Carro da JAC usado por menos de R$ 25 mil? Descubra o JAC J3 Turin, o hatch famoso por ser o carro de Faustão, e saiba se ainda vale a pena em 2024!
Lançado no segundo semestre de 2011, o JAC J3 TURIN marcou a chegada pesada das marcas chinesas no mercado brasileiro. Até aquele momento, a participação das fabricantes era tímida e a qualidade dos modelos eram contestáveis. O carro da JAC, agora, está fazendo um grande sucesso nas plataformas de venda de veículos.
Um pouco da história do JAC J3 TURIN
A JAC Motors foi a aposta do empresário Sergio Habib, que já tinha tido êxito com a representação da Citroën. Bom de argumentos, Habib cravou que a marca era uma das melhores apostas entre as chinesas. Contudo, para vender o carro da JAC, ele sabia que não bastava apenas ter uma boa lábia. Era necessário um nome de peso.
Desta forma, Habib contratou ninguém menos que Fausto Silva. Não demorou muito para que o carro da JAC se tornasse o “carro do Faustão”.
-
5 carros elétricos usados a partir de R$ 80 mil que surpreendem em 2025 – modelos ideais para quem busca economia, silêncio e estilo futurista na garagem
-
Chevrolet Creta ou Hyundai Onix? Nova parceria entre montadoras vai misturar DNA de SUV, picape e mais 3 modelos inéditos
-
4 carros usados e econômicos com motor 1.4: esses modelos da Chevrolet e Fiat ainda valem a pena em 2025
-
Quanto custa manter uma Fiat Toro 2025? Confira os valores considerando combustível, IPVA, peças e revisões
O apresentador do Domingão do Faustão era uma das figuras mais populares da televisão. Ele esteve presencialmente na apresentação do carro no interior de São Paulo. Desta forma, o JAC J3 TURIN chegou no mercado no segundo semestre de 2011.
O hatch compacto foi oferecido com duas opções na carroceria, sendo elas hatchback e sedã. Tanto o hatch, quanto o sedã eram equipados com motor 1.4 de 108 cavalos e 14,1 kgfm de torque, combinado com transmissão manual de cinco marchas. Com 3,97 m de comprimento e 2,40 m de entre-eixos, o carro da JAC tinha medidas semelhantes aos de seus rivais diretos, como o VW Gol, Fiat Palio e Renault Sandero.
Qual a melhor versão do JAC J3 TURIN para comprar?
A versão que mais vem chamando a atenção do mercado brasileiro é o JAC J3 Turin S 1.5 JET 2014, que chegou com a carroceria redesenhada pela marca. Também utilizada pelo J5, a motorização foi calibrada em conjunto entre os engenheiros da JAC Motors e da Delphi, tanto na China quanto no Brasil. O resultado desta parceria foi a eliminação de um incoveniente: o tanque de gasolina para partida a frio.
O motor 1.5 litro colocado no carro da JAC tem potência máxima de 125 cv a gasolina e 127 cavalos com etanol, ambos a 6.000 RPM. De torque, são 15,5 kgfm (gasolina) e 15,7 kgfm (etanol), a 4.000 RPM. Fazendo de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, a marca não divulgou o numero preciso. Já a velocidade máxima é próxima de 200 km/h.
O desempenho do JAC J3 Turin assustou a Anfavea, que foi bater na porta do governo e exigir medidas protecionistas. A resposta veio em janeiro de 2012 com o programa Inovar-Auto que concedia incentivos para marcas instaladas ou que se propusessem a se instalar no país.
Opinião dos donos de um JAC J3 Turin
Segundo alguns depoimentos de donos do carro da JAC, seus principais destaques são que ele é confortável, espaçoso, completo, silencioso e bonito. Tudo o que um carro precisa e por um preço acessível. Diferente dos carros da categoria dele que entregam menos da metade do que entrega e cobram o dobro do valor apenas por ostentar o nome da marca.
Mas como tudo não são flores, há alguns defeitos no modelo. O Coxim do motor costuma dar problema, principalmente se não for original. Contudo, esse é o único defeito crônico, sendo os demais apenas de uso, como troca de freios, embreagem e um semieixo.
Tenho um J3, está com 400.000 km rodados, nunca troquei a embreagem e nem os amortecedores, incrível a diferença com os das antigas marcas ditas nacionais. Em resumo, SEM COMPARAÇÃO…
O meu J3 turim 2011/2012 é muito bom, pego rodovia e faz uns 14Km por litro.
Está com 325.000Km rodados e troco as peças de desgaste e a manutenção normal.
Não quero nem de graça, imagina da um problema mecânico lá no interirozinho,vai achar peça de recomposição onde?Aí tem que esperar vinr de navio lá da China,tô fora!