Aproveite mais de 100 cursos gratuitos no ABC! Inscreva-se nas Fábricas de Cultura e explore arte, dança, música e tecnologia. Garanta sua vaga!
As Fábricas de Cultura abriram inscrições para o primeiro semestre de 2025, oferecendo mais de 100 cursos gratuitos no ABC paulista. As oportunidades incluem mais de 3 mil vagas nas cidades de Diadema e São Bernardo do Campo.
As inscrições iniciadas no dia 7 de janeiro de 2025, permitindo que os interessados participem de ateliês de criação, com encontros semestrais realizados duas vezes por semana, ou trilhas de produção, que têm duração de dois a quatro meses e acontece uma vez por semana.
Opções de cursos gratuitos para todas as idades
Os cursos são destinados a públicos de diferentes idades, a partir de 6 anos em Diadema e 8 anos em São Bernardo do Campo. As aulas ocorrem entre terça-feira e sábado, nos períodos da manhã, tarde e noite, abrangendo diversas áreas como artes e tecnológicas.
-
Instituto Federal (IFAL) abre curso gratuito 100% online com certificado reconhecido e 160h de aula, veja como participar
-
Curso gratuito no SENAI em parceria com a prefeitura oferece vagas para Eletricista Instalador Predial, Manutenção de Máquinas Industriais e Pedreiro de Alvenaria em Poços de Calda
-
Torne-se um expert em IA sem pagar nada por isso! Senai e Amazon se unem e abrem 200 mil vagas em curso de tecnologia
-
Faça um curso gratuito e online no MEC com 180h, certificado da UFPI e temas como apostas esportivas, currículo espiral e cultura digital
Destaques em Diadema
Em Diadema, os participantes podem aprender roteiro para cinema, quebra, criação de projetos para editais, eletrônica criativa (maker), introdução a drones, desenho no estilo mangá, e produção de narrativas próprias. Entre as novidades, destacam-se as trilhas elaboradas em parceria com o PerifaCon, que abordam temas de cultura pop e criação de podcasts.
Cursos oferecidos em São Bernardo do Campo
Já em São Bernardo do Campo, os cursos gratuitos incluem música (violão, violino, viola, canto coral, percussão e produção musical), tecnologia (criação de jogos, robótica, audiovisual, informática e drones), dança (dança de rua, dança de salão, balé e dança contemporânea), além de capoeira, artes visuais, teatro, circo e libras. As formações maker e de artesanato digital também são grandes atrativos.
Início das aulas e materiais oferecidos
As aulas início no dia 4 de fevereiro e todas as turmas contam com materiais disponibilizados gratuitamente pelas Fábricas de Cultura. Os interessados podem se inscrever até 45 dias após o início das atividades ou enquanto houver vagas disponíveis.
Como participar do processo de inscrição
O processo varia de acordo com a unidade. Em Diadema, é necessário realizar a inscrição presencial, apresentando RG e comprovante de residência. Já em São Bernardo do Campo, o candidato deverá preencher uma pré-inscrição online (acesse aqui) até 12 de janeiro e, caso selecionado, comparecer à unidade para concluir a matrícula com a documentação ordinária.