1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Custando R$ 60 mil, Ford Focus Titanium 2.0: hatch médio potente, cheio de tecnologia e mais barato que um Renault Kwid 0 km
Tempo de leitura 4 min de leitura

Custando R$ 60 mil, Ford Focus Titanium 2.0: hatch médio potente, cheio de tecnologia e mais barato que um Renault Kwid 0 km

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 15/08/2025 às 09:40
Custando R$ 60 mil, Ford Focus Titanium 2.0 2017: hatch médio potente, cheio de tecnologia e mais barato que um Renault Kwid Outsider 0 km
Foto: Custando R$ 60 mil, Ford Focus Titanium 2.0 2017: hatch médio potente, cheio de tecnologia e mais barato que um Renault Kwid Outsider 0 km
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Ford Focus Titanium 2.0 2017 é mais potente, tecnológico e confortável que o Renault Kwid Outsider 0 km, custando menos e entregando mais.

Com preço médio de R$ 60 mil na Tabela Fipe, o Ford Focus Titanium 2.0 2017 é um hatch médio com desempenho de esportivo, tecnologia embarcada e acabamento refinado. A surpresa é que, mesmo sendo um carro de categoria superior, ele custa menos que um Renault Kwid Outsider 0 km, versão aventureira do hatch subcompacto que hoje parte de aproximadamente R$ 70 mil nas concessionárias.

Essa diferença de proposta é enorme: de um lado, um hatch médio com motor de 178 cv, comportamento dinâmico de carro europeu e uma lista de equipamentos completa; do outro, um hatch compacto de 68 cv voltado para uso urbano e economia máxima de combustível. A comparação é um lembrete de como o mercado de usados pode oferecer oportunidades muito mais interessantes para quem busca desempenho e conforto.

O mercado dos hatches médios usados no Brasil

Nos últimos anos, os hatches médios perderam espaço para SUVs compactos e modelos de entrada, o que reduziu seu valor de mercado e os tornou mais acessíveis. Isso significa que hoje é possível comprar modelos topo de linha, como o Focus Titanium, por valores próximos ou até inferiores aos de carros novos básicos.

O Ford Focus, produzido na Argentina até 2019, é conhecido pelo acerto de suspensão preciso, comportamento estável em curvas e motores potentes. A versão Titanium é a mais completa da linha, voltada para quem quer conforto e tecnologia.

Design e acabamento do Focus Titanium 2017

O Focus 2017 traz linhas fluidas, faróis afilados e grade frontal no estilo Aston Martin, que marcou a identidade visual da Ford na época. As rodas de liga leve aro 17 e o teto solar panorâmico (de série na Titanium) reforçam a sensação de sofisticação.

YouTube Video

Por dentro, o acabamento usa materiais macios ao toque, bancos revestidos em couro e painel com central multimídia SYNC 2 de 8 polegadas, compatível com comandos de voz e GPS integrado.

O espaço interno é suficiente para cinco adultos, com porta-malas de 316 litros — modesto para a categoria, mas adequado para uso diário e viagens.

Motor, desempenho e consumo

O grande destaque do Focus Titanium 2.0 é o motor Duratec Direct Flex de 2.0 litros, com injeção direta e comando variável, que entrega 178 cv com etanol e 175 cv com gasolina, além de 22,5 kgfm de torque.

Acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem e seis marchas, o Focus acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos e atinge velocidade máxima de 210 km/h.

No consumo, o hatch registra médias de 6,5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol, ou 9,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina.

Equipamentos e tecnologia embarcada

Na versão Titanium, o Focus vem recheado de recursos:

  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Sistema de estacionamento automático
  • Bancos em couro
  • Teto solar panorâmico
  • Ar-condicionado digital dual zone
  • Chave presencial com partida por botão
  • Seis airbags
  • Controle de estabilidade e tração
  • Central multimídia SYNC 2 com comandos de voz
  • Sensor de ponto cego

Comparando com o Renault Kwid Outsider, a diferença é gritante. O hatch aventureiro oferece central multimídia simples, direção elétrica, ar-condicionado e itens básicos de segurança, mas não chega perto da lista de conforto e tecnologia do Focus Titanium.

Manutenção e confiabilidade mecânica

O Focus 2.0 tem manutenção de custo intermediário para o segmento. Peças mecânicas são relativamente acessíveis e fáceis de encontrar, mas componentes da transmissão de dupla embreagem exigem atenção e revisões preventivas. Quando bem cuidado, o motor Duratec é extremamente durável e confiável.

Já o Kwid, por ser um carro de entrada, tem manutenção mais barata, mas oferece desempenho e robustez muito inferiores ao do hatch médio da Ford.

Comparativo direto: Ford Focus Titanium 2.0 x Renault Kwid Outsider

CaracterísticaFocus Titanium 2.0 2017Kwid Outsider 0 km
Preço médioR$ 58 milR$ 70 mil
Potência (cv)17868
Torque (kgfm)22,59,4
0–100 km/h (s)914,7
Porta-malas (litros)316290
Itens de segurança6 airbags, ESP, ACC4 airbags, ESP
Consumo (gasolina)13 km/l estrada15 km/l estrada

Valor de revenda e liquidez

O Ford Focus perdeu valor após o fim da produção, mas isso é justamente o que o torna uma compra tão atraente no mercado de usados. Quem compra um Titanium 2017 hoje paga menos da metade do que custava zero e leva para casa um carro muito mais completo do que qualquer modelo básico atual.

Se a prioridade é economia extrema de combustível e manutenção simplificada, o Renault Kwid Outsider cumpre bem seu papel. Mas se a ideia é investir o mesmo valor ou menos em um carro mais potente, seguro e prazeroso de dirigir, o Ford Focus Titanium 2.0 2017 é imbatível.

Por R$ 58 mil, é um hatch médio que entrega muito mais do que SUVs compactos ou hatches aventureiros novos, oferecendo desempenho, tecnologia e acabamento de nível superior.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos