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CUIDADO, mais de 2 mil km de rodovias serão privatizadas com pedágio eletrônico free flow e quem não pagar pode acumular uns ‘pontinhos’ na carteira!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 02/12/2024 às 18:49
pedágio eletrônico - infraestrutura rodoviária - rodovia - free flow
foto/reprodução: Divulgação

Um marco na infraestrutura rodoviária do estado: um plano ambicioso de R$ 7,7 BILHÕES e que promete transformar a mobilidade e a economia do país, beneficiando todos os usuários das estradas

O Governo de Goiás anunciou um plano revolucionário que promete modernizar mais de 2 mil quilômetros de rodovias estaduais. O leilão, agendado para o dia 7 de fevereiro de 2025, busca atrair investimentos privados para aprimorar a infraestrutura rodoviária, essencial para o transporte de cargas agrícolas e o tráfego regional.

Detalhes do investimento e abrangência do projeto com uma nova infraestrutura rodoviária

Com um investimento estimado em R$ 7,7 bilhões ao longo de 30 anos, o programa de concessão abrange seis lotes de rodovias que atendem 17 municípios, impactando diretamente a economia e a mobilidade na região. As rodovias, atualmente sob gestão estadual, passarão por melhorias estruturais, garantindo segurança e fluidez no tráfego, de acordo com terrabrasilnotícias.

Quais rodovias estarão sob concessão?

O plano inclui seis trechos principais, totalizando 2.104 km de rodovias localizadas em áreas estratégicas para a produção agrícola e o transporte de mercadorias. Confira os principais trechos incluídos no programa:

  • Juara a Tapurah (237 km) – MT 338/160/242/220.
  • Campo Novo do Parecis a Nova Mutum (418 km) – MT 010/160/253/249/480.
  • Cuiabá a Rosário Oeste (161 km) – MT 010/246/401/402.
  • Paranatinga a Canarana (308 km) – MT 020/100/129/240/202/326.
  • Campo Verde a Sinop (634 km) – MT 020/140/225/244/251.
  • Brasnorte a Castanheira (344 km) – MT 170/220/320.

Essas rodovias receberão investimentos significativos para garantir condições adequadas de tráfego.

A inovação do sistema de pedágio eletrônico

Uma das grandes inovações deste projeto é a introdução do sistema Free Flow, um modelo de pedágio eletrônico que elimina a necessidade de praças físicas. Sensores instalados ao longo das rodovias identificarão os veículos e cobrarão automaticamente a tarifa, reduzindo filas e congestionamentos. As tarifas estimadas variam entre R$ 10,74 e R$ 13,37 por trecho, calculadas com base na distância percorrida.

Benefícios esperados com a concessão

A concessão das rodovias trará mudanças significativas para o estado, tanto na infraestrutura rodoviária quanto na economia. Entre os principais benefícios, destacam-se:

Melhoria da qualidade das estradas: manutenção constante com melhorias em pavimentação, sinalização e segurança.

Redução de acidentes: estradas em boas condições contribuem para a diminuição de acidentes e mortes no trânsito.

Maior agilidade no transporte de cargas: estradas modernizadas tornam o escoamento da produção agrícola mais eficiente, reduzindo custos logísticos.

Geração de empregos: criação de vagas diretas e indiretas durante a fase de obras e operação.

Uso mais eficiente dos recursos públicos: com a gestão das rodovias transferida para a iniciativa privada, o governo poderá direcionar recursos para áreas prioritárias, como saúde e educação.

Expectativas do governo e da população com as novas estradas

O governador Mauro Mendes enfatizou que o programa de concessão é vital para modernizar a infraestrutura rodoviária de Mato Grosso, o maior produtor agrícola do país. O objetivo é proporcionar rodovias de qualidade e fortalecer a economia estadual. O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, também destacou que o leilão deve atrair empresas especializadas em gestão viária, garantindo que as melhorias sejam implementadas rapidamente.

Cronograma e próximos passos

Anúncio oficial do edital: já publicado no site oficial do governo.

Leilão na B3, em São Paulo: marcado para 7 de fevereiro de 2025.

Início das melhorias nas rodovias: previsto para o segundo semestre de 2025, logo após a conclusão dos trâmites contratuais.

As empresas interessadas devem apresentar propostas detalhadas, e as vencedoras assumirão a operação das rodovias pelo período de concessão estabelecido.

A concessão de mais de 2 mil quilômetros de rodovias em Mato Grosso representa um marco significativo para o estado, equilibrando crescimento econômico e mobilidade. Com investimentos robustos e a introdução de tecnologias modernas, o programa promete beneficiar tanto os usuários quanto a economia regional.

Fique atento às atualizações sobre o leilão e as melhorias nas estradas que, em breve, farão parte da rotina dos motoristas mato-grossenses!

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Baiano
Baiano
04/12/2024 13:22

Já ha um projeto que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e que agora segue para o Senado, que se aprovado e sancionado sem vetos pelos Presidente da República, retira a punição por pontos no prontuário da CHN do motorista condutor que não pagar o pedagio nos pórticos das rodovias no sistema free flow.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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