Impulso na transição energética: projeto visa eletrificar máquinas de construção pesada.
A Danfoss Scotland, um braço essencial da Danfoss Power Solutions e uma líder em sistemas de transmissão hidráulica e elétrica, celebra a obtenção de um generoso subsídio de £4,9 milhões do Departamento de Segurança Energética & Zero Emissões. Este investimento, oriundo da etapa subsequente do Programa de Transição de Diesel Vermelho do Reino Unido, vai apoiar a validação do inovador sistema Dextreme Max da Danfoss em uma escavadora elétrica robusta de 30 toneladas.
Transformando o setor de construção
Os desafios da eletrificação no setor são evidentes: a alta demanda energética das escavadoras exige baterias caras e infraestruturas de carregamento volumosas. “Superar esse obstáculo financeiro é fundamental para a ampla adoção de equipamentos elétricos”, declara Leif Bruhn, a mente digital da Danfoss Power Solutions. Ele destaca a importância de melhorar a eficiência energética das escavadoras, reduzindo assim a necessidade de baterias volumosas e o consumo de energia, facilitando a transição para fontes limpas.
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O Dextreme Max, carro-chefe da Danfoss, promete uma revolução energética ao cortar o consumo de energia das escavadoras pela metade. Essa façanha é alcançada minimizando as perdas de energia e reaproveitando energia anteriormente desperdiçada. Um aspecto vital desse sistema é a bomba hidráulica DDP1x0D, que capta energia de movimentos da escavadora, otimizando seu desempenho e contribuindo para a sustentabilidade.
Rumo ao futuro elétrico
Com o horizonte de 2024, a Danfoss tem planos ambiciosos de transformar uma escavadora elétrica em seu Centro de Desenvolvimento em Nordborg, Dinamarca. Posteriormente, essa máquina será colocada à prova em uma mina no Reino Unido, com resultados esperados até fevereiro de 2025.
O projeto almeja demonstrar que, através do Dextreme Max, é possível:
- Diminuir as necessidades de capacidade de bateria;
- Aliviar a carga sobre a infraestrutura de carregamento;
- Cortar custos operacionais e de capital, comparado a equipamentos elétricos convencionais;
- Oferecer uma eficiência de custo total melhor do que máquinas a diesel;
- Manter ou até melhorar a produtividade e durabilidade em relação a equipamentos tradicionais.
Jeff Herrin, voz estratégica da Danfoss Power Solutions, expressa sua gratidão pelo apoio governamental e ressalta a missão da empresa em promover a inovação e apoiar seus clientes na trajetória verde.
A iniciativa de subsídio do Diesel Vermelho é apenas um componente do amplo esforço do Reino Unido para combater as mudanças climáticas através da Carteira de Projetos de Inovação para Zero Emissões. A Danfoss, que já havia recebido uma subvenção anterior, se compromete a cobrir o restante dos custos do projeto.
Para os entusiastas da inovação verde, a Danfoss Dextreme promete ser o futuro da eficiência energética no setor de construção.
Fonte: Felipe Rariz.