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Crise na Volkswagen ameaça o futuro de uma cidade inteira, empresa não descarta ter que demitir até 120 mil funcionários

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 21/10/2024 às 22:16
Crise na Volkswagen ameaça o futuro de uma cidade inteira, empresa não descarta ter que demitir até 120 mil funcionários
Fábrica da VW na Alemanha (Imagem: Reprodução)

A cidade de Wolfsburg, conhecida por sua próspera indústria automobilística, enfrenta uma crise sem precedentes. A iminente crise na Volkswagen tem gerado incertezas em todos os cantos da cidade, onde quase todo mundo depende direta ou indiretamente da maior montadora da Europa. Se os cortes anunciados se concretizarem, o medo é que Wolfsburg, antes símbolo de progresso, se torne um “museu industrial”.

Chegar a Wolfsburg, no norte da Alemanha, é como entrar no coração da indústria automobilística. As quatro chaminés imponentes da fábrica da Volkswagen, marcadas pelo icônico logotipo em azul e branco, dominam o horizonte. Fundada em 1938 para abrigar os trabalhadores que construíam o KdF-Wagen, o famoso Fusca, a cidade foi planejada para servir à montadora. Hoje, com mais de 60 mil empregados na VW, cerca de metade da população da cidade depende dessa gigante.

Entretanto, os tempos de glória da Volkswagen podem estar contados. Pela primeira vez em sua história, a empresa enfrenta uma crise tão grave que pode resultar no fechamento de fábricas na própria Alemanha e na demissão de até 120 mil funcionários. Para uma cidade que cresceu com a VW e vive da VW, a crise significa muito mais que uma questão econômica, é uma ameaça ao próprio futuro.

Medo na Volkswagen e incerteza em Wolfsburg

Crise na Volkswagen ameaça o futuro de uma cidade inteira, empresa não descarta ter que demitir até 120 mil funcionários

A crise na Volkswagen está no centro de todas as conversas na cidade. Com a notícia de possíveis cortes de empregos, os moradores estão aflitos. A agente imobiliária Kristin Rößer, que vive em Wolfsburg desde os anos dourados da VW, relata que muitos estão com medo de que a valorização de suas casas despenque. “As pessoas estão hesitando em comprar uma casa nova e preferem guardar dinheiro até saberem o que vai acontecer com a empresa”, diz ela.

Mesmo com lucros que chegaram a 18 bilhões de euros em 2023, a Volkswagen anunciou um programa de cortes drásticos para economizar 10 bilhões até 2026, visando aumentar sua competitividade. Embora os números mostrem que a empresa ainda está financeiramente saudável, o futuro da força de trabalho em Wolfsburg permanece incerto.

Silêncio nos portões e mudanças no comércio

Em uma tarde de outono, centenas de trabalhadores deixam a fábrica da VW após o turno da manhã. Apesar da movimentação, o clima é de apreensão. Ninguém quer falar sobre o futuro da empresa. “Já sobrevivemos a outras crises, sobreviveremos a essa também”, afirma um dos funcionários, com um misto de otimismo e resignação.

O impacto da crise na Volkswagen também é sentido no comércio local. Djuliano Saliovski, dono de um hotel e restaurante, observa que a frequência de seus clientes caiu drasticamente. Antes, muitos trabalhadores da VW jantavam em seu restaurante uma vez por semana, mas agora aparecem apenas uma vez por mês. “As coisas já estavam difíceis por causa da pandemia, e agora a situação está ainda pior”, diz ele.

Wolfsburg: de capital automobilística a museu?

A história da Volkswagen em Wolfsburg é grandiosa. O Museu da Volkswagen, por exemplo, celebra o legado da empresa, exibindo modelos icônicos como o Fusca e a Kombi. A cidade atrai cerca de 300 mil turistas anualmente, muitos dos quais visitam a “Autostadt”, um parque temático dedicado ao mundo automotivo. No entanto, até mesmo o turismo parece estar em declínio, com taxistas relatando uma queda na demanda.

O grande medo é que Wolfsburg, que há décadas simboliza a indústria automobilística europeia, se torne um “museu industrial”. Com o avanço dos carros elétricos, a VW parece estar lutando para se adaptar à nova realidade do mercado.

A liderança que a empresa manteve na era dos motores a combustão já não é suficiente, e a crise na Volkswagen pode ser um sinal de que a cidade está vivendo os últimos capítulos de sua história como a capital da produção automobilística.

Impacto no Brasil e além

A crise na Volkswagen não afeta apenas a Alemanha. O Brasil, onde a montadora também tem uma forte presença, está acompanhando com atenção o desenrolar dos eventos. Se a VW optar por fechar fábricas na Alemanha, existe a possibilidade de que os cortes se estendam também a suas operações no Brasil. Essa interconexão entre os dois países só reforça a gravidade da situação, mostrando que o impacto dessa crise pode atravessar continentes e abalar economias inteiras.

A situação em Wolfsburg é um exemplo claro de como o destino de uma cidade pode estar tão intrinsecamente ligado ao sucesso de uma única empresa. Se a Volkswagen tropeçar, Wolfsburg poderá se ver obrigada a reinventar completamente sua identidade, ou se resignar ao papel de um testemunho do passado industrial da Alemanha.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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