1. Início
  2. / Indústria
  3. / Corvette C8 novo e funcional é literalmente cortado ao meio pela própria GM — por quê?
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Corvette C8 novo e funcional é literalmente cortado ao meio pela própria GM — por quê?

Publicado em 21/07/2025 às 20:41
Corvette C8, GM, General Motors
Imagem: Reprodução via Facebook
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Mesmo novo e funcional, Corvette C8 é destruído pela própria GM; prática comum visa impedir que certos carros cheguem às ruas

Nem todo carro novo e funcional vai parar nas ruas. Dentro da General Motors, alguns modelos saem da linha de montagem já com o destino selado: a destruição completa.

Um caso recente chamou a atenção dos apaixonados por carros. Um Corvette C8, superesportivo moderno e em perfeito funcionamento, foi partido ao meio pela própria montadora. E não foi por acidente ou defeito de fábrica. Foi decisão interna.

Destruição com hora marcada

Esse tipo de prática é mais comum do que parece na indústria automotiva. Diversos veículos são produzidos com a certeza de que nunca serão vendidos.

Eles são usados para testes de qualidade, desenvolvimento de tecnologias ou exibição em feiras.

Depois de cumprir essas funções, o protocolo da GM é claro: o carro deve ser destruído. Brandon Woodley, responsável por realizar esse tipo de tarefa, explicou como tudo é feito.

Com uma simples serra Sawsall — ferramenta comum em oficinas — é possível cortar um Corvette ao meio em apenas três minutos.

Sem chance de circular

O corte é literal. Não há marteladas cerimoniais nem desmontagem parcial. O carro inteiro é dividido.

Em muitos casos, esses veículos nem chegam a ter um número de chassi (VIN), o que impede qualquer chance de emplacamento.

Mesmo nos casos em que têm registro, como os Corvettes atingidos por tornados na fábrica de Bowling Green, no Kentucky, em 2021, a própria GM cancela os dados no sistema.

Isso torna impossível qualquer tentativa de reconstrução ou legalização futura.

Corvette C8, GM, General Motors
Imagem: Reprodução via Facebook

Imagens que chocam os fãs

A destruição do Corvette C8 foi documentada com imagens que mostram o carro ainda brilhando, dividido em duas metades. Para os fãs da Chevrolet, é uma cena difícil de assistir.

O impacto visual gera debates. Por que não transformar essas peças em arte, móveis ou trailers? A internet não perdeu tempo e já sugeriu destinos alternativos: churrasqueiras estilizadas, esculturas automotivas ou reboques com visual esportivo.

A regra é rígida

Apesar das ideias criativas, a GM mantém seus protocolos. Carros usados em testes ou atingidos por desastres são considerados impróprios para o consumidor. Mesmo funcionando perfeitamente, eles não ganham uma segunda chance.

Segundo a empresa, isso é parte do controle de qualidade. O objetivo é garantir que apenas veículos com histórico limpo cheguem às mãos dos clientes.

O Corvette não poderia ter outro fim?

O caso do Corvette partido ao meio deixa uma pergunta no ar. Um carro que funciona, mesmo sem chance legal de rodar, não poderia ter outro fim?

Por enquanto, a resposta da indústria continua a mesma: protocolo é protocolo. E o Corvette, mesmo novo e potente, foi mais um a terminar no chão da oficina — dividido ao meio.

Com informações de Notícias Automotivas.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x