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Corrente ou correia dentada banhada a óleo – economia, manutenção e desempenho: qual sistema vence essa disputa no motor ?

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 29/07/2025 às 18:00
corrente, correia banhada a óleo, motor
Foto: IA
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A escolha entre corrente e correia dentada pode afetar durabilidade do motor e custo de manutenção; veja por que o Onix virou exemplo nesse debate.

Ao comprar um carro novo ou cuidar do seu veículo atual, uma dúvida muito comum surge entre motoristas: qual sistema é melhor para o motor — corrente ou correia dentada banhada a óleo? Embora ambos tenham a função de sincronizar o funcionamento do motor, as diferenças entre os dois vão muito além da aparência.

A discussão ganhou força nos últimos anos, especialmente após modelos como o Chevrolet Onix enfrentarem polêmicas relacionadas ao uso da correia banhada a óleo, um sistema que, à primeira vista, prometia ser mais durável e silencioso. Mas será que essa é mesmo a melhor opção?

Corrente de comando: durabilidade e confiança

A corrente de comando, presente em modelos como Nissan Kicks e Toyota Corolla, é conhecida por sua alta durabilidade. Ela trabalha de forma parecida com a corrente de uma bicicleta, mas é reforçada para resistir ao calor e ao atrito constantes do motor. Na prática, pode durar a vida útil inteira do carro — mais de 200 mil km, sem necessidade de troca.

Outro ponto positivo é a baixa manutenção. Por estar lubrificada constantemente pelo óleo do motor, raramente dá problemas, a não ser em casos extremos de falta de troca de óleo ou uso de lubrificante de baixa qualidade.

Por outro lado, o custo de reparo, quando necessário, costuma ser mais alto, já que envolve peças mais robustas e mão de obra especializada.

Correia dentada banhada a óleo: mais silenciosa, mas exige atenção

Já a correia dentada banhada a óleo, como a usada nos motores 1.0 Turbo da GM, incluindo o Onix e o Tracker, aposta em um funcionamento mais suave e silencioso. No papel, ela também tem longa durabilidade — estimada entre 150 mil e 200 mil km — e contribui para a eficiência do motor, já que oferece menor resistência.

No entanto, o problema começa quando a manutenção preventiva é negligenciada. O uso de óleo errado, atrasos nas trocas ou mesmo falhas no projeto podem levar à degradação precoce da correia. E o resultado pode ser catastrófico: se ela arrebentar, o motor pode sofrer danos sérios — como a quebra de válvulas e pistões — e o prejuízo passa facilmente dos R$ 10 mil.

Foi exatamente o que aconteceu com diversos proprietários do Onix, que enfrentaram falhas graves mesmo com baixa quilometragem, gerando reclamações nas redes sociais e oficinas especializadas.

Afinal, qual é o melhor?

A resposta depende do perfil do motorista. Quem roda muito e quer menos dor de cabeça com manutenções, pode se sair melhor com a corrente de comando. Já quem prioriza conforto, silêncio e segue rigorosamente o manual do fabricante, pode se beneficiar da correia banhada a óleo — desde que use sempre o óleo correto e respeite os prazos de troca.

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Mauro
Mauro
29/07/2025 22:26

Cara, não sei como pode alguém ainda tentar comparar corrente de comando com a famigerada correia banhada a óleo.
Ja tive Etios com correia de comando e meu sogro tem um mobi 3 cilindros fire fly que também tem correia de comando ja com mais de 200 mil km, nenhum deles tem problema de excesso de ruido por causa da correia, o etios vendi com quase 600 mil km e a corrente era a original, se é pra ser motor com correia de comando que seja a boa e velha correia seca que se troca a cada 60 mil km e nao precisa abrir o motor para trocar, praticamente qualquer Tião da oficina troca uma correia dentada comum.

Carlos
Carlos
Em resposta a  Mauro
30/07/2025 10:12

Bem isso mesmo e mostrou o real da coisa. Mas tem também uma outra opção sem correia ou corrente que não precisa nem manutenção e dura até acabar o carro. O sincronismo do motor com engrenagens, fica silencioso, confiável e sem manutenção.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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