fique completamente vazio. O risco maior está na possibilidade de entupimento dos filtros por impurezas acumuladas. Portanto, para evitar transtornos e manter seu veículo em boas condições, é recomendável não deixar o combustível chegar ao nível crítico com frequência.
Você costuma dirigir com o tanque na reserva ou prefere manter sempre um nível confortável de combustível? Já enfrentou algum problema por isso? Conte-nos sua experiência nos comentários!