1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Data centers ocupam espaço e gastam energia demais — a China resolve tudo de uma vez, afundando essa estrutura no mar
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 2 comentários

Data centers ocupam espaço e gastam energia demais — a China resolve tudo de uma vez, afundando essa estrutura no mar

Publicado em 24/06/2025 às 09:35
China, Data Centers, Dados, Fundo do mar
Uma foto tirada por drone em 18 de fevereiro de 2025 mostra o cluster comercial de computação inteligente subaquática de Hainan sendo baixado ao mar perto do Condado Autônomo Li de Lingshui, na Província de Hainan, no sul da China. (Xinhua)
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
11 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

China inaugura em Xangai o primeiro centro de dados submarino comercial, com energia eólica e resfriamento natural para alta eficiência

A China deu mais um passo estratégico na corrida tecnológica global. Na cidade de Xangai, foi inaugurado o primeiro centro de dados submarino comercial do país, alimentado exclusivamente por energia eólica marítima.

A novidade representa uma evolução significativa após dois anos de testes com uma instalação-piloto localizada em Hainan.

Redução de consumo e economia de espaço

A nova estrutura resolve duas das maiores preocupações atuais no setor digital: o consumo excessivo de energia e a escassez de espaço em áreas urbanas.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Por estar submerso, o centro reduz o gasto energético em até 40%. Além disso, libera espaço físico em terra, que costuma ser disputado para construção desse tipo de infraestrutura.

Desde dezembro de 2022, a China testou um centro de dados submarino na região de Hainan. A estrutura foi instalada a 30 metros de profundidade e, ao longo de dois anos e meio, não registrou falhas nos servidores.

Com base nessa experiência, Xangai se torna a segunda etapa, já com escala comercial, dessa tecnologia. Enquanto outras iniciativas como o Project Natick, da Microsoft, ocorreram em caráter experimental, Hainan marcou a primeira aplicação prática e comercial do mundo.

Investimento bilionário e uso eficiente da energia

O investimento total no novo centro de dados é de 1,6 bilhão de yuans, o equivalente a cerca de R$1,2 bilhão. O sistema contará com um cluster de 24 megawatts, sendo a primeira fase composta por 2,3 megawatts.

A inauguração está prevista para setembro. O resfriamento será feito de forma natural, com água do mar, diminuindo o uso de sistemas tradicionais de refrigeração de até 50% para menos de 10% do consumo energético total.

Energia limpa e foco em inovação

Mais de 90% da energia usada no projeto virá de parques eólicos marítimos. A iniciativa integra tecnologias como 5G, inteligência artificial e internet das coisas de forma conjunta, seguindo a linha estratégica chinesa de inovação interligada.

No dia 10 de junho, autoridades de Xangai firmaram um acordo tripartite com a empresa Hicloud Technology. O plano é ampliar a capacidade do centro para 24 megawatts e alcançar uma eficiência energética com índice PUE inferior a 1,15.

Com a inauguração em Xangai, a China fortalece sua posição na vanguarda das infraestruturas digitais submarinas. Enquanto isso, a maioria dos países ainda aposta na expansão de centros de dados em terra.

Com informações de Xataka.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo Roberto de Oliveira
Paulo Roberto de Oliveira
24/06/2025 10:26

ACREDITO piamente que o mar já tem alcalinidade demais, e tão logo suas águas descubram seus elementos ferrosos invasivos a seu agitado ambiente, cuidará de guspir fogo nestes mares, seja por descuido humano, seja por ajustes naturais, aguardar e ver….pro/25

get fb video
get fb video
24/06/2025 09:47

Your writing has a way of resonating with me on a deep level. I appreciate the honesty and authenticity you bring to every post. Thank you for sharing your journey with us.

Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x