HD Hyundai Heavy Industries lidera projeto de embarcação naval não tripulada para a Marinha da Coreia, unindo inteligência artificial e propulsão elétrica para modernizar.
Uma nova era para as operações navais da Coreia do Sul está prestes a começar. A HD Hyundai Heavy Industries (HD HHI) foi escolhida pela Marinha sul-coreana para liderar o projeto conceitual de uma embarcação de superfície não tripulada de combate — um passo estratégico rumo à modernização da defesa naval do país. O anúncio foi feito no dia 22 de abril de 2025 e representa um marco para o setor militar e tecnológico da região.
A iniciativa tem como objetivo preparar o terreno para que a Coreia do Sul esteja pronta, nas próximas décadas, para enfrentar os desafios impostos pela redução do número de tropas e o avanço das ameaças no ambiente marítimo. Com a liderança da HD HHI, a expectativa é que a embarcação comece a ganhar forma ainda este ano.
Tecnologia de combate sem tripulação
Projetada para atuar em missões de reconhecimento e combate em áreas de risco, a nova embarcação não tripulada promete substituir navios tripulados em determinadas situações, oferecendo mais segurança e eficiência.
-
Indústria naval volta a crescer no RS com 1,5 mil empregos diretos e reativação do Estaleiro Rio Grande
-
BNDES aprova financiamento para embarcações sustentáveis da Hermasa com recursos do Fundo da Marinha Mercante
-
Modernização da APS no Porto de Santos: investimento de R$ 3 milhões reforça segurança e tecnologia
-
Royal Navy comissiona HMS Stirling Castle para reforçar operações de caça a minas no Reino Unido
A Marinha da Coreia quer, com isso, incorporar operações autônomas ao seu arsenal estratégico.
O projeto, que será iniciado oficialmente com uma reunião ainda no fim de abril, deve ser concluído até dezembro de 2025.
Nesse intervalo, serão definidos os requisitos técnicos da embarcação, as tecnologias a serem aplicadas e as estratégias de aquisição para o programa.
Autonomia, inteligência artificial e propulsão elétrica
A HD Hyundai Heavy Industries quer ir além do convencional. A embarcação será equipada com sistemas de inteligência artificial, tecnologias autônomas e propulsão elétrica — uma combinação pensada para oferecer alto desempenho com custos operacionais mais baixos.
Segundo a empresa, o objetivo é entregar uma solução “confiável e econômica” para as operações da Marinha da Coreia.
Além disso, a HD HHI não está sozinha nessa empreitada. A companhia sul-coreana firmou recentemente acordos com duas gigantes norte-americanas: a Anduril Industries e a Palantir Technologies.
Juntas, elas vão colaborar no desenvolvimento e implementação global de embarcações de superfície não tripuladas.
Visão de longo prazo: um comando naval autônomo até 2040
Esse projeto é apenas a ponta do iceberg. A Marinha sul-coreana tem planos ambiciosos para as próximas décadas, incluindo a criação de um comando marítimo não tripulado até 2040.
Essa estratégia busca compensar a diminuição do efetivo militar e garantir que o país esteja na vanguarda das tecnologias de defesa.