SUV de luxo da BMW na faixa dos R$ 60 mil? Conheça o SUV BMW X1 usado, que vem ganhando destaque no mercado de usados. Ainda vale a pena comprar em 2024?
Apresentado em 2009, o SUV de luxo BMW X1 inaugurou o curioso segmento dos “utilitários esportivos premium de entrada”, dominando até mesmo a chegada de concorrentes como AudiQ3 e Mercedes GLA. Agora, o BMW X1 usado está ganhando destaque no mercado de usados. Neste artigo, entraremos em detalhe sobre este SUV da BMW e se ainda vale a pena comprá-lo em 2024.
Um pouco sobre a história do SUV BMW X1
A versão do SUV de luxo da BMW de primeira geração que mais fez sucesso foi a sDrive18i, que vendeu bastante até 2014. Seu maior atrativo é o comportamento dinâmico típico da marca, graças ao peso bem distribuído entre os eixos, à elevada rigidez torcional e às suspensões, multibraço na dianteira e duplo A na traseira. Os freios do SUV BMW X1 são eficientes e a direção comunicativa.
É um conjunto tão bem acertado que evidencia ainda mais a falta de fôlego do motor N46, um quatro-cilindros aspirado 2.0 de 150 cavalos e 20,4 kgfm de torque. O que ajuda é o câmbio automático sequencial de seis marchas, decisivo para embalar seus 1.455 kg.
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Não há teto solar, sensor de estacionamento ou câmera de ré. O nível de equipamentos se resume a ar-condicionado analógico, volante multifuncional e bancos de couro (com ajustes manuais). Já a versão xDrive28i contou com duas opções de motor. Entre 2010 e 2012 havia o N52, um seis-cilindros aspirado de 3.0 e 258 cv.
Qual a melhor versão do SUV BMW X1 usado?
O melhor custo/benefício do SUV da BMW fica com a sDrive20i, apresentada junto com a discreta reestilização em 2013. Seu motor N20 é um quatro cilindros turbo com 184 cavalos 27,5 kgfm constantes entre 1.250 e 4.500 RPM.
O câmbio automático de oito marchas define um conjunto muito superior em desempenho. Anda mais, tem menor consumo e é bem mais equipado, com controle de cruzeiro, sensores de estacionamento, banco com ajuste elétrico, ar-condicionado digital e rodas aro 18.
Os opcionais mais desejados do SUV BMW X1 usado são o pacote GP (GPS, DVD e interface iDrive) e o teto solar.
A potência se manteve inalterada no motor 2.0 ActiveFlex, principal novidade do modelo 2015. Se o objetivo for performance, não há nada melhor que a versão xDrive28i, visto que seu maior atributo é a tração integral, que distribui eletronicamente o torque entre os eixos, sendo 40% para o dianteiro e 60% para o traseiro.
Contudo, na hora de comprar o SUV da BMW é importante verificar o histórico de manutenção. Todas as versões exigem mão de obra qualificada e ferramentas específicas. Sendo assim, é válido destacar que uma pequena revisão com peças originais pode facilmente chegar aos R$ 20 mil.
Principais defeitos do BMW X1 usado
O motor N46 da versão sDrive18i é notório pelo ressecamento dos retentores de válvulas, identificado pela fumaça em marcha lenta ocasionada pela queima de óleo lubrificante.
O custo de reparo varia de R$ 9 mil em oficinas independentes a R$ 17 mil nas concessionárias. Outro problema crônico do motor é o vazamento de óleo pela junta da tampa de válvulas, anéis da bomba de vácuo e flange do sensor de rotação.
O câmbio demanda substituição do fluido a cada 80 mil km. O serviço é muitas vezes negligenciado devido ao custo elevado, que pode totalizar R$ 8 mil. O sistema elétrico também costuma dar defeito e depende de bateria dentro da especificação. Baterias fora dos parâmetros sobrecarregam o alternador e provocam uma série de panes elétricas.
É um bom carro, mas usado, vai depender da procedencia e manutenções recomendadas.
Vale a pena bancar a manutenção de um importado com 15 anos? Esse tipo de reportagem engana alguém?
X1,X6 325i são veículos forts na Transolimpica
Nada mais caro que uma bmw barata!
Muita gente não sabe e por muitas vezes o status e ego da pessoa bate mais forte. Carros de linha mais premium, usados, são a dor de cabeça para o proprietário ao entrar em uma oficina. Não me refiro a manutenção básica, que muitos nem fazem, mas sim a problemas inesperados de alto custo e que inviabilizam a manutenção corretiva para essas pessoas.
Importado usado BMW, Mercedes, Audi, jaguar, land Rover , volvo é fria que carro que não dá dor de cabeça compra carro japonês quando quebra é tranquilo e revisão não vai uma herança.