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Custando menos de R$ 30 mil, Nissan Sentra faz 12,9 km/L com autonomia de 653 km e assusta rivais no mercado de sedãs usados 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/10/2024 às 09:39
Custando menos de R$ 30 mil, Nissan Sentra faz 12,9 km/L com autonomia de 653 km e assusta rivais no mercado de sedãs usados 
Foto: Divulgação

Mercado de sedãs em alta: Nissan Sentra usado se destaca entre motoristas por sua excelente autonomia e preço acessível. Sedã da Nissan, repleto de tecnologias, está disponível por menos de R$ 30 mil.

Importado do México em 2007, a sexta geração do Nissan Sentra chegou em três versões ao mercado de sedãs, todas com motor 2.0 16V de 142 cv. Agora, custando menos de R$ 30 mil, este sedã da Nissan vem ganhando destaque entre os usados pela sua autonomia e desempenho. Neste artigo você saberá se vale a pena comprar o Nissan Sentra em 2024.

Um pouco da história do Nissan Sentra no mercado de sedãs

A versão mais simples 2.0 já contava com direção elétrica, airbag duplo, CD player com entrada para MP3, freios ABS com EBD e piloto automático.

O câmbio de seis marchas do sedã da Nissan é manual, mas havia também opção automática CVT, oferecido como opcional na intermediária S. Esta recebia a mais rodas de alumínio de aro 16, faróis de neblina e computador de bordo. A topo de linha SL incluía os airbags laterais e de cortina, bancos de couro, sistema de som com disqueteira para seis CDs da Premium Rockford Fosgate e teto solar. 

Ainda em 2007, a Nissan lançou a série limitada Sentra 3 Américas, em homenagem à expedição feita pelo jornalista brasileiro Paulo Rollo e a fotógrafa Jeanne Look, com produção de apenas 240 unidades. A diferença ficava por conta do sistema de som mais sofisticado com disqueteira de 6 discos Rockford Fosgate, amplificador e mais dois alto-falantes adicionais. 

A versão flex chegou apenas em 2009 com a potência ampliada para 143 cv, tanto a gasolina quanto a etanol.

Na lista de equipamentos de série, a mais simples ganhou rodas de aro 16 com calotas, na S passou a oferecer entrada para iPod no sistema de som e a SL ganhou a opção de controle de áudio no volante.

Qual a melhor versão do Nissan Sentra para o mercado de sedãs de 2024?

Por menos de R$ 30 mil, não é difícil comprar o sedã da Nissan com airbags duplos, computador de bordo, freios ABS com distribuidor eletrônico de frenagem (EBD), CD Player, câmbio automático de variação contínua (CVT) e até piloto automático. O Nissan Sentra anda tanto quanto o Honda Civic, com a vantagem de consumir menos combustível.

Custando menos de R$ 30 mil, Nissan Sentra faz 12,9 km/L com autonomia de 653 km e assusta rivais no mercado de sedãs usados 
Foto: Divulgação

Para efeito de comparação, no consumo, o Sentra com motor 2.0 faz 9,1 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, enquanto o segundo modelo com propulsor 1.8 cumpre a mesma tarefa em 8,5 km/l e 12 km/l, nessa ordem.

Na questão da melhor versão do Nissan Sentra a ser escolhida no mercado de sedãs usados, a dica é sempre dar preferência para opções flex, importadas a partir de 2009 que teve a potência ampliada para 143 cv, seja abastecido com etanol ou com gasolina.

Pontos a serem observados no sedã da Nissan

Na hora do test drive verifique trancos ou ruídos que podem vir dos coxins dos amortecedores dianteiros gastos. Curiosamente, mesmo quando o carro ainda era novo, muitos proprietários chegaram a se queixar do problema.

Há relatos de donos de Sentra que apresentaram folgas e ruídos na coluna de direção. Caso prefira substituir por uma nova, o preço é de R$ 2.635, conforme anúncios online. Por ser feito de um plástico bem sensível, não é difícil ser encontrados riscos nos acabamentos de portas, colunas e até mesmo por dentro do porta-luvas.

Também é importante checar se a unidade do Nissan Sentra no mercado de sedãs usados passou pelo recall do cilindro mestre dos freios, que pode apresentar vazamento do fluido, informado ao condutor por meio de uma luz no painel. A consequência é a perda progressiva da capacidade de frenagem.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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