Lá vem história, galera! O Golf GTi MK1, lançado em 1974 e com as primeiras versões em 1975, chegou chegando e mudou o jeito de ver os carros esportivos.
A Volkswagen, que nem tava botando muita fé, previu vender uns 4.000 carros. Só que, surpresa: 40.000 pedidos na fila! O Golf GTi MK1 era o tal do “rocket pocket” da época, um verdadeiro foguetinho.
Design e detalhes, o charme dos anos 70 do Golf GTi MK1
Com menos de 4 metros de comprimento, o Golf GTi MK1 era compacto, mas cheio de astúcia. Detalhes em vermelho, faróis redondos (que coisa mais linda, né?), e aquele spoiler que, vamos combinar, era mais pra dar um tchãn do que qualquer outra coisa. E as rodas? Rodas de ferro aro 13 com pneus 175/70, que também marcaram época no Gol GT e GTS.
Por dentro do clássico da Volkswagen
Agora, se liga só no interior: bancos xadrezes (primeira vez que apareceram no Golf GTi e continuam até hoje), volante com o símbolo de Wolfsburg, e um painel de instrumentos que já era uma multimídia avant-garde. E o espaço? Bom, mesmo para um pessoa grande, dá pra se ajeitar e curtir o rolê.
- 
                        
                            Sedã nacional com motor 1.4 TSI de 150 cv, câmbio automático e consumo de até 14,6 km/l chega com visual renovado, mas ainda perde em tecnologia para o Toyota Corolla; conheça o Volkswagen Virtus Exclusive 2025 
- 
                        
                            Yamaha lança moto de 3 rodas e motor Blue Core: nova Tricity 2026 traz painel inteligente, design SUV e ainda frenagem de emergência 
- 
                        
                            Carro mais vendido no Brasil terá um novo visual, motor híbrido e interior digital; veja como ficará a nova Fiat Strada 
- 
                        
                            BYD registra no Brasil seu modelo barato com autonomia total de 2.100 km e motor elétrico de até 217 cv; conheça o BYD Qin Plus 
Performance e sensações: acelerando o clássico
Falando em motor, o Golf GTi MK1 tinha um 1.6 com injeção, entregando 110 cavalos. Pode parecer pouco hoje, mas naquela época, com um carro de 818 kg, o bicho voava. E a sensação de dirigir? Uma viagem no tempo, com uma direção precisa e um ronco que instiga a acelerar mais.
O Golf GTi MK1 não é só um carro, é um pedaço da história sobre rodas. Quase 50 anos depois, ele continua conquistando corações e mostrando de onde veio todo o DNA esportivo que a gente vê nos carros de hoje.

 
                         
                        
                                                     
                         
                         
                         
                        
 
        
 
                     
         
        
Seja o primeiro a reagir!