Prepare-se para mudanças nas rodovias de São Paulo! Com 649 novos radares, o governo promete aumentar a segurança e reduzir acidentes fatais. Mas será que isso é tudo? Entenda o impacto dessas medidas e como elas podem afetar o trânsito no estado.
Se você é motorista em São Paulo, prepare-se para novidades! O estado, que há meses opera sem radares de fiscalização nas rodovias, está prestes a receber uma quantidade significativa desses equipamentos.
O governo de Tarcísio de Freitas anunciou a instalação de 649 novos radares até janeiro de 2025. Mas será que essa medida visa apenas aumentar a segurança nas estradas, ou há algo mais por trás dessa iniciativa?
Segundo o anúncio do governo, os novos radares serão instalados nas rodovias administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
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A publicação no Diário Oficial em 5 de agosto de 2024, confirmou a medida. A lista completa das rodovias que receberão os radares e os locais exatos pode ser consultada no site do DER.
Uma nova era de fiscalização nas rodovias
A gestão anunciou a compra dos equipamentos durante um evento no Palácio dos Bandeirantes em novembro do ano passado, destacando a importância da medida dentro das atividades do Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre segurança viária.
Desde março deste ano, as rodovias paulistas estão sem radares de fiscalização devido ao vencimento dos contratos anteriores e à espera de uma nova licitação. Apenas as rodovias privatizadas, administradas por concessionárias, possuem equipamentos operados pelo governo.
Transparência na instalação dos novos radares
O superintendente do DER, Sergio Codelo, destacou a transparência na implementação dos novos radares. “Não quero radar para arrecadar,” afirmou Codelo, ressaltando que os equipamentos estarão em locais visíveis, sinalizados e identificados em aplicativos de trânsito como Waze.
A relação entre velocidade e acidentes
Especialistas em trânsito são unânimes ao afirmar que a alta velocidade está diretamente associada à maior letalidade dos acidentes. A instalação dos radares busca, portanto, reduzir a velocidade nas rodovias e, consequentemente, o número de acidentes graves.
Novas medidas para aumentar a segurança
Além da instalação dos novos radares, o governo anunciou em maio a repaginação do Infosiga, o sistema estadual que contabiliza, tipifica e geolocaliza os acidentes de trânsito com vítimas. A ferramenta é essencial para estudos sobre a letalidade no trânsito.
Com a atualização do Infosiga, o governo espera fornecer dados detalhados às prefeituras para identificar pontos perigosos em estradas e nas cidades e adotar medidas de segurança mais eficazes.
Retorno da publicação do anuário rodoviário de acidentes
Outra medida importante anunciada pelo governo é a retomada da publicação do Anuário Rodoviário de Acidentes, que São Paulo deixou de divulgar há oito anos. O anuário é um compilado estatístico e analítico crucial para o planejamento de ações de segurança viária.
Em 2023, o anuário registrou 14.389 acidentes de trânsito na malha rodoviária administrada pelo governo, uma redução de 6,5% em comparação aos 15.389 casos de 2022. Contudo, o número de mortes nesses acidentes permaneceu praticamente inalterado, com 661 óbitos em 2022 e 662 em 2023.
Com a instalação de novos radares, será que realmente veremos uma diminuição significativa nos acidentes e mortes nas rodovias paulistas? Ou essa medida será vista apenas como uma forma de aumentar a arrecadação estadual? Deixe sua opinião nos comentários!