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Cummins desenvolve motor que aceita todos os tipos de combustíveis e promete revolução na indústria automotiva global

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/03/2022 às 13:35
Atualizado em 29/03/2023 às 03:49
Cummins - carros - motor a combustão - combustível - combustíveis -
Os motores das linhas B, L e X aceitarão diversos combustíveis (Foto: Cummins | Divulgação)

Para não deixar o mercado de motores à combustão morrer, assim como a aliança “Team Japan”, das fabricantes japonesas Toyota, Subaru, Mazda, Kawasaki e Yamaha, a Cummins está fazendo a sua parte ao desenvolver o primeiro motor do mundo capaz de aceitar todos os tipos de combustíveis  

O motor à combustão interna teve seus dias de glória, mas a jornada está prestes a terminar com o início da era dos veículos elétricos. Desde que isso ficou claro, a indústria automotiva, assim como as grandes petroleiras, lutaram para salvar o motor à combustão e tudo o que vem com ele. Na última jogada, a Cummins anunciou um motor de combustão interna que pode basicamente funcionar com qualquer combustível.

Cummins ganha destaque com o seu novo motor que aceita qualquer combustível fóssil

A Cummins é um dos maiores players no campo de motores de combustão interna e anunciou recentemente planos para migrar para o hidrogênio. Há desafios pela frente, pois o hidrogênio queima de maneira diferente de outros combustíveis. É por isso que a Cummins projetou uma câmara de combustão otimizada para mistura de combustível, movimento de carga e geração de turbulência no motor.

A partir de 2024, a Cummins aplicará tecnologias independentes de combustíveis em suas plataformas de motores das Séries X, L e B. As ofertas de motores de combustão interna a diesel, gás natural e hidrogênio visam ajudar na transição para motores de emissão zero.

Dependendo do tipo de combustível, esses motores serão mais ou menos limpos, mas isso não muda o fato de que os motores de combustão interna têm uma baixa eficiência intrínseca. E, é claro, qualquer queima de gás liberará NOx e partículas nocivas na atmosfera.

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Anúncio oficial da Cummins

A Cummins anunciou detalhes do que chama de primeira linha de motores agnósticos de combustível do mundo. O plano emprega blocos de motor comuns e outros componentes principais, enquanto variações nas especificações do cabeçote permitem que os motores funcionem com diferentes tipos de combustível, incluindo diesel, gás natural e hidrogênio.

Essa nova abordagem de design da Cummins será aplicada nos três principais portfólios de motores da empresa, B, L e X-Series. A arquitetura da Série B inclui o turbo ISB 6.7L, empregado nas picapes Ram 2500 e 3500 HD. Os portfólios de motores Cummins L e X-Series são usados para ônibus, motorhomes, semi-caminhões e equipamentos de construção, entre outras aplicações.

Ao fazer o anúncio, Srikanth Padmanabhan, presidente do negócio de motores da Cummins, disse: “Acreditamos que, nos próximos 40 anos, os motores de combustão interna ainda estarão lá como uma tecnologia transitória antes de chegarmos a esse destino zero”.

Independente do combustível – Os motores funcionarão 

A Cummins promete que, independentemente do tipo de combustível, sua próxima geração de motores das séries B, L e X ainda será capaz de fornecer desempenho semelhante ao diesel.

Stellantis anunciou recentemente planos para uma picape Ram HD movida a hidrogênio antes do final da década. Não está claro se a empresa planeja trabalhar com a Cummins para oferecer uma série B em linha 6 movida a hidrogênio, ao lado da versão diesel do motor popular, ou se a empresa está planejando buscar uma solução de acionamento elétrico de célula de combustível de hidrogênio.

“Chegar a zero não é um evento de interruptor de luz. As emissões de carbono que colocamos na atmosfera hoje terão um impacto duradouro. Isso significa que qualquer coisa que possamos fazer para começar a reduzir a pegada de carbono hoje é uma vitória para o planeta. Precisamos agir agora”, disse Srikanth Padmanabhan, presidente da Cummins Engine Business.  

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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