Cotia pode receber transporte inovador e eficiente em até 5 anos
O município de Cotia estuda implantar o Aeromóvel, sistema de transporte elevado sobre trilhos que pode reduzir a dependência da Raposo Tavares.
O modal pode atender até 25 mil passageiros por hora em cada sentido.
Segundo o prefeito Welington Formiga (PDT), em publicação feita em 30 de agosto de 2024, o projeto é uma alternativa mais rápida e barata ao metrô.
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A Linha 22-Marrom pode levar até 20 anos para sair do papel, enquanto o Aeromóvel pode ser entregue em prazo menor.
Tecnologia nacional com implantação acelerada
O Aeromóvel é uma invenção do engenheiro gaúcho Oskar Coester e já funciona em Porto Alegre desde 1983.
Com tecnologia 100% nacional, o sistema tem custo estimado entre 20 e 25 milhões de dólares por quilômetro, valor dez vezes menor que o metrô.
O metrô chega a custar até 300 milhões de dólares por quilômetro.
Além disso, a construção pode ser concluída em 2 a 3 anos, já que as estruturas são pré-moldadas e instaladas de forma noturna.
Esse processo garante que não haja comprometimento do tráfego da rodovia.
Em comparação, o metrô avança apenas 1,5 km por ano.
Isso tornaria a expansão até Cotia um processo de duas décadas.
Apoio político e visão estratégica
O prefeito Formiga visitou o sistema em Guarulhos, acompanhado do secretário Márcio Dola, e destacou que Cotia precisa de investimentos imediatos.
O engenheiro Paulo Sayão, representante do Aeromóvel em São Paulo, reforçou que a receptividade política é positiva.
O projeto só depende da aprovação do governo estadual.
Sayão lembrou que o governo contratou o Aeromóvel de Guarulhos em 2019, após a tecnologia vencer uma concorrência internacional ainda durante a gestão do então ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas.
Hoje, Tarcísio ocupa o cargo de governador de São Paulo.
Características técnicas e operacionais
Segundo Sayão, o Aeromóvel é movido por ar insuflado em sua viga-guia.
Isso dispensa motores dentro do veículo, o que o torna leve e econômico.
A capacidade de transporte varia entre 20 mil e 25 mil passageiros por hora por sentido, suficiente para a demanda da região.
Além disso, pode ser instalado pelo eixo central da Raposo Tavares, sem necessidade de desapropriações.
O sistema também permite curvas e rampas mais acentuadas que outros modelos ferroviários.
As estações, planejadas a cada 800 metros ou 1 km, garantiriam fácil acesso aos passageiros.
Assim, nenhum usuário ficaria a mais de 500 metros de uma estação.
Impacto na mobilidade regional
O projeto ainda abre a possibilidade de ramais para Carapicuíba e Itapevi, e, assim, amplia de forma estratégica o alcance da solução.
Além disso, Sayão destacou que a Raposo Tavares já enfrenta gargalos históricos, portanto, a modernização surge como medida urgente para reduzir os impactos no tráfego.
Na visão do engenheiro, o transporte de massa deve ser prioridade. Desse modo, as obras viárias da chamada Nova Raposo só devem vir em seguida.
A estimativa é de que, após os testes finais em Guarulhos, o sistema seja liberado para passageiros a partir de setembro de 2024.
Contudo, os testes exigiram padrão de segurança SIL-4, superior ao do metrô, que é classificado como SIL-3, e isso eleva a confiabilidade.
Esse nível representa probabilidade de acidente fatal em 100 mil anos. Assim, o sistema garante segurança e desempenho altamente confiáveis.
Dessa forma, Cotia pode antecipar uma solução prática e moderna, além de eficiente, para enfrentar seus desafios permanentes de mobilidade urbana.
Por fim, o Aeromóvel reúne baixo custo, prazos curtos e eficiência operacional. Logo, o modelo torna-se referência para projetos semelhantes em outras cidades brasileiras.