Lá vem história, galera! O Golf GTi MK1, lançado em 1974 e com as primeiras versões em 1975, chegou chegando e mudou o jeito de ver os carros esportivos.
A Volkswagen, que nem tava botando muita fé, previu vender uns 4.000 carros. Só que, surpresa: 40.000 pedidos na fila! O Golf GTi MK1 era o tal do “rocket pocket” da época, um verdadeiro foguetinho.
Design e detalhes, o charme dos anos 70 do Golf GTi MK1
Com menos de 4 metros de comprimento, o Golf GTi MK1 era compacto, mas cheio de astúcia. Detalhes em vermelho, faróis redondos (que coisa mais linda, né?), e aquele spoiler que, vamos combinar, era mais pra dar um tchãn do que qualquer outra coisa. E as rodas? Rodas de ferro aro 13 com pneus 175/70, que também marcaram época no Gol GT e GTS.
Por dentro do clássico da Volkswagen
Agora, se liga só no interior: bancos xadrezes (primeira vez que apareceram no Golf GTi e continuam até hoje), volante com o símbolo de Wolfsburg, e um painel de instrumentos que já era uma multimídia avant-garde. E o espaço? Bom, mesmo para um pessoa grande, dá pra se ajeitar e curtir o rolê.
- Bomba! Stellantis ameaça abandonar marcas de automóveis que não geram lucro; Será que Fiat, Citroen, Peugeot, Jeep e outras podem enfrentar extinção ou venda, afetando milhares de empregos e fãs pelo mundo? Confira!
- Toyota Corolla por R$ 81 mil, Fiat Mobi por R$ 36 mil, e Onix e HB20 por menos de R$ 44 mil! Preços dos queridinhos dos brasileiros impressionam sem impostos. Veja quanto custariam os principais modelos sem taxação
- Nova moto elétrica brasileira chega ao mercado por R$ 20 mil com autonomia de 160 km
- Fiat faz a alegria dos brasileiros com carro popular por menos de R$ 40 mil e salva bolso de motoristas que desejam economizar
Performance e sensações: acelerando o clássico
Falando em motor, o Golf GTi MK1 tinha um 1.6 com injeção, entregando 110 cavalos. Pode parecer pouco hoje, mas naquela época, com um carro de 818 kg, o bicho voava. E a sensação de dirigir? Uma viagem no tempo, com uma direção precisa e um ronco que instiga a acelerar mais.
O Golf GTi MK1 não é só um carro, é um pedaço da história sobre rodas. Quase 50 anos depois, ele continua conquistando corações e mostrando de onde veio todo o DNA esportivo que a gente vê nos carros de hoje.