1. Início
  2. / Economia
  3. / Novo “CPF dos imóveis” pode pesar no valor do aluguel? Veja o que diz quem entende do assunto
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Novo “CPF dos imóveis” pode pesar no valor do aluguel? Veja o que diz quem entende do assunto

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 14/09/2025 às 22:11
Receita cria “CPF dos imóveis” para unificar registros e ampliar fiscalização, medida pode elevar impostos e afetar donos com muitos aluguéis.
Receita cria “CPF dos imóveis” para unificar registros e ampliar fiscalização, medida pode elevar impostos e afetar donos com muitos aluguéis.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A criação do Cadastro Imobiliário Brasileiro unificará dados de imóveis e pode ampliar fiscalização, aumentar tributos e reduzir contratos informais no setor

A Receita Federal regulamentou em agosto o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), apelidado de “CPF dos imóveis”. A proposta busca unificar dados de imóveis urbanos e rurais em uma base nacional única.

A medida conectará cartórios, prefeituras e órgãos de fiscalização, permitindo acesso centralizado às informações sobre titularidade e movimentações de bens. Segundo a Receita, o objetivo é ampliar a transparência e reduzir operações informais no setor.

Maior fiscalização e arrecadação

Especialistas apontam que a integração pode aumentar a fiscalização e, consequentemente, a arrecadação. Com mais dados disponíveis, a Receita terá condições de identificar mudanças de titularidade e transações não declaradas.

“Com certeza vai acarretar em aumento de impostos, pois, com a unificação, a Receita Federal terá acesso a todas as mudanças de titularidades, movimentações de compra e venda entre CPFs”, disse à CNN Humberto Aillon, da Fipecafi.

Ele destacou que ainda existem contribuintes que não declaram corretamente seus imóveis ou movimentações patrimoniais, situação que tende a mudar com a nova base de dados integrada.

Impactos para os proprietários

Quem possui muitos imóveis destinados à locação ou recebe rendimentos elevados com aluguéis pode ser impactado com cobrança de tributos adicionais — federais, estaduais e municipais — além do Imposto de Renda.

Já proprietários com poucos imóveis ou renda abaixo de determinados limites tendem a não ser afetados. A aplicação do CIB dependerá da adesão dos cartórios, que precisarão incluir o código nos registros e documentos.

A advogada Ana Taques, do escritório Siqueira Castro, afirmou à CNN que a medida busca controlar a situação tributária dos contribuintes. Segundo ela, muitos imóveis são negociados por contratos particulares sem registro formal, o que impede a cobrança de tributos sobre os aluguéis.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x