1. Início
  2. / Economia
  3. / Corrida do ouro e da presidência da república: Retorno de investimentos no setor naval brasileiro e baixas no preço dos combustíveis são promessas dos candidatos do PL e PT
Tempo de leitura 3 min de leitura

Corrida do ouro e da presidência da república: Retorno de investimentos no setor naval brasileiro e baixas no preço dos combustíveis são promessas dos candidatos do PL e PT

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 12/10/2022 às 18:28
Preço dos combustíveis, combustíveis, investimentos
Foto: reprodução pixabay.com

Na tentativa de conseguir o título de presidente da república, candidatos focam nas propostas que, para eles, mais chamam a atenção dos eleitores, como a queda no preço dos combustíveis e investimentos no setor naval

Diante da corrida presidencial, o candidato Lula do PT fez, nesta terça 11/10, uma declaração voltada para a  indústria naval, uma vez que ele promete, se for eleito, trazer de volta os investimentos no setor. Em contrapartida, o candidato Bolsonaro do PL aproveitou a deflação divulgada pelo IBGE para destacar a queda do preço dos combustíveis.

Além de prometer o retorno de investimentos no setor naval e tentar reverter a vantagem que o candidato do PL teve no Rio de Janeiro no 1o turno, o candidato do PT, durante o comício realizado em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, disse que a geração de empregos será uma “obsessão” de seu governo.

“A retomada do desenvolvimento industrial passa por nós discutirmos que nicho de indústria a gente quer fomentar e cabe ao estado tomar a iniciativa“, afirmou.

Candidato Lula critica a venda de ativos da Petrobras durante o governo atual e o governo de Michel Temer

Ainda no comício, Lula afirma que deseja “atrair capital estrangeiro direto”, para os seus novos projetos e que não pretende utilizá-los para a compra de indústrias nacionais. Ele inclusive critica as vendas de ativos da Petrobras no decorrer dos governos Temer e Bolsonaro, que resultaram na privatização de subsidiárias como a BR Distribuidora, Liquigás, Gaspetro e a TAG (Transportadora Associada de Gás).

Os investimentos na indústria naval foram um símbolo da Petrobras durante os governos do candidato do PT, porém, o setor entrou em crise com o envolvimento de estaleiros nos crimes investigados na Lava Jato. Diante de atrasos nas entregas e da flexibilização da política de conteúdo local, a construção de plataformas mudou de lugar, indo principalmente para a Ásia. Além disso, a indústria naval brasileira, sem investimentos, perdeu mais de 60 mil empregos desde 2014, quando empregou 82 mil pessoas, segundo o Sinaval.

Bolsonaro defende a queda do preço dos combustíveis em Balneário Camboriú

Ao mesmo tempo, o candidato Bolsonaro realizou uma campanha na região Sul do Brasil, onde também levou vantagem sobre o outro candidato no primeiro turno. Ao longo de seu discurso em Balneário Camboriú, Santa Catarina, o candidato criticou os governos petistas e focou na queda do preço dos combustíveis. Além disso, o presidente aproveitou a pauta favorável do dia, após a divulgação, pelo IBGE, de mais um mês de deflação: o IPCA caiu 0,29% em setembro, após já ter recuado 0,36% em agosto e 0,68% em julho.

A queda no preço dos combustíveis, como a gasolina, que foi reflexo de uma combinação entre desonerações de impostos federais, teto do ICMS estadual e recuos nos preços da Petrobras, foi fundamental para a deflação dos últimos três meses, de acordo com o IBGE.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos