1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Definida Subestação Alpha Offshore para ligação de turbinas eólicas no Hollandse Kust (oeste) – Um avanço na geração de energia sustentável.
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Definida Subestação Alpha Offshore para ligação de turbinas eólicas no Hollandse Kust (oeste) – Um avanço na geração de energia sustentável.

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 11/01/2024 às 06:49
Hollandse Kust (oeste)
Definição de Subestação Alpha Offshore para ligação de turbinas eólicas no Hollandse Kust (oeste) – FOTO: ©2024 AtCoMedia. Inc

A ligação à rede para Hollandse Kust (oeste) Alpha está pronta para comissionamento, após receber o certificado de prontidão da rede.

A certificação de prontidão da rede de Hollandse Kust (oeste) Alpha foi recebida pela TenneT antes do previsto, permitindo que a conexão à rede esteja finalizada três meses antes do planejado. Com isso, a operadora de parque eólico Ecowende poderá conectar as turbinas eólicas, localizadas a aproximadamente 50 quilômetros da costa de Egmond aan Zee, à infraestrutura da TenneT.

A rede de Hollandse Kust (oeste) Alpha, que está em processo de comissionamento, permitirá a geração de energia eólica de forma mais eficiente, contribuindo para a produção sustentável de energia na região. A previsão inicial de conclusão da conectividade era para o primeiro trimestre de 2024, mas o certificado de prontidão da rede foi recebido antes das férias de 2023, antecipando o prazo estabelecido.

Desenvolvimento e conclusão do projeto Hollandse Kust (oeste)

A conexão da ‘tomada no mar’ à rede elétrica nacional, oficialmente pronta para uso após uma série de testes extensivos, marca um marco importante no desenvolvimento do projeto Hollandse Kust (oeste). A joint venture Ecowende, composta pela Shell e Eneco, é responsável pelo desenvolvimento deste parque eólico offshore, que será composto por 52 turbinas eólicas com uma capacidade combinada de mais de 760 MW. A Vestas fornecerá as turbinas de 15 MW, e a instalação dessas turbinas é um passo crucial no progresso deste projeto.

Ligação por cabo e fornecimento de energia

A conexão por cabo que chega à costa em Heemskerk/Wijk aan Zee permite o fornecimento de energia a esta nova parte da rede a partir da subestação de alta tensão ao longo da A9, perto de Beverwijk. Este marco representa um avanço significativo na integração da energia gerada por fontes renováveis, como os parques eólicos offshore, à rede nacional.

Conquista e colaboração da equipe

O término do projeto três meses antes do previsto é uma excelente conquista, e reflete o compromisso e a colaboração eficaz da equipe envolvida. A gerente de interface e integração de sistemas da TenneT, Anne-Marie Taris, enfatiza o trabalho excepcional realizado pelas equipes no mar e em terra nos últimos meses.

A instalação da superestrutura da tomada offshore, que pesa mais de 3.600 toneladas, representou um desafio técnico impressionante, culminando na efetiva conexão do parque eólico Hollandse Kust (oeste) à rede nacional. A importância desse marco é evidente, e destaca o impacto positivo que os parques eólicos offshore têm na geração de eletricidade renovável na região.

O projeto Hollandse Kust (oeste) é uma realização significativa na integração da energia renovável à rede elétrica nacional, fortalecendo a capacidade de geração eólica offshore na Europa. O contrato da Ecowende com a Van Oord para a construção deste parque eólico offshore foi um passo importante na implementação deste projeto ambicioso, e reflete o compromisso com a expansão da energia eólica offshore na região. A instalação do segundo cabo para Hollandse Kust (alfa oeste) pela Jan De Nul é outro exemplo do progresso constante na expansão da capacidade eólica offshore no Mar do Norte holandês.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x