Um marco na infraestrutura rodoviária do estado: um plano ambicioso de R$ 7,7 BILHÕES e que promete transformar a mobilidade e a economia do país, beneficiando todos os usuários das estradas
O Governo de Goiás anunciou um plano revolucionário que promete modernizar mais de 2 mil quilômetros de rodovias estaduais. O leilão, agendado para o dia 7 de fevereiro de 2025, busca atrair investimentos privados para aprimorar a infraestrutura rodoviária, essencial para o transporte de cargas agrícolas e o tráfego regional.
Detalhes do investimento e abrangência do projeto com uma nova infraestrutura rodoviária
Com um investimento estimado em R$ 7,7 bilhões ao longo de 30 anos, o programa de concessão abrange seis lotes de rodovias que atendem 17 municípios, impactando diretamente a economia e a mobilidade na região. As rodovias, atualmente sob gestão estadual, passarão por melhorias estruturais, garantindo segurança e fluidez no tráfego, de acordo com terrabrasilnotícias.
Quais rodovias estarão sob concessão?
O plano inclui seis trechos principais, totalizando 2.104 km de rodovias localizadas em áreas estratégicas para a produção agrícola e o transporte de mercadorias. Confira os principais trechos incluídos no programa:
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- Juara a Tapurah (237 km) – MT 338/160/242/220.
- Campo Novo do Parecis a Nova Mutum (418 km) – MT 010/160/253/249/480.
- Cuiabá a Rosário Oeste (161 km) – MT 010/246/401/402.
- Paranatinga a Canarana (308 km) – MT 020/100/129/240/202/326.
- Campo Verde a Sinop (634 km) – MT 020/140/225/244/251.
- Brasnorte a Castanheira (344 km) – MT 170/220/320.
Essas rodovias receberão investimentos significativos para garantir condições adequadas de tráfego.
A inovação do sistema de pedágio eletrônico
Uma das grandes inovações deste projeto é a introdução do sistema Free Flow, um modelo de pedágio eletrônico que elimina a necessidade de praças físicas. Sensores instalados ao longo das rodovias identificarão os veículos e cobrarão automaticamente a tarifa, reduzindo filas e congestionamentos. As tarifas estimadas variam entre R$ 10,74 e R$ 13,37 por trecho, calculadas com base na distância percorrida.
Benefícios esperados com a concessão
A concessão das rodovias trará mudanças significativas para o estado, tanto na infraestrutura rodoviária quanto na economia. Entre os principais benefícios, destacam-se:
1º Melhoria da qualidade das estradas: manutenção constante com melhorias em pavimentação, sinalização e segurança.
2º Redução de acidentes: estradas em boas condições contribuem para a diminuição de acidentes e mortes no trânsito.
3º Maior agilidade no transporte de cargas: estradas modernizadas tornam o escoamento da produção agrícola mais eficiente, reduzindo custos logísticos.
4º Geração de empregos: criação de vagas diretas e indiretas durante a fase de obras e operação.
5º Uso mais eficiente dos recursos públicos: com a gestão das rodovias transferida para a iniciativa privada, o governo poderá direcionar recursos para áreas prioritárias, como saúde e educação.
Expectativas do governo e da população com as novas estradas
O governador Mauro Mendes enfatizou que o programa de concessão é vital para modernizar a infraestrutura rodoviária de Mato Grosso, o maior produtor agrícola do país. O objetivo é proporcionar rodovias de qualidade e fortalecer a economia estadual. O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, também destacou que o leilão deve atrair empresas especializadas em gestão viária, garantindo que as melhorias sejam implementadas rapidamente.
Cronograma e próximos passos
Anúncio oficial do edital: já publicado no site oficial do governo.
Leilão na B3, em São Paulo: marcado para 7 de fevereiro de 2025.
Início das melhorias nas rodovias: previsto para o segundo semestre de 2025, logo após a conclusão dos trâmites contratuais.
As empresas interessadas devem apresentar propostas detalhadas, e as vencedoras assumirão a operação das rodovias pelo período de concessão estabelecido.
A concessão de mais de 2 mil quilômetros de rodovias em Mato Grosso representa um marco significativo para o estado, equilibrando crescimento econômico e mobilidade. Com investimentos robustos e a introdução de tecnologias modernas, o programa promete beneficiar tanto os usuários quanto a economia regional.
Fique atento às atualizações sobre o leilão e as melhorias nas estradas que, em breve, farão parte da rotina dos motoristas mato-grossenses!
Já ha um projeto que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e que agora segue para o Senado, que se aprovado e sancionado sem vetos pelos Presidente da República, retira a punição por pontos no prontuário da CHN do motorista condutor que não pagar o pedagio nos pórticos das rodovias no sistema free flow.