1. Início
  2. / Economia
  3. / Corrida do ouro e da presidência da república: Retorno de investimentos no setor naval brasileiro e baixas no preço dos combustíveis são promessas dos candidatos do PL e PT
Tempo de leitura 3 min de leitura

Corrida do ouro e da presidência da república: Retorno de investimentos no setor naval brasileiro e baixas no preço dos combustíveis são promessas dos candidatos do PL e PT

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 12/10/2022 às 18:28
Preço dos combustíveis, combustíveis, investimentos
Foto: reprodução pixabay.com
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Na tentativa de conseguir o título de presidente da república, candidatos focam nas propostas que, para eles, mais chamam a atenção dos eleitores, como a queda no preço dos combustíveis e investimentos no setor naval

Diante da corrida presidencial, o candidato Lula do PT fez, nesta terça 11/10, uma declaração voltada para a  indústria naval, uma vez que ele promete, se for eleito, trazer de volta os investimentos no setor. Em contrapartida, o candidato Bolsonaro do PL aproveitou a deflação divulgada pelo IBGE para destacar a queda do preço dos combustíveis.

Além de prometer o retorno de investimentos no setor naval e tentar reverter a vantagem que o candidato do PL teve no Rio de Janeiro no 1o turno, o candidato do PT, durante o comício realizado em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, disse que a geração de empregos será uma “obsessão” de seu governo.

“A retomada do desenvolvimento industrial passa por nós discutirmos que nicho de indústria a gente quer fomentar e cabe ao estado tomar a iniciativa“, afirmou.

Candidato Lula critica a venda de ativos da Petrobras durante o governo atual e o governo de Michel Temer

Ainda no comício, Lula afirma que deseja “atrair capital estrangeiro direto”, para os seus novos projetos e que não pretende utilizá-los para a compra de indústrias nacionais. Ele inclusive critica as vendas de ativos da Petrobras no decorrer dos governos Temer e Bolsonaro, que resultaram na privatização de subsidiárias como a BR Distribuidora, Liquigás, Gaspetro e a TAG (Transportadora Associada de Gás).

Os investimentos na indústria naval foram um símbolo da Petrobras durante os governos do candidato do PT, porém, o setor entrou em crise com o envolvimento de estaleiros nos crimes investigados na Lava Jato. Diante de atrasos nas entregas e da flexibilização da política de conteúdo local, a construção de plataformas mudou de lugar, indo principalmente para a Ásia. Além disso, a indústria naval brasileira, sem investimentos, perdeu mais de 60 mil empregos desde 2014, quando empregou 82 mil pessoas, segundo o Sinaval.

Bolsonaro defende a queda do preço dos combustíveis em Balneário Camboriú

Ao mesmo tempo, o candidato Bolsonaro realizou uma campanha na região Sul do Brasil, onde também levou vantagem sobre o outro candidato no primeiro turno. Ao longo de seu discurso em Balneário Camboriú, Santa Catarina, o candidato criticou os governos petistas e focou na queda do preço dos combustíveis. Além disso, o presidente aproveitou a pauta favorável do dia, após a divulgação, pelo IBGE, de mais um mês de deflação: o IPCA caiu 0,29% em setembro, após já ter recuado 0,36% em agosto e 0,68% em julho.

A queda no preço dos combustíveis, como a gasolina, que foi reflexo de uma combinação entre desonerações de impostos federais, teto do ICMS estadual e recuos nos preços da Petrobras, foi fundamental para a deflação dos últimos três meses, de acordo com o IBGE.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos