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Custando R$ 60 mil, SUV Premium BMW X1 faz até 13 km/L com motor turbo 2.0 e desbanca rivais de peso em 2024!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 23/12/2024 às 10:00
Custando R$ 60 mil, SUV Premium BMW X1 faz até 13 km/L com motor turbo 2.0 e desbanca rivais de peso em 2024!
Foto: Divulgação/BMW
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SUV de luxo da BMW na faixa dos R$ 60 mil? Conheça o SUV BMW X1 usado, que vem ganhando destaque no mercado de usados. Ainda vale a pena comprar em 2024?

Apresentado em 2009, o SUV de luxo BMW X1 inaugurou o curioso segmento dos “utilitários esportivos premium de entrada”, dominando até mesmo a chegada de concorrentes como AudiQ3 e Mercedes GLA. Agora, o BMW X1 usado está ganhando destaque no mercado de usados. Neste artigo, entraremos em detalhe sobre este SUV da BMW e se ainda vale a pena comprá-lo em 2024.

Um pouco sobre a história do SUV BMW X1

A versão do SUV de luxo da BMW de primeira geração que mais fez sucesso foi a sDrive18i, que vendeu bastante até 2014. Seu maior atrativo é o comportamento dinâmico típico da marca, graças ao peso bem distribuído entre os eixos, à elevada rigidez torcional e às suspensões, multibraço na dianteira e duplo A na traseira. Os freios do SUV BMW X1 são eficientes e a direção comunicativa.

É um conjunto tão bem acertado que evidencia ainda mais a falta de fôlego do motor N46, um quatro-cilindros aspirado 2.0 de 150 cavalos e 20,4 kgfm de torque. O que ajuda é o câmbio automático sequencial de seis marchas, decisivo para embalar seus 1.455 kg.

Não há teto solar, sensor de estacionamento ou câmera de ré. O nível de equipamentos se resume a ar-condicionado analógico, volante multifuncional e bancos de couro (com ajustes manuais). Já a versão xDrive28i contou com duas opções de motor. Entre 2010 e 2012 havia o N52, um seis-cilindros aspirado de 3.0 e 258 cv.

Qual a melhor versão do SUV BMW X1 usado?

O melhor custo/benefício do SUV da BMW fica com a sDrive20i, apresentada junto com a discreta reestilização em 2013. Seu motor N20 é um quatro cilindros turbo com 184 cavalos 27,5 kgfm constantes entre 1.250 e 4.500 RPM.

O câmbio automático de oito marchas define um conjunto muito superior em desempenho. Anda mais, tem menor consumo e é bem mais equipado, com controle de cruzeiro, sensores de estacionamento, banco com ajuste elétrico, ar-condicionado digital e rodas aro 18.

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Os opcionais mais desejados do SUV BMW X1 usado são o pacote GP (GPS, DVD e interface iDrive) e o teto solar.

A potência se manteve inalterada no motor 2.0 ActiveFlex, principal novidade do modelo 2015. Se o objetivo for performance, não há nada melhor que a versão xDrive28i, visto que seu maior atributo é a tração integral, que distribui eletronicamente o torque entre os eixos, sendo 40% para o dianteiro e 60% para o traseiro.

Contudo, na hora de comprar o SUV da BMW é importante verificar o histórico de manutenção. Todas as versões exigem mão de obra qualificada e ferramentas específicas. Sendo assim, é válido destacar que uma pequena revisão com peças originais pode facilmente chegar aos R$ 20 mil.

Principais defeitos do BMW X1 usado

O motor N46 da versão sDrive18i é notório pelo ressecamento dos retentores de válvulas, identificado pela fumaça em marcha lenta ocasionada pela queima de óleo lubrificante.

O custo de reparo varia de R$ 9 mil em oficinas independentes a R$ 17 mil nas concessionárias. Outro problema crônico do motor é o vazamento de óleo pela junta da tampa de válvulas, anéis da bomba de vácuo e flange do sensor de rotação.

O câmbio demanda substituição do fluido a cada 80 mil km. O serviço é muitas vezes negligenciado devido ao custo elevado, que pode totalizar R$ 8 mil. O sistema elétrico também costuma dar defeito e depende de bateria dentro da especificação. Baterias fora dos parâmetros sobrecarregam o alternador e provocam uma série de panes elétricas.

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Igor
Igor
29/12/2024 09:17

Tenho uma X1 2012 18i com 84.000km, faço as manutenções básicas em dia e fiz agora a troca óleo de câmbio MEU CARRO É ZERO, no entanto já tive várias propostas de compra.
O carro não é caro, caro é achar que a marca é BMW não vai dar defeito e negligência as manutenções.
Obs.: tenho um mecânico que trabalhou 9 anos na BMW então os serviços que faço fica 100% garantido, então falar mal do carro é sacanagem porque o o problemaé do servhumano que acha que é só montar e pronto .
E HOJE, fazer manutenção deste carros ficou barato e tem profissionais top no mercado que também cobra um valor muito acessível.

Luiz Ribeiro
Luiz Ribeiro
26/12/2024 06:59

Esses RR’s (resto de rico) são fria…

Rinaldo Fernandes
Rinaldo Fernandes
25/12/2024 16:05

Importado usado BMW, Mercedes, Audi, jaguar, land Rover , volvo é fria que carro que não dá dor de cabeça compra carro japonês quando quebra é tranquilo e revisão não vai uma herança.

Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

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